FILMES DE TERROR E HISTÓRIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOSSONE, Michel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1658
Resumo: Concluída como dissertação de mestrado, nosso texto apresenta um pouco das relações que estabelecemos entre filme de terror e história. Partimos do postulado de que o cinema é uma prática cultural e, o conteúdo fílmico tem a capacidade de construir lugares, instituir práticas e transmitir ideias. Com esse pressuposto, trabalhamos com as noções de práticas instituídas, especificamente com o conceito de apropriação e representação coletiva de Roger Chartier (1990, 2002). Buscamos fazer um esforço reflexivo para entender um pouco do medo e do terror em um sentido natural e humano, depois, passamos a abordar esse terror enquanto prática ficcional, enquanto uma produção que visa o terror artístico (CARROLL, 1990), e que como representação coletiva, se caracteriza enquanto uma testemunha do passado. O filme de terror é um objeto complexo, e possui múltiplas vertentes explicativas, das quais, nenhuma é e nem será definitiva ou conclusiva. Cientes de que nossa abordagem constitui apenas um dos inúmeros enfoques e direcionamentos possíveis e pertinentes às características de análise da história do medo, apresentaremos algumas noções que se tornaram essenciais para o norteamento da nossa pesquisa.
id UNICESU-1_b509fd8563694cfb60ce81e2b320e1a7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1658
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling FILMES DE TERROR E HISTÓRIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕESFilme de terrorHistória das religiõesRepresentações ColetivasConcluída como dissertação de mestrado, nosso texto apresenta um pouco das relações que estabelecemos entre filme de terror e história. Partimos do postulado de que o cinema é uma prática cultural e, o conteúdo fílmico tem a capacidade de construir lugares, instituir práticas e transmitir ideias. Com esse pressuposto, trabalhamos com as noções de práticas instituídas, especificamente com o conceito de apropriação e representação coletiva de Roger Chartier (1990, 2002). Buscamos fazer um esforço reflexivo para entender um pouco do medo e do terror em um sentido natural e humano, depois, passamos a abordar esse terror enquanto prática ficcional, enquanto uma produção que visa o terror artístico (CARROLL, 1990), e que como representação coletiva, se caracteriza enquanto uma testemunha do passado. O filme de terror é um objeto complexo, e possui múltiplas vertentes explicativas, das quais, nenhuma é e nem será definitiva ou conclusiva. Cientes de que nossa abordagem constitui apenas um dos inúmeros enfoques e direcionamentos possíveis e pertinentes às características de análise da história do medo, apresentaremos algumas noções que se tornaram essenciais para o norteamento da nossa pesquisa.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T19:55:25Z2019-08-14T19:55:25Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1658porBOSSONE, Michelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:28:07Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1658Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:28:07Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv FILMES DE TERROR E HISTÓRIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title FILMES DE TERROR E HISTÓRIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
spellingShingle FILMES DE TERROR E HISTÓRIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
BOSSONE, Michel
Filme de terror
História das religiões
Representações Coletivas
title_short FILMES DE TERROR E HISTÓRIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title_full FILMES DE TERROR E HISTÓRIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title_fullStr FILMES DE TERROR E HISTÓRIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title_full_unstemmed FILMES DE TERROR E HISTÓRIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title_sort FILMES DE TERROR E HISTÓRIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
author BOSSONE, Michel
author_facet BOSSONE, Michel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BOSSONE, Michel
dc.subject.por.fl_str_mv Filme de terror
História das religiões
Representações Coletivas
topic Filme de terror
História das religiões
Representações Coletivas
description Concluída como dissertação de mestrado, nosso texto apresenta um pouco das relações que estabelecemos entre filme de terror e história. Partimos do postulado de que o cinema é uma prática cultural e, o conteúdo fílmico tem a capacidade de construir lugares, instituir práticas e transmitir ideias. Com esse pressuposto, trabalhamos com as noções de práticas instituídas, especificamente com o conceito de apropriação e representação coletiva de Roger Chartier (1990, 2002). Buscamos fazer um esforço reflexivo para entender um pouco do medo e do terror em um sentido natural e humano, depois, passamos a abordar esse terror enquanto prática ficcional, enquanto uma produção que visa o terror artístico (CARROLL, 1990), e que como representação coletiva, se caracteriza enquanto uma testemunha do passado. O filme de terror é um objeto complexo, e possui múltiplas vertentes explicativas, das quais, nenhuma é e nem será definitiva ou conclusiva. Cientes de que nossa abordagem constitui apenas um dos inúmeros enfoques e direcionamentos possíveis e pertinentes às características de análise da história do medo, apresentaremos algumas noções que se tornaram essenciais para o norteamento da nossa pesquisa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T19:55:25Z
2019-08-14T19:55:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1658
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098702816935936