A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24206 |
Resumo: | O modelo de ensino tradicional está a ser ultrapassado e não responde às exigências atuais de formação dos alunos devido às rápidas e profundas transformações que ocorreram na sociedade em termos tecnológicos. A teoria modelo de aprendizagem colaborativa reconhece que os sujeitos são agentes ativos na construção do conhecimento e a interação social e a troca entre indivíduos funcionam como estímulos no processo de aquisição de conhecimentos. Sendo as aulas teóricas uma grande desmotivação para os alunos, o que se pretendeu foi tornar as aulas mais atrativas para os alunos, de modo que as aulas fossem dedicadas à apresentação e ao desenvolvimento sistemático dos conceitos e dos métodos fundamentais da unidade curricular de mercados e negociação comercial e ao mesmo tempo preparar os alunos para as novas exigências do mercado de trabalho. |
id |
VERACRUZ-0_6ab218c30c812528aa06c519e2ddfdef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24206 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledgePráticas PedagógicasMetodologias de EnsinoAprendizagem Colaborativa.O modelo de ensino tradicional está a ser ultrapassado e não responde às exigências atuais de formação dos alunos devido às rápidas e profundas transformações que ocorreram na sociedade em termos tecnológicos. A teoria modelo de aprendizagem colaborativa reconhece que os sujeitos são agentes ativos na construção do conhecimento e a interação social e a troca entre indivíduos funcionam como estímulos no processo de aquisição de conhecimentos. Sendo as aulas teóricas uma grande desmotivação para os alunos, o que se pretendeu foi tornar as aulas mais atrativas para os alunos, de modo que as aulas fossem dedicadas à apresentação e ao desenvolvimento sistemático dos conceitos e dos métodos fundamentais da unidade curricular de mercados e negociação comercial e ao mesmo tempo preparar os alunos para as novas exigências do mercado de trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2420610.34117/bjdv7n2-055Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 12561-12566Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 12561-12566Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 12561-125662525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24206/19373Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaradinov, Maria JoséDias, CristinaVaz, Joaquim BaltazarSantos, Carla2022-06-24T19:06:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24206Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:19.438631Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge |
title |
A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge |
spellingShingle |
A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge Varadinov, Maria José Práticas Pedagógicas Metodologias de Ensino Aprendizagem Colaborativa. |
title_short |
A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge |
title_full |
A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge |
title_fullStr |
A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge |
title_full_unstemmed |
A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge |
title_sort |
A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge |
author |
Varadinov, Maria José |
author_facet |
Varadinov, Maria José Dias, Cristina Vaz, Joaquim Baltazar Santos, Carla |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Cristina Vaz, Joaquim Baltazar Santos, Carla |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varadinov, Maria José Dias, Cristina Vaz, Joaquim Baltazar Santos, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Pedagógicas Metodologias de Ensino Aprendizagem Colaborativa. |
topic |
Práticas Pedagógicas Metodologias de Ensino Aprendizagem Colaborativa. |
description |
O modelo de ensino tradicional está a ser ultrapassado e não responde às exigências atuais de formação dos alunos devido às rápidas e profundas transformações que ocorreram na sociedade em termos tecnológicos. A teoria modelo de aprendizagem colaborativa reconhece que os sujeitos são agentes ativos na construção do conhecimento e a interação social e a troca entre indivíduos funcionam como estímulos no processo de aquisição de conhecimentos. Sendo as aulas teóricas uma grande desmotivação para os alunos, o que se pretendeu foi tornar as aulas mais atrativas para os alunos, de modo que as aulas fossem dedicadas à apresentação e ao desenvolvimento sistemático dos conceitos e dos métodos fundamentais da unidade curricular de mercados e negociação comercial e ao mesmo tempo preparar os alunos para as novas exigências do mercado de trabalho. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24206 10.34117/bjdv7n2-055 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24206 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24206/19373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 12561-12566 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 12561-12566 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 12561-12566 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645509601001472 |