A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8959 |
Resumo: | Esta pesquisa parte do problema que busca identificar quais práticas de gestão do conhecimento podem colaborar na melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais no ambiente escolar. Frente a isto, teve como finalidade propor práticas de Gestão do Conhecimento que possam melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais no ambiente escolar. Assim, para alcançar este objetivo, o qual parte de uma abordagem qualitativa, foi aplicado à 10 professores de duas instituições de ensino de escolas públicas do Núcleo Regional de Educação de Maringá, um questionário contendo 15 questões fechadas e abertas, acompanhado de uma entrevista semiestruturada com 16 questões. Partindo deste processo, foi possível identificar várias práticas de gestão do conhecimento presente no contexto escolar. Dessa forma, espera-se que este trabalho possa contribuir para o desenvolvimento de uma análise mais aprofundada que permita identificar outras práticas ou ferramentas da gestão do conhecimento que possa ser utilizada na escola, para melhorar o desenvolvimento do processo de aprendizagem. |
id |
UNICESU-1_b6cdf30a5bc9459afc5185db4efd87e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/8959 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da naturezaAprendizagem colaborativaPráticas pedagógicasTecnologias no ambiente escolarINTERDISCIPLINAREsta pesquisa parte do problema que busca identificar quais práticas de gestão do conhecimento podem colaborar na melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais no ambiente escolar. Frente a isto, teve como finalidade propor práticas de Gestão do Conhecimento que possam melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais no ambiente escolar. Assim, para alcançar este objetivo, o qual parte de uma abordagem qualitativa, foi aplicado à 10 professores de duas instituições de ensino de escolas públicas do Núcleo Regional de Educação de Maringá, um questionário contendo 15 questões fechadas e abertas, acompanhado de uma entrevista semiestruturada com 16 questões. Partindo deste processo, foi possível identificar várias práticas de gestão do conhecimento presente no contexto escolar. Dessa forma, espera-se que este trabalho possa contribuir para o desenvolvimento de uma análise mais aprofundada que permita identificar outras práticas ou ferramentas da gestão do conhecimento que possa ser utilizada na escola, para melhorar o desenvolvimento do processo de aprendizagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilGestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)UNICESUMARBORTOLOZZI, FlávioTATTO, LuizDAL PIZZOL , Elídia Marta Machado2021-03-30T13:48:10Z2021-03-30T13:48:10Z2020-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8959porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-03-31T06:01:56Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/8959Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-03-31T06:01:56Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza |
title |
A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza |
spellingShingle |
A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza DAL PIZZOL , Elídia Marta Machado Aprendizagem colaborativa Práticas pedagógicas Tecnologias no ambiente escolar INTERDISCIPLINAR |
title_short |
A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza |
title_full |
A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza |
title_fullStr |
A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza |
title_full_unstemmed |
A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza |
title_sort |
A gestão do conhecimento: o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de ciências da natureza |
author |
DAL PIZZOL , Elídia Marta Machado |
author_facet |
DAL PIZZOL , Elídia Marta Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BORTOLOZZI, Flávio TATTO, Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DAL PIZZOL , Elídia Marta Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa Práticas pedagógicas Tecnologias no ambiente escolar INTERDISCIPLINAR |
topic |
Aprendizagem colaborativa Práticas pedagógicas Tecnologias no ambiente escolar INTERDISCIPLINAR |
description |
Esta pesquisa parte do problema que busca identificar quais práticas de gestão do conhecimento podem colaborar na melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais no ambiente escolar. Frente a isto, teve como finalidade propor práticas de Gestão do Conhecimento que possam melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais no ambiente escolar. Assim, para alcançar este objetivo, o qual parte de uma abordagem qualitativa, foi aplicado à 10 professores de duas instituições de ensino de escolas públicas do Núcleo Regional de Educação de Maringá, um questionário contendo 15 questões fechadas e abertas, acompanhado de uma entrevista semiestruturada com 16 questões. Partindo deste processo, foi possível identificar várias práticas de gestão do conhecimento presente no contexto escolar. Dessa forma, espera-se que este trabalho possa contribuir para o desenvolvimento de uma análise mais aprofundada que permita identificar outras práticas ou ferramentas da gestão do conhecimento que possa ser utilizada na escola, para melhorar o desenvolvimento do processo de aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-14 2021-03-30T13:48:10Z 2021-03-30T13:48:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8959 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado) UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado) UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098716052062209 |