REFLEXÕES SOBRE A PLATAFORMA DA PROVA BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1527 |
Resumo: | A Prova Brasil busca avaliar os índices de aprendizagem discente nos âmbitos da Leitura, Matemática e Questões Socioculturais. Os resultados obtidos na Prova Brasil são frutos do trabalho pedagógico que envolve professores, alunos e gestores quanto ao compromisso com ato de ensinar, aprender e gerir. Assim, este estudo visou refletir sobre a acerca da Plataforma da Prova Brasil a partir de depoimentos de dezenove professores e gestores que buscaram informações sobre os resultados de seus alunos na referida prova. Foram realizadas entrevistas com gestores e professores de quatro escolas nos municípios de Maringá, Sarandi e Paiçandu no estado do Paraná, constituindo-se em uma amostra por conveniência. Os dados coletados foram analisados pela Analise de Conteúdo de Lawrence Bardin. Como resultados tem-se que a plataforma apresenta fragilidades na veiculação dos dados aos professores e gestores, dificultando que os mesmos possam usar tais resultados no sentido de melhorias na qualidade educativa de suas escolas. Neste sentido, este artigo apresenta sugestões de adequações para melhor visualização dos resultados veiculados na plataforma da Prova Brasil. |
id |
UNICESU-1_ae6b86800dc217a1ee7900e41dd13afb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1527 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE A PLATAFORMA DA PROVA BRASILDados Governamentais AbertosAvaliação ExternaQualidade da EducaçãoPolíticas EducacionaisA Prova Brasil busca avaliar os índices de aprendizagem discente nos âmbitos da Leitura, Matemática e Questões Socioculturais. Os resultados obtidos na Prova Brasil são frutos do trabalho pedagógico que envolve professores, alunos e gestores quanto ao compromisso com ato de ensinar, aprender e gerir. Assim, este estudo visou refletir sobre a acerca da Plataforma da Prova Brasil a partir de depoimentos de dezenove professores e gestores que buscaram informações sobre os resultados de seus alunos na referida prova. Foram realizadas entrevistas com gestores e professores de quatro escolas nos municípios de Maringá, Sarandi e Paiçandu no estado do Paraná, constituindo-se em uma amostra por conveniência. Os dados coletados foram analisados pela Analise de Conteúdo de Lawrence Bardin. Como resultados tem-se que a plataforma apresenta fragilidades na veiculação dos dados aos professores e gestores, dificultando que os mesmos possam usar tais resultados no sentido de melhorias na qualidade educativa de suas escolas. Neste sentido, este artigo apresenta sugestões de adequações para melhor visualização dos resultados veiculados na plataforma da Prova Brasil.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-13T19:20:16Z2019-08-13T19:20:16Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1527porSANTOS, Reinaldo Repinasi dosCASSIANO, Natália DaianeACÊNCIO, Fabio RicardoMACUCH, RegianeGALARRAGA, Rita CristinaFLORINDO, Rafael Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:25:37Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1527Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:25:37Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE A PLATAFORMA DA PROVA BRASIL |
title |
REFLEXÕES SOBRE A PLATAFORMA DA PROVA BRASIL |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE A PLATAFORMA DA PROVA BRASIL SANTOS, Reinaldo Repinasi dos Dados Governamentais Abertos Avaliação Externa Qualidade da Educação Políticas Educacionais |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE A PLATAFORMA DA PROVA BRASIL |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE A PLATAFORMA DA PROVA BRASIL |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE A PLATAFORMA DA PROVA BRASIL |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE A PLATAFORMA DA PROVA BRASIL |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE A PLATAFORMA DA PROVA BRASIL |
author |
SANTOS, Reinaldo Repinasi dos |
author_facet |
SANTOS, Reinaldo Repinasi dos CASSIANO, Natália Daiane ACÊNCIO, Fabio Ricardo MACUCH, Regiane GALARRAGA, Rita Cristina FLORINDO, Rafael Alves |
author_role |
author |
author2 |
CASSIANO, Natália Daiane ACÊNCIO, Fabio Ricardo MACUCH, Regiane GALARRAGA, Rita Cristina FLORINDO, Rafael Alves |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Reinaldo Repinasi dos CASSIANO, Natália Daiane ACÊNCIO, Fabio Ricardo MACUCH, Regiane GALARRAGA, Rita Cristina FLORINDO, Rafael Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dados Governamentais Abertos Avaliação Externa Qualidade da Educação Políticas Educacionais |
topic |
Dados Governamentais Abertos Avaliação Externa Qualidade da Educação Políticas Educacionais |
description |
A Prova Brasil busca avaliar os índices de aprendizagem discente nos âmbitos da Leitura, Matemática e Questões Socioculturais. Os resultados obtidos na Prova Brasil são frutos do trabalho pedagógico que envolve professores, alunos e gestores quanto ao compromisso com ato de ensinar, aprender e gerir. Assim, este estudo visou refletir sobre a acerca da Plataforma da Prova Brasil a partir de depoimentos de dezenove professores e gestores que buscaram informações sobre os resultados de seus alunos na referida prova. Foram realizadas entrevistas com gestores e professores de quatro escolas nos municípios de Maringá, Sarandi e Paiçandu no estado do Paraná, constituindo-se em uma amostra por conveniência. Os dados coletados foram analisados pela Analise de Conteúdo de Lawrence Bardin. Como resultados tem-se que a plataforma apresenta fragilidades na veiculação dos dados aos professores e gestores, dificultando que os mesmos possam usar tais resultados no sentido de melhorias na qualidade educativa de suas escolas. Neste sentido, este artigo apresenta sugestões de adequações para melhor visualização dos resultados veiculados na plataforma da Prova Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-13T19:20:16Z 2019-08-13T19:20:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1527 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805309704593735680 |