RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Selma Alves
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7764
Resumo: Este trabalho apresenta os dados parciais resultantes do estágio supervisionado em Língua Portuguesa, abrangendo as atividades desenvolvidas no período de 09/06/2005 a 11/08/2005, num total de 28 horas-aula de observação-participação no ensino médio, em instituição de ensino previamente determinada pelo professor supervisor de estágio. Para o planejamento de 36 horas/aula, foi previamente consultada a professora titular da sala, que forneceu os diversos conteúdos a serem trabalhados. Após, realizou-se a regência, que ocupou um total de 10 horas/aula, elaborado e apresentado o relatório parcial e final, com dedicação de 24 horas/aula, totalizando assim 100 horas/aula de estágio no ensino médio. A regência foi desenvolvida com 40 alunos do 1º ano de uma escola pública, sendo que foram trabalhados temas como Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Literatura de Informação no Brasil. A metodologia utilizada em sala foram: aulas expositivas com textos literários, bem como telas que retratavam aspectos históricos da época, explicação, análise oral, execução de exercícios e produção de textos. As aulas visavam a aprimorar nos alunos o gosto pela literatura e também utilizar a linguagem culta padrão para o domínio da escrita. Os alunos demonstraram interesse pelas aulas, sendo que isso foi percebido durante as atividades desenvolvidas em sala e também na avaliação, onde obtiveram resultado acima da média, com aproveitamento em torno de 70%. Observou-se que as aulas de regência oportunizam a vivência de situações concretas dentro da sala de aula, podendo-se concluir, desta forma, que o processo de ensino-aprendizagem possibilita ao estagiário ter uma visão mais ampla do que seja a profissão de ensinar.
id UNICESU-1_acb7bc88cc2133e1c80a9aab4b1c388d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7764
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIORelatórioRegênciaEnsinoEste trabalho apresenta os dados parciais resultantes do estágio supervisionado em Língua Portuguesa, abrangendo as atividades desenvolvidas no período de 09/06/2005 a 11/08/2005, num total de 28 horas-aula de observação-participação no ensino médio, em instituição de ensino previamente determinada pelo professor supervisor de estágio. Para o planejamento de 36 horas/aula, foi previamente consultada a professora titular da sala, que forneceu os diversos conteúdos a serem trabalhados. Após, realizou-se a regência, que ocupou um total de 10 horas/aula, elaborado e apresentado o relatório parcial e final, com dedicação de 24 horas/aula, totalizando assim 100 horas/aula de estágio no ensino médio. A regência foi desenvolvida com 40 alunos do 1º ano de uma escola pública, sendo que foram trabalhados temas como Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Literatura de Informação no Brasil. A metodologia utilizada em sala foram: aulas expositivas com textos literários, bem como telas que retratavam aspectos históricos da época, explicação, análise oral, execução de exercícios e produção de textos. As aulas visavam a aprimorar nos alunos o gosto pela literatura e também utilizar a linguagem culta padrão para o domínio da escrita. Os alunos demonstraram interesse pelas aulas, sendo que isso foi percebido durante as atividades desenvolvidas em sala e também na avaliação, onde obtiveram resultado acima da média, com aproveitamento em torno de 70%. Observou-se que as aulas de regência oportunizam a vivência de situações concretas dentro da sala de aula, podendo-se concluir, desta forma, que o processo de ensino-aprendizagem possibilita ao estagiário ter uma visão mais ampla do que seja a profissão de ensinar.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-17T22:10:44Z2021-02-17T22:10:44Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7764porMOREIRA, Selma Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-18T06:02:54Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7764Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-18T06:02:54Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
title RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
MOREIRA, Selma Alves
Relatório
Regência
Ensino
title_short RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
title_full RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
title_sort RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
author MOREIRA, Selma Alves
author_facet MOREIRA, Selma Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, Selma Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório
Regência
Ensino
topic Relatório
Regência
Ensino
description Este trabalho apresenta os dados parciais resultantes do estágio supervisionado em Língua Portuguesa, abrangendo as atividades desenvolvidas no período de 09/06/2005 a 11/08/2005, num total de 28 horas-aula de observação-participação no ensino médio, em instituição de ensino previamente determinada pelo professor supervisor de estágio. Para o planejamento de 36 horas/aula, foi previamente consultada a professora titular da sala, que forneceu os diversos conteúdos a serem trabalhados. Após, realizou-se a regência, que ocupou um total de 10 horas/aula, elaborado e apresentado o relatório parcial e final, com dedicação de 24 horas/aula, totalizando assim 100 horas/aula de estágio no ensino médio. A regência foi desenvolvida com 40 alunos do 1º ano de uma escola pública, sendo que foram trabalhados temas como Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Literatura de Informação no Brasil. A metodologia utilizada em sala foram: aulas expositivas com textos literários, bem como telas que retratavam aspectos históricos da época, explicação, análise oral, execução de exercícios e produção de textos. As aulas visavam a aprimorar nos alunos o gosto pela literatura e também utilizar a linguagem culta padrão para o domínio da escrita. Os alunos demonstraram interesse pelas aulas, sendo que isso foi percebido durante as atividades desenvolvidas em sala e também na avaliação, onde obtiveram resultado acima da média, com aproveitamento em torno de 70%. Observou-se que as aulas de regência oportunizam a vivência de situações concretas dentro da sala de aula, podendo-se concluir, desta forma, que o processo de ensino-aprendizagem possibilita ao estagiário ter uma visão mais ampla do que seja a profissão de ensinar.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2021-02-17T22:10:44Z
2021-02-17T22:10:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7764
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098695111999488