INFLUÊNCIA DE UMA DIETA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE SACHA INCHI ( PLUKENETIA VOLUBILIS L.) SOBRE A COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS DE CABEÇAS DE TILÁPIAS DO NILO ( OREOCHROMIS NILOTICUS ) .

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Michele Cristina da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: OLIVEIRA, Marina, BIONDO, Polyana Batoqui, MALDANER, Liane, VISENTAINER, Jesuí Vergílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3245
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da inclusão de óleo de Sacha inchi (OSI), sobre a incorporação de ácidos graxos na cabeça de tilápias do Nilo, substituindo o óleo de soja (OS), por um período de 30 dias.O OSI foi escolhido, devido ao alto teor do ácido graxo essencial alfa-linolênico (LNA, 18:3n-3).Um total de 36 tilápias foram divididas em três tanques e em cada tanque foi desenvolvido um tratamento diferente:Tratamento I (controle, 4,2% de OS), e dois tratamentos suplementados com adição de diferentes níveis de OSI: Tratamento II (2,1% de OSI) e Tratamento III (4,2% de OSI). As cabeças das tilapias foram trituradas, para então passarem pelo processo de extração de óleo e metilação. Um aumento significativo de ácidos graxos ômega-3 (n-3),principalmente o LNA, foram observados nas cabeças dos tratamentos II e III, em que a fonte de lipídica é o OSI. As concentrações de LNA encontrados nas cabeças tratamentos II e III foram, respectivamente, 2,25 e 3,40 vezes maior do que a encontrada no tratamento I, em 30 dias de suplementação, enquanto a razão n-6/n-3 diminuiu significativamente nas cabeças das tilápias alimentadas com OSI, quando comparadas com aquelas alimentadas com OS. Assim, a inclusão de OSI mostrou-se foi eficaz em aumentar o valor nutricional das cabeças de tilápias, resultando em mudanças significativas na composição de ácidos graxos, quando utilizado níveis mais elevados de óleo e no tempo de 30 dias de suplementação.
id UNICESU-1_b785a778c84ed563188c5850c877c6eb
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3245
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DE UMA DIETA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE SACHA INCHI ( PLUKENETIA VOLUBILIS L.) SOBRE A COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS DE CABEÇAS DE TILÁPIAS DO NILO ( OREOCHROMIS NILOTICUS ) .LNAÔmega - 3Razão n - 6/n - 3Sacha inchiO objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da inclusão de óleo de Sacha inchi (OSI), sobre a incorporação de ácidos graxos na cabeça de tilápias do Nilo, substituindo o óleo de soja (OS), por um período de 30 dias.O OSI foi escolhido, devido ao alto teor do ácido graxo essencial alfa-linolênico (LNA, 18:3n-3).Um total de 36 tilápias foram divididas em três tanques e em cada tanque foi desenvolvido um tratamento diferente:Tratamento I (controle, 4,2% de OS), e dois tratamentos suplementados com adição de diferentes níveis de OSI: Tratamento II (2,1% de OSI) e Tratamento III (4,2% de OSI). As cabeças das tilapias foram trituradas, para então passarem pelo processo de extração de óleo e metilação. Um aumento significativo de ácidos graxos ômega-3 (n-3),principalmente o LNA, foram observados nas cabeças dos tratamentos II e III, em que a fonte de lipídica é o OSI. As concentrações de LNA encontrados nas cabeças tratamentos II e III foram, respectivamente, 2,25 e 3,40 vezes maior do que a encontrada no tratamento I, em 30 dias de suplementação, enquanto a razão n-6/n-3 diminuiu significativamente nas cabeças das tilápias alimentadas com OSI, quando comparadas com aquelas alimentadas com OS. Assim, a inclusão de OSI mostrou-se foi eficaz em aumentar o valor nutricional das cabeças de tilápias, resultando em mudanças significativas na composição de ácidos graxos, quando utilizado níveis mais elevados de óleo e no tempo de 30 dias de suplementação.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-28T14:37:38Z2019-11-28T14:37:38Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3245porSILVA, Michele Cristina daOLIVEIRA, MarinaBIONDO, Polyana BatoquiMALDANER, LianeVISENTAINER, Jesuí Vergílioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:54:42Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3245Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:54:42Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DE UMA DIETA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE SACHA INCHI ( PLUKENETIA VOLUBILIS L.) SOBRE A COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS DE CABEÇAS DE TILÁPIAS DO NILO ( OREOCHROMIS NILOTICUS ) .
title INFLUÊNCIA DE UMA DIETA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE SACHA INCHI ( PLUKENETIA VOLUBILIS L.) SOBRE A COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS DE CABEÇAS DE TILÁPIAS DO NILO ( OREOCHROMIS NILOTICUS ) .
spellingShingle INFLUÊNCIA DE UMA DIETA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE SACHA INCHI ( PLUKENETIA VOLUBILIS L.) SOBRE A COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS DE CABEÇAS DE TILÁPIAS DO NILO ( OREOCHROMIS NILOTICUS ) .
SILVA, Michele Cristina da
LNA
Ômega - 3
Razão n - 6/n - 3
Sacha inchi
title_short INFLUÊNCIA DE UMA DIETA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE SACHA INCHI ( PLUKENETIA VOLUBILIS L.) SOBRE A COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS DE CABEÇAS DE TILÁPIAS DO NILO ( OREOCHROMIS NILOTICUS ) .
title_full INFLUÊNCIA DE UMA DIETA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE SACHA INCHI ( PLUKENETIA VOLUBILIS L.) SOBRE A COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS DE CABEÇAS DE TILÁPIAS DO NILO ( OREOCHROMIS NILOTICUS ) .
title_fullStr INFLUÊNCIA DE UMA DIETA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE SACHA INCHI ( PLUKENETIA VOLUBILIS L.) SOBRE A COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS DE CABEÇAS DE TILÁPIAS DO NILO ( OREOCHROMIS NILOTICUS ) .
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DE UMA DIETA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE SACHA INCHI ( PLUKENETIA VOLUBILIS L.) SOBRE A COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS DE CABEÇAS DE TILÁPIAS DO NILO ( OREOCHROMIS NILOTICUS ) .
title_sort INFLUÊNCIA DE UMA DIETA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE SACHA INCHI ( PLUKENETIA VOLUBILIS L.) SOBRE A COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS DE CABEÇAS DE TILÁPIAS DO NILO ( OREOCHROMIS NILOTICUS ) .
author SILVA, Michele Cristina da
author_facet SILVA, Michele Cristina da
OLIVEIRA, Marina
BIONDO, Polyana Batoqui
MALDANER, Liane
VISENTAINER, Jesuí Vergílio
author_role author
author2 OLIVEIRA, Marina
BIONDO, Polyana Batoqui
MALDANER, Liane
VISENTAINER, Jesuí Vergílio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Michele Cristina da
OLIVEIRA, Marina
BIONDO, Polyana Batoqui
MALDANER, Liane
VISENTAINER, Jesuí Vergílio
dc.subject.por.fl_str_mv LNA
Ômega - 3
Razão n - 6/n - 3
Sacha inchi
topic LNA
Ômega - 3
Razão n - 6/n - 3
Sacha inchi
description O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da inclusão de óleo de Sacha inchi (OSI), sobre a incorporação de ácidos graxos na cabeça de tilápias do Nilo, substituindo o óleo de soja (OS), por um período de 30 dias.O OSI foi escolhido, devido ao alto teor do ácido graxo essencial alfa-linolênico (LNA, 18:3n-3).Um total de 36 tilápias foram divididas em três tanques e em cada tanque foi desenvolvido um tratamento diferente:Tratamento I (controle, 4,2% de OS), e dois tratamentos suplementados com adição de diferentes níveis de OSI: Tratamento II (2,1% de OSI) e Tratamento III (4,2% de OSI). As cabeças das tilapias foram trituradas, para então passarem pelo processo de extração de óleo e metilação. Um aumento significativo de ácidos graxos ômega-3 (n-3),principalmente o LNA, foram observados nas cabeças dos tratamentos II e III, em que a fonte de lipídica é o OSI. As concentrações de LNA encontrados nas cabeças tratamentos II e III foram, respectivamente, 2,25 e 3,40 vezes maior do que a encontrada no tratamento I, em 30 dias de suplementação, enquanto a razão n-6/n-3 diminuiu significativamente nas cabeças das tilápias alimentadas com OSI, quando comparadas com aquelas alimentadas com OS. Assim, a inclusão de OSI mostrou-se foi eficaz em aumentar o valor nutricional das cabeças de tilápias, resultando em mudanças significativas na composição de ácidos graxos, quando utilizado níveis mais elevados de óleo e no tempo de 30 dias de suplementação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-28T14:37:38Z
2019-11-28T14:37:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3245
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098697007824896