ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6415 |
Resumo: | A escola tem como principal objetivo a transmissão da cultura, de modelos de comportamento, valores, saberes e através destes proporciona o processo de humanização do indivíduo. Entretanto, a mesma vem enfrentando, atualmente, muitos problemas entre eles com relação ao aspecto teórico da educação e com relação ao aspecto prático, ou seja, problemas na esfera didático-pedagógica e no cotidiano escolar e que afetam os resultados do processo educacional e o alcance dos seus objetivos. O enfrentamento e o contorno dos problemas escolares constituem um grande desafio para o profissional da educação, para a clientela da escola e para os profissionais que atuam com profissionais da educação. Encontrar o espaço do profissional de Recursos Humanos na área da Educação é um caminho que pode auxiliar no processo de identificação das falhas e dificuldades, na busca por desenvolver estratégias e soluções para diminuir e, porque não, sanar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação. Este trabalho é composto por uma proposta de pesquisa que será realizada em escolas públicas e particulares da cidade de Maringá-Pr. O objeto de pesquisa é a direção das referidas escolas, onde se pretende investigar qual é o tipo de processo de gestão de pessoas e de organizações adotado por cada escola. Os dados que servirão de fonte para a pesquisa serão coletados em escolas públicas e privadas, através de entrevista com os diretores. Estima-se que isso poderá ser feito em dois momentos: o primeiro encontro para explicar os objetivos da pesquisa e solicitar autorização para executá-la e o segundo para a aplicação do questionário. O tema central da pesquisa é estudar o processo de Gestão de Pessoas em escolas, destacando, identificando modelos e destacando qual é o lugar do profissional de Recursos Humanos na Educação. Merece destaque que a Gestão de Pessoas tem sido amplamente utilizada no cenário empresarial, tanto que existem uma infinidade de obras, reportagens, artigos, enfim, uma ampla literatura sobre Recursos Humanos na empresa. Todavia, quando se busca estudos de Recursos Humanos voltados para outras organizações como, por exemplo organizações educacionais e o terceiro setor, pouco existe de material disponível. Deve ser levado em consideração que, enquanto organização, existe um processo de Gestão de Pessoas na escola. Mas como se dá esse processo? Há um profissional especializado dentro da escola, para suprir as carências que surgem? Como é funciona a gestão em escola pública? E na particular? Percebe-se, a partir daí, que estudar organizações educacionais suscita uma série de perguntas que requerem respostas. Dessa forma, o problema primordial a ser estudado diz respeito ao modelo de Gestão de Pessoas adotado pelas organizações educacionais. A partir desse estudo inicial, outras questões poderão surgir e serão respondidas como a relação Recursos Humanos e Educação, o espaço do profissional de Recursos Humanos no campo educacional, a caracterização da escola enquanto uma organização e a aplicabilidade das soluções em Recursos Humanos na escola. |
id |
UNICESU-1_aff2f5f5064b0bcbee793dafd8639cc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6415 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAISAdministraçãoEducaçãoGestãoPsicologiaRecursos HumanosA escola tem como principal objetivo a transmissão da cultura, de modelos de comportamento, valores, saberes e através destes proporciona o processo de humanização do indivíduo. Entretanto, a mesma vem enfrentando, atualmente, muitos problemas entre eles com relação ao aspecto teórico da educação e com relação ao aspecto prático, ou seja, problemas na esfera didático-pedagógica e no cotidiano escolar e que afetam os resultados do processo educacional e o alcance dos seus objetivos. O enfrentamento e o contorno dos problemas escolares constituem um grande desafio para o profissional da educação, para a clientela da escola e para os profissionais que atuam com profissionais da educação. Encontrar o espaço do profissional de Recursos Humanos na área da Educação é um caminho que pode auxiliar no processo de identificação das falhas e dificuldades, na busca por desenvolver estratégias e soluções para diminuir e, porque não, sanar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação. Este trabalho é composto por uma proposta de pesquisa que será realizada em escolas públicas e particulares da cidade de Maringá-Pr. O objeto de pesquisa é a direção das referidas escolas, onde se pretende investigar qual é o tipo de processo de gestão de pessoas e de organizações adotado por cada escola. Os dados que servirão de fonte para a pesquisa serão coletados em escolas públicas e privadas, através de entrevista com os diretores. Estima-se que isso poderá ser feito em dois momentos: o primeiro encontro para explicar os objetivos da pesquisa e solicitar autorização para executá-la e o segundo para a aplicação do questionário. O tema central da pesquisa é estudar o processo de Gestão de Pessoas em escolas, destacando, identificando modelos e destacando qual é o lugar do profissional de Recursos Humanos na Educação. Merece destaque que a Gestão de Pessoas tem sido amplamente utilizada no cenário empresarial, tanto que existem uma infinidade de obras, reportagens, artigos, enfim, uma ampla literatura sobre Recursos Humanos na empresa. Todavia, quando se busca estudos de Recursos Humanos voltados para outras organizações como, por exemplo organizações educacionais e o terceiro setor, pouco existe de material disponível. Deve ser levado em consideração que, enquanto organização, existe um processo de Gestão de Pessoas na escola. Mas como se dá esse processo? Há um profissional especializado dentro da escola, para suprir as carências que surgem? Como é funciona a gestão em escola pública? E na particular? Percebe-se, a partir daí, que estudar organizações educacionais suscita uma série de perguntas que requerem respostas. Dessa forma, o problema primordial a ser estudado diz respeito ao modelo de Gestão de Pessoas adotado pelas organizações educacionais. A partir desse estudo inicial, outras questões poderão surgir e serão respondidas como a relação Recursos Humanos e Educação, o espaço do profissional de Recursos Humanos no campo educacional, a caracterização da escola enquanto uma organização e a aplicabilidade das soluções em Recursos Humanos na escola.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-08T18:40:16Z2007-10-232021-01-08T18:40:16Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6415porSOARES, Augusto Cesare de CamposROCHA, Aline Rodrigues Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-09T06:01:17Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6415Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-09T06:01:17Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS |
title |
ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS |
spellingShingle |
ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS SOARES, Augusto Cesare de Campos Administração Educação Gestão Psicologia Recursos Humanos |
title_short |
ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS |
title_full |
ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS |
title_fullStr |
ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS |
title_sort |
ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS |
author |
SOARES, Augusto Cesare de Campos |
author_facet |
SOARES, Augusto Cesare de Campos ROCHA, Aline Rodrigues Alves |
author_role |
author |
author2 |
ROCHA, Aline Rodrigues Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOARES, Augusto Cesare de Campos ROCHA, Aline Rodrigues Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Educação Gestão Psicologia Recursos Humanos |
topic |
Administração Educação Gestão Psicologia Recursos Humanos |
description |
A escola tem como principal objetivo a transmissão da cultura, de modelos de comportamento, valores, saberes e através destes proporciona o processo de humanização do indivíduo. Entretanto, a mesma vem enfrentando, atualmente, muitos problemas entre eles com relação ao aspecto teórico da educação e com relação ao aspecto prático, ou seja, problemas na esfera didático-pedagógica e no cotidiano escolar e que afetam os resultados do processo educacional e o alcance dos seus objetivos. O enfrentamento e o contorno dos problemas escolares constituem um grande desafio para o profissional da educação, para a clientela da escola e para os profissionais que atuam com profissionais da educação. Encontrar o espaço do profissional de Recursos Humanos na área da Educação é um caminho que pode auxiliar no processo de identificação das falhas e dificuldades, na busca por desenvolver estratégias e soluções para diminuir e, porque não, sanar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação. Este trabalho é composto por uma proposta de pesquisa que será realizada em escolas públicas e particulares da cidade de Maringá-Pr. O objeto de pesquisa é a direção das referidas escolas, onde se pretende investigar qual é o tipo de processo de gestão de pessoas e de organizações adotado por cada escola. Os dados que servirão de fonte para a pesquisa serão coletados em escolas públicas e privadas, através de entrevista com os diretores. Estima-se que isso poderá ser feito em dois momentos: o primeiro encontro para explicar os objetivos da pesquisa e solicitar autorização para executá-la e o segundo para a aplicação do questionário. O tema central da pesquisa é estudar o processo de Gestão de Pessoas em escolas, destacando, identificando modelos e destacando qual é o lugar do profissional de Recursos Humanos na Educação. Merece destaque que a Gestão de Pessoas tem sido amplamente utilizada no cenário empresarial, tanto que existem uma infinidade de obras, reportagens, artigos, enfim, uma ampla literatura sobre Recursos Humanos na empresa. Todavia, quando se busca estudos de Recursos Humanos voltados para outras organizações como, por exemplo organizações educacionais e o terceiro setor, pouco existe de material disponível. Deve ser levado em consideração que, enquanto organização, existe um processo de Gestão de Pessoas na escola. Mas como se dá esse processo? Há um profissional especializado dentro da escola, para suprir as carências que surgem? Como é funciona a gestão em escola pública? E na particular? Percebe-se, a partir daí, que estudar organizações educacionais suscita uma série de perguntas que requerem respostas. Dessa forma, o problema primordial a ser estudado diz respeito ao modelo de Gestão de Pessoas adotado pelas organizações educacionais. A partir desse estudo inicial, outras questões poderão surgir e serão respondidas como a relação Recursos Humanos e Educação, o espaço do profissional de Recursos Humanos no campo educacional, a caracterização da escola enquanto uma organização e a aplicabilidade das soluções em Recursos Humanos na escola. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-08T18:40:16Z 2021-01-08T18:40:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6415 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098721786724352 |