A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DAL PIZZOL , Elídia Marta Machado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8959
Resumo: Esta pesquisa parte do problema que busca identificar quais práticas de gestão do conhecimento podem colaborar na melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais no ambiente escolar. Frente a isto, teve como finalidade propor práticas de Gestão do Conhecimento que possam melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais no ambiente escolar. Assim, para alcançar este objetivo, o qual parte de uma abordagem qualitativa, foi aplicado à 10 professores de duas instituições de ensino de escolas públicas do Núcleo Regional de Educação de Maringá, um questionário contendo 15 questões fechadas e abertas, acompanhado de uma entrevista semiestruturada com 16 questões. Partindo deste processo, foi possível identificar várias práticas de gestão do conhecimento presente no contexto escolar. Dessa forma, espera-se que este trabalho possa contribuir para o desenvolvimento de uma análise mais aprofundada que permita identificar outras práticas ou ferramentas da gestão do conhecimento que possa ser utilizada na escola, para melhorar o desenvolvimento do processo de aprendizagem.
id UNICESU-1_b6cdf30a5bc9459afc5185db4efd87e9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/8959
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da naturezaAprendizagem colaborativaPráticas pedagógicasTecnologias no ambiente escolarINTERDISCIPLINAREsta pesquisa parte do problema que busca identificar quais práticas de gestão do conhecimento podem colaborar na melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais no ambiente escolar. Frente a isto, teve como finalidade propor práticas de Gestão do Conhecimento que possam melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais no ambiente escolar. Assim, para alcançar este objetivo, o qual parte de uma abordagem qualitativa, foi aplicado à 10 professores de duas instituições de ensino de escolas públicas do Núcleo Regional de Educação de Maringá, um questionário contendo 15 questões fechadas e abertas, acompanhado de uma entrevista semiestruturada com 16 questões. Partindo deste processo, foi possível identificar várias práticas de gestão do conhecimento presente no contexto escolar. Dessa forma, espera-se que este trabalho possa contribuir para o desenvolvimento de uma análise mais aprofundada que permita identificar outras práticas ou ferramentas da gestão do conhecimento que possa ser utilizada na escola, para melhorar o desenvolvimento do processo de aprendizagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilGestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)UNICESUMARBORTOLOZZI, FlávioTATTO, LuizDAL PIZZOL , Elídia Marta Machado2021-03-30T13:48:10Z2021-03-30T13:48:10Z2020-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8959porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-03-31T06:01:56Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/8959Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-03-31T06:01:56Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza
title A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza
spellingShingle A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza
DAL PIZZOL , Elídia Marta Machado
Aprendizagem colaborativa
Práticas pedagógicas
Tecnologias no ambiente escolar
INTERDISCIPLINAR
title_short A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza
title_full A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza
title_fullStr A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza
title_full_unstemmed A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza
title_sort A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza
author DAL PIZZOL , Elídia Marta Machado
author_facet DAL PIZZOL , Elídia Marta Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BORTOLOZZI, Flávio
TATTO, Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv DAL PIZZOL , Elídia Marta Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa
Práticas pedagógicas
Tecnologias no ambiente escolar
INTERDISCIPLINAR
topic Aprendizagem colaborativa
Práticas pedagógicas
Tecnologias no ambiente escolar
INTERDISCIPLINAR
description Esta pesquisa parte do problema que busca identificar quais práticas de gestão do conhecimento podem colaborar na melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais no ambiente escolar. Frente a isto, teve como finalidade propor práticas de Gestão do Conhecimento que possam melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais no ambiente escolar. Assim, para alcançar este objetivo, o qual parte de uma abordagem qualitativa, foi aplicado à 10 professores de duas instituições de ensino de escolas públicas do Núcleo Regional de Educação de Maringá, um questionário contendo 15 questões fechadas e abertas, acompanhado de uma entrevista semiestruturada com 16 questões. Partindo deste processo, foi possível identificar várias práticas de gestão do conhecimento presente no contexto escolar. Dessa forma, espera-se que este trabalho possa contribuir para o desenvolvimento de uma análise mais aprofundada que permita identificar outras práticas ou ferramentas da gestão do conhecimento que possa ser utilizada na escola, para melhorar o desenvolvimento do processo de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-14
2021-03-30T13:48:10Z
2021-03-30T13:48:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8959
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098716052062209