ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIGOLON, Rafael Gustavo
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: OBARA, Ana Tiyomi
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6822
Resumo: O uso de analogias como ferramenta pedagógica vem sido estudado desde a década de 70, para adequar sua metodologia aos objetivos do ensino das disciplinas das Ciências Naturais. No entanto, os preconceitos e a falta de conhecimento psicopedagógico sobre as analogias têm as classificado injustamente como um procedimento secundário no ensino científico. A partir do final dos anos 90, as pesquisas educacionais dedicaram-se a verificar as limitações e a correta utilização das analogias, porém ainda são poucas. Para colaborar com a aceitação plena das analogias no meio docente, esta pesquisa objetivou verificar quais são as concepções sobre analogias que futuros professores de Biologia possuem. Os dados foram obtidos por meio de um questionário escrito aplicado a uma turma de alunos do quarto ano de Biologia de uma instituição pública de Ensino Superior do norte do Paraná. Dentre oito perguntas sobre analogias, os acadêmicos responderam a uma dizendo o que entendiam sobre analogias e se podiam dar exemplos. Os resultados mostraram que 75% dos alunos sabem o que é uma analogia, porém apenas 25% conseguem exemplificar corretamente. Os resultados sugerem que a maioria dos licenciandos não tem uma idéia adequada sobre analogias e que, possivelmente, farão mau uso dessa importantíssima ferramenta pedagógica em suas futuras aulas. Isso não é desejável, pois, quando as analogias são mal-empregadas, em vez de auxiliarem o entendimento, podem vir a se tornar obstáculos conceituais, contribuindo para o aparecimento de conceitos alternativos.
id UNICESU-1_b1d786f0e2dfec42a3e3bf31986ea746
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6822
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIASAnalogiasBiologiaConceitoEnsinoO uso de analogias como ferramenta pedagógica vem sido estudado desde a década de 70, para adequar sua metodologia aos objetivos do ensino das disciplinas das Ciências Naturais. No entanto, os preconceitos e a falta de conhecimento psicopedagógico sobre as analogias têm as classificado injustamente como um procedimento secundário no ensino científico. A partir do final dos anos 90, as pesquisas educacionais dedicaram-se a verificar as limitações e a correta utilização das analogias, porém ainda são poucas. Para colaborar com a aceitação plena das analogias no meio docente, esta pesquisa objetivou verificar quais são as concepções sobre analogias que futuros professores de Biologia possuem. Os dados foram obtidos por meio de um questionário escrito aplicado a uma turma de alunos do quarto ano de Biologia de uma instituição pública de Ensino Superior do norte do Paraná. Dentre oito perguntas sobre analogias, os acadêmicos responderam a uma dizendo o que entendiam sobre analogias e se podiam dar exemplos. Os resultados mostraram que 75% dos alunos sabem o que é uma analogia, porém apenas 25% conseguem exemplificar corretamente. Os resultados sugerem que a maioria dos licenciandos não tem uma idéia adequada sobre analogias e que, possivelmente, farão mau uso dessa importantíssima ferramenta pedagógica em suas futuras aulas. Isso não é desejável, pois, quando as analogias são mal-empregadas, em vez de auxiliarem o entendimento, podem vir a se tornar obstáculos conceituais, contribuindo para o aparecimento de conceitos alternativos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-27T12:51:34Z2007-10-232021-01-27T12:51:34Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6822porRIGOLON, Rafael GustavoOBARA, Ana Tiyomiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-03T19:37:26Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6822Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-03T19:37:26Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS
title ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS
spellingShingle ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS
RIGOLON, Rafael Gustavo
Analogias
Biologia
Conceito
Ensino
title_short ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS
title_full ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS
title_fullStr ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS
title_full_unstemmed ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS
title_sort ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS
author RIGOLON, Rafael Gustavo
author_facet RIGOLON, Rafael Gustavo
OBARA, Ana Tiyomi
author_role author
author2 OBARA, Ana Tiyomi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIGOLON, Rafael Gustavo
OBARA, Ana Tiyomi
dc.subject.por.fl_str_mv Analogias
Biologia
Conceito
Ensino
topic Analogias
Biologia
Conceito
Ensino
description O uso de analogias como ferramenta pedagógica vem sido estudado desde a década de 70, para adequar sua metodologia aos objetivos do ensino das disciplinas das Ciências Naturais. No entanto, os preconceitos e a falta de conhecimento psicopedagógico sobre as analogias têm as classificado injustamente como um procedimento secundário no ensino científico. A partir do final dos anos 90, as pesquisas educacionais dedicaram-se a verificar as limitações e a correta utilização das analogias, porém ainda são poucas. Para colaborar com a aceitação plena das analogias no meio docente, esta pesquisa objetivou verificar quais são as concepções sobre analogias que futuros professores de Biologia possuem. Os dados foram obtidos por meio de um questionário escrito aplicado a uma turma de alunos do quarto ano de Biologia de uma instituição pública de Ensino Superior do norte do Paraná. Dentre oito perguntas sobre analogias, os acadêmicos responderam a uma dizendo o que entendiam sobre analogias e se podiam dar exemplos. Os resultados mostraram que 75% dos alunos sabem o que é uma analogia, porém apenas 25% conseguem exemplificar corretamente. Os resultados sugerem que a maioria dos licenciandos não tem uma idéia adequada sobre analogias e que, possivelmente, farão mau uso dessa importantíssima ferramenta pedagógica em suas futuras aulas. Isso não é desejável, pois, quando as analogias são mal-empregadas, em vez de auxiliarem o entendimento, podem vir a se tornar obstáculos conceituais, contribuindo para o aparecimento de conceitos alternativos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-27T12:51:34Z
2021-01-27T12:51:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6822
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309696556400640