ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6822 |
Resumo: | O uso de analogias como ferramenta pedagógica vem sido estudado desde a década de 70, para adequar sua metodologia aos objetivos do ensino das disciplinas das Ciências Naturais. No entanto, os preconceitos e a falta de conhecimento psicopedagógico sobre as analogias têm as classificado injustamente como um procedimento secundário no ensino científico. A partir do final dos anos 90, as pesquisas educacionais dedicaram-se a verificar as limitações e a correta utilização das analogias, porém ainda são poucas. Para colaborar com a aceitação plena das analogias no meio docente, esta pesquisa objetivou verificar quais são as concepções sobre analogias que futuros professores de Biologia possuem. Os dados foram obtidos por meio de um questionário escrito aplicado a uma turma de alunos do quarto ano de Biologia de uma instituição pública de Ensino Superior do norte do Paraná. Dentre oito perguntas sobre analogias, os acadêmicos responderam a uma dizendo o que entendiam sobre analogias e se podiam dar exemplos. Os resultados mostraram que 75% dos alunos sabem o que é uma analogia, porém apenas 25% conseguem exemplificar corretamente. Os resultados sugerem que a maioria dos licenciandos não tem uma idéia adequada sobre analogias e que, possivelmente, farão mau uso dessa importantíssima ferramenta pedagógica em suas futuras aulas. Isso não é desejável, pois, quando as analogias são mal-empregadas, em vez de auxiliarem o entendimento, podem vir a se tornar obstáculos conceituais, contribuindo para o aparecimento de conceitos alternativos. |
id |
UNICESU-1_b1d786f0e2dfec42a3e3bf31986ea746 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6822 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIASAnalogiasBiologiaConceitoEnsinoO uso de analogias como ferramenta pedagógica vem sido estudado desde a década de 70, para adequar sua metodologia aos objetivos do ensino das disciplinas das Ciências Naturais. No entanto, os preconceitos e a falta de conhecimento psicopedagógico sobre as analogias têm as classificado injustamente como um procedimento secundário no ensino científico. A partir do final dos anos 90, as pesquisas educacionais dedicaram-se a verificar as limitações e a correta utilização das analogias, porém ainda são poucas. Para colaborar com a aceitação plena das analogias no meio docente, esta pesquisa objetivou verificar quais são as concepções sobre analogias que futuros professores de Biologia possuem. Os dados foram obtidos por meio de um questionário escrito aplicado a uma turma de alunos do quarto ano de Biologia de uma instituição pública de Ensino Superior do norte do Paraná. Dentre oito perguntas sobre analogias, os acadêmicos responderam a uma dizendo o que entendiam sobre analogias e se podiam dar exemplos. Os resultados mostraram que 75% dos alunos sabem o que é uma analogia, porém apenas 25% conseguem exemplificar corretamente. Os resultados sugerem que a maioria dos licenciandos não tem uma idéia adequada sobre analogias e que, possivelmente, farão mau uso dessa importantíssima ferramenta pedagógica em suas futuras aulas. Isso não é desejável, pois, quando as analogias são mal-empregadas, em vez de auxiliarem o entendimento, podem vir a se tornar obstáculos conceituais, contribuindo para o aparecimento de conceitos alternativos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-27T12:51:34Z2007-10-232021-01-27T12:51:34Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6822porRIGOLON, Rafael GustavoOBARA, Ana Tiyomiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-03T19:37:26Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6822Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-03T19:37:26Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS |
title |
ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS |
spellingShingle |
ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS RIGOLON, Rafael Gustavo Analogias Biologia Conceito Ensino |
title_short |
ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS |
title_full |
ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS |
title_fullStr |
ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS |
title_full_unstemmed |
ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS |
title_sort |
ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS |
author |
RIGOLON, Rafael Gustavo |
author_facet |
RIGOLON, Rafael Gustavo OBARA, Ana Tiyomi |
author_role |
author |
author2 |
OBARA, Ana Tiyomi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIGOLON, Rafael Gustavo OBARA, Ana Tiyomi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Analogias Biologia Conceito Ensino |
topic |
Analogias Biologia Conceito Ensino |
description |
O uso de analogias como ferramenta pedagógica vem sido estudado desde a década de 70, para adequar sua metodologia aos objetivos do ensino das disciplinas das Ciências Naturais. No entanto, os preconceitos e a falta de conhecimento psicopedagógico sobre as analogias têm as classificado injustamente como um procedimento secundário no ensino científico. A partir do final dos anos 90, as pesquisas educacionais dedicaram-se a verificar as limitações e a correta utilização das analogias, porém ainda são poucas. Para colaborar com a aceitação plena das analogias no meio docente, esta pesquisa objetivou verificar quais são as concepções sobre analogias que futuros professores de Biologia possuem. Os dados foram obtidos por meio de um questionário escrito aplicado a uma turma de alunos do quarto ano de Biologia de uma instituição pública de Ensino Superior do norte do Paraná. Dentre oito perguntas sobre analogias, os acadêmicos responderam a uma dizendo o que entendiam sobre analogias e se podiam dar exemplos. Os resultados mostraram que 75% dos alunos sabem o que é uma analogia, porém apenas 25% conseguem exemplificar corretamente. Os resultados sugerem que a maioria dos licenciandos não tem uma idéia adequada sobre analogias e que, possivelmente, farão mau uso dessa importantíssima ferramenta pedagógica em suas futuras aulas. Isso não é desejável, pois, quando as analogias são mal-empregadas, em vez de auxiliarem o entendimento, podem vir a se tornar obstáculos conceituais, contribuindo para o aparecimento de conceitos alternativos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-27T12:51:34Z 2021-01-27T12:51:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6822 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805309696556400640 |