RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7764 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os dados parciais resultantes do estágio supervisionado em Língua Portuguesa, abrangendo as atividades desenvolvidas no período de 09/06/2005 a 11/08/2005, num total de 28 horas-aula de observação-participação no ensino médio, em instituição de ensino previamente determinada pelo professor supervisor de estágio. Para o planejamento de 36 horas/aula, foi previamente consultada a professora titular da sala, que forneceu os diversos conteúdos a serem trabalhados. Após, realizou-se a regência, que ocupou um total de 10 horas/aula, elaborado e apresentado o relatório parcial e final, com dedicação de 24 horas/aula, totalizando assim 100 horas/aula de estágio no ensino médio. A regência foi desenvolvida com 40 alunos do 1º ano de uma escola pública, sendo que foram trabalhados temas como Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Literatura de Informação no Brasil. A metodologia utilizada em sala foram: aulas expositivas com textos literários, bem como telas que retratavam aspectos históricos da época, explicação, análise oral, execução de exercícios e produção de textos. As aulas visavam a aprimorar nos alunos o gosto pela literatura e também utilizar a linguagem culta padrão para o domínio da escrita. Os alunos demonstraram interesse pelas aulas, sendo que isso foi percebido durante as atividades desenvolvidas em sala e também na avaliação, onde obtiveram resultado acima da média, com aproveitamento em torno de 70%. Observou-se que as aulas de regência oportunizam a vivência de situações concretas dentro da sala de aula, podendo-se concluir, desta forma, que o processo de ensino-aprendizagem possibilita ao estagiário ter uma visão mais ampla do que seja a profissão de ensinar. |
id |
UNICESU-1_acb7bc88cc2133e1c80a9aab4b1c388d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7764 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIORelatórioRegênciaEnsinoEste trabalho apresenta os dados parciais resultantes do estágio supervisionado em Língua Portuguesa, abrangendo as atividades desenvolvidas no período de 09/06/2005 a 11/08/2005, num total de 28 horas-aula de observação-participação no ensino médio, em instituição de ensino previamente determinada pelo professor supervisor de estágio. Para o planejamento de 36 horas/aula, foi previamente consultada a professora titular da sala, que forneceu os diversos conteúdos a serem trabalhados. Após, realizou-se a regência, que ocupou um total de 10 horas/aula, elaborado e apresentado o relatório parcial e final, com dedicação de 24 horas/aula, totalizando assim 100 horas/aula de estágio no ensino médio. A regência foi desenvolvida com 40 alunos do 1º ano de uma escola pública, sendo que foram trabalhados temas como Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Literatura de Informação no Brasil. A metodologia utilizada em sala foram: aulas expositivas com textos literários, bem como telas que retratavam aspectos históricos da época, explicação, análise oral, execução de exercícios e produção de textos. As aulas visavam a aprimorar nos alunos o gosto pela literatura e também utilizar a linguagem culta padrão para o domínio da escrita. Os alunos demonstraram interesse pelas aulas, sendo que isso foi percebido durante as atividades desenvolvidas em sala e também na avaliação, onde obtiveram resultado acima da média, com aproveitamento em torno de 70%. Observou-se que as aulas de regência oportunizam a vivência de situações concretas dentro da sala de aula, podendo-se concluir, desta forma, que o processo de ensino-aprendizagem possibilita ao estagiário ter uma visão mais ampla do que seja a profissão de ensinar.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-17T22:10:44Z2021-02-17T22:10:44Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7764porMOREIRA, Selma Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-18T06:02:54Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7764Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-18T06:02:54Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO |
title |
RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO MOREIRA, Selma Alves Relatório Regência Ensino |
title_short |
RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO |
author |
MOREIRA, Selma Alves |
author_facet |
MOREIRA, Selma Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOREIRA, Selma Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatório Regência Ensino |
topic |
Relatório Regência Ensino |
description |
Este trabalho apresenta os dados parciais resultantes do estágio supervisionado em Língua Portuguesa, abrangendo as atividades desenvolvidas no período de 09/06/2005 a 11/08/2005, num total de 28 horas-aula de observação-participação no ensino médio, em instituição de ensino previamente determinada pelo professor supervisor de estágio. Para o planejamento de 36 horas/aula, foi previamente consultada a professora titular da sala, que forneceu os diversos conteúdos a serem trabalhados. Após, realizou-se a regência, que ocupou um total de 10 horas/aula, elaborado e apresentado o relatório parcial e final, com dedicação de 24 horas/aula, totalizando assim 100 horas/aula de estágio no ensino médio. A regência foi desenvolvida com 40 alunos do 1º ano de uma escola pública, sendo que foram trabalhados temas como Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Literatura de Informação no Brasil. A metodologia utilizada em sala foram: aulas expositivas com textos literários, bem como telas que retratavam aspectos históricos da época, explicação, análise oral, execução de exercícios e produção de textos. As aulas visavam a aprimorar nos alunos o gosto pela literatura e também utilizar a linguagem culta padrão para o domínio da escrita. Os alunos demonstraram interesse pelas aulas, sendo que isso foi percebido durante as atividades desenvolvidas em sala e também na avaliação, onde obtiveram resultado acima da média, com aproveitamento em torno de 70%. Observou-se que as aulas de regência oportunizam a vivência de situações concretas dentro da sala de aula, podendo-se concluir, desta forma, que o processo de ensino-aprendizagem possibilita ao estagiário ter uma visão mais ampla do que seja a profissão de ensinar. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2021-02-17T22:10:44Z 2021-02-17T22:10:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Presencial http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7764 |
identifier_str_mv |
Presencial |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098695111999488 |