O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6620 |
Resumo: | Este projeto busca analisar como as instituições de ensino superior, a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica, em nível superior, estão reestruturando as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia no Estado do Paraná, frente às recentes exigências propostas pela LDB 9.394/96, especificamente em seus artigos 65 e 82 e também pelas Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação. Com o estudo desses componentes curriculares, frente às novas orientações oficiais para a formação de professores para a educação básica, pretendemos analisar algumas diretrizes que consideramos essenciais para reestruturar a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Sabemos que existem disponibilizados na literatura muitas alternativas de entendimento da Prática de Ensino e do Estágio Curricular Supervisionado enquanto eixos articuladores da formação dos profissionais da educação. No entanto o que verificamos nos cursos de formação docente é que esses componentes curriculares predominam como elementos estanques, isolados do conjunto dos demais componentes do curso, sendo trabalhados de forma fragmentada impossibilitando a compreensão do conhecimento e da realidade social de forma ampla e integrada. Nesse sentido com esse trabalho buscamos discutir alguns subsídios formativos que esclareça as seguintes questões: como as instituições de ensino superior estão reestruturando as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado e Prática de Ensino, a partir das novas diretrizes para a formação de professores da educação básica? Como os professores estão vivenciando a organização das atividades de estágio com o grande aumento da carga horária? O estágio supervisionado está sendo planejado, operacionalizado possibilitando aos acadêmicos do curso de Pedagogia vivenciar práticas reflexivas e investigativas nas escolas, campo de estágio? Com preocupação de fundamentar teoricamente a temática tratada, num primeiro momento, para o desenvolvimento desta pesquisa retomaremos levantamentos bibliográficos sobre a formação de professores. Estaremos realizando levantamentos em acervos de documentários em ciências humanas, disponíveis por meio eletrônico, no Brasil e no exterior, pois entendermos que esses viabilizam conhecimentos e informações relevantes sobre a produção em torno da temática formação de professores. Também realizaremos a análise documental da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, bem como de alguns Pareceres do Conselho Nacional de Educação. A análise documental também abrangerá levantamento de dados dos dados do projeto pedagógico do Curso de Pedagogia da instituição pesquisada. Procederemos à pesquisa de campo que será realizada através de relatórios produzidos pelos alunos durante o Estágio Supervisionado e também entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos do curso de Pedagogia da Instituição pública ou particular localizada no Paraná que será pesquisada. A análise dessas fontes documentais constitui o suporte teórico e legal para o processo de reflexões sobre a questão a ser analisada neste pré-projeto, que se refere à reestruturação das disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino como eixos articuladores da formação teórica-prática dos futuros docentes do curso de Pedagogia |
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