A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varadinov, Maria José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dias, Cristina, Vaz, Joaquim Baltazar, Santos, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24206
Resumo: O modelo de ensino tradicional está a ser ultrapassado e não responde às exigências atuais de formação dos alunos devido às rápidas e profundas transformações que ocorreram na sociedade em termos tecnológicos. A teoria modelo de aprendizagem colaborativa reconhece que os sujeitos são agentes ativos na construção do conhecimento e a interação social e a troca entre indivíduos funcionam como estímulos no processo de aquisição de conhecimentos. Sendo as aulas teóricas uma grande desmotivação para os alunos, o que se pretendeu foi tornar as aulas mais atrativas para os alunos, de modo que as aulas fossem dedicadas à apresentação e ao desenvolvimento sistemático dos conceitos e dos métodos fundamentais da unidade curricular de mercados e negociação comercial e ao mesmo tempo preparar os alunos para as novas exigências do mercado de trabalho.
id VERACRUZ-0_6ab218c30c812528aa06c519e2ddfdef
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24206
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledgePráticas PedagógicasMetodologias de EnsinoAprendizagem Colaborativa.O modelo de ensino tradicional está a ser ultrapassado e não responde às exigências atuais de formação dos alunos devido às rápidas e profundas transformações que ocorreram na sociedade em termos tecnológicos. A teoria modelo de aprendizagem colaborativa reconhece que os sujeitos são agentes ativos na construção do conhecimento e a interação social e a troca entre indivíduos funcionam como estímulos no processo de aquisição de conhecimentos. Sendo as aulas teóricas uma grande desmotivação para os alunos, o que se pretendeu foi tornar as aulas mais atrativas para os alunos, de modo que as aulas fossem dedicadas à apresentação e ao desenvolvimento sistemático dos conceitos e dos métodos fundamentais da unidade curricular de mercados e negociação comercial e ao mesmo tempo preparar os alunos para as novas exigências do mercado de trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2420610.34117/bjdv7n2-055Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 12561-12566Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 12561-12566Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 12561-125662525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24206/19373Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaradinov, Maria JoséDias, CristinaVaz, Joaquim BaltazarSantos, Carla2022-06-24T19:06:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24206Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:19.438631Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge
title A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge
spellingShingle A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge
Varadinov, Maria José
Práticas Pedagógicas
Metodologias de Ensino
Aprendizagem Colaborativa.
title_short A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge
title_full A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge
title_fullStr A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge
title_full_unstemmed A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge
title_sort A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge
author Varadinov, Maria José
author_facet Varadinov, Maria José
Dias, Cristina
Vaz, Joaquim Baltazar
Santos, Carla
author_role author
author2 Dias, Cristina
Vaz, Joaquim Baltazar
Santos, Carla
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varadinov, Maria José
Dias, Cristina
Vaz, Joaquim Baltazar
Santos, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Pedagógicas
Metodologias de Ensino
Aprendizagem Colaborativa.
topic Práticas Pedagógicas
Metodologias de Ensino
Aprendizagem Colaborativa.
description O modelo de ensino tradicional está a ser ultrapassado e não responde às exigências atuais de formação dos alunos devido às rápidas e profundas transformações que ocorreram na sociedade em termos tecnológicos. A teoria modelo de aprendizagem colaborativa reconhece que os sujeitos são agentes ativos na construção do conhecimento e a interação social e a troca entre indivíduos funcionam como estímulos no processo de aquisição de conhecimentos. Sendo as aulas teóricas uma grande desmotivação para os alunos, o que se pretendeu foi tornar as aulas mais atrativas para os alunos, de modo que as aulas fossem dedicadas à apresentação e ao desenvolvimento sistemático dos conceitos e dos métodos fundamentais da unidade curricular de mercados e negociação comercial e ao mesmo tempo preparar os alunos para as novas exigências do mercado de trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24206
10.34117/bjdv7n2-055
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24206
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24206/19373
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 12561-12566
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 12561-12566
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 12561-12566
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645509601001472