A violência na escola: uma reflexão a partir de periódicos nacionais publicados entre 2009-2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/560 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma discussão sobre as formas de violência, em especial, as que ocorrem no espaço escolar. A violência é um fenômeno de extrema importância e de preocupação que gera conflitos entre alunos e professores. Esse fenômeno preocupa a todos os envolvidos com a educação, no entanto, exige a participação de outros setores da sociedade, tendo em conta que abrange os espaços públicos e privados, tamanha a dimensão que ocupa. A necessidade de promover a saúde e qualidade nas relações sociais, necessariamente, passa pela discussão sobre as formas de romper com os conflitos de violência. Na escola, originam-se as relações interpessoais e, muitas vezes, as manifestações ocorrem de modo que os conflitos e as violências tornam-se difíceis de administrar. Este estudo vinculado à Linha de Pesquisa Educação e Tecnologias na Promoção da Saúde, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde – PPGPS, do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, teve como objeto de estudo a análise da produção científica sobre artigos que abordam o tema da violência escolar, violência simbólica na escola e Bullying. O período referente ao material pesquisado esteve entre os anos de 2009 ao primeiro semestre de 2014, a partir de pesquisas publicadas em periódicos nacionais, classificados com A (1 e 2) e B (1, 2 e 3) nos periódicos selecionados da base de dados da CAPES e da Scielo. Os objetivos específicos do estudo giraram em torno da conceituação da violência simbólica e Bullying, a identificação das formas de manifestações da violência simbólica nas escolas, apresentadas ou discutidas nestes periódicos e a verificação da frequência das temáticas pesquisadas relacionando com os tipos e/ou propostas de ação oferecidas nas escolas para a solução do problema. Como procedimento metodológico adotado foi desenvolvido uma análise de conteúdo. Esta análise realizou-se por fases, uma primeira avaliação dos periódicos, uma classificação da qualidade e da pertinência dos periódicos ao tema de estudo, uma avaliação do título do artigo, identificação das palavras-chave, leitura do resumo e, posteriormente, uma leitura dos artigos selecionados na íntegra para compor a discussão e análise. Conclui-se que a produção científica sobre a violência escolar, violência simbólica na escola e Bullying, no período selecionado, comprovam que a temática não se esgota por tratar-se de um assunto relevante que não somente para a educação, mas que inclui toda a sociedade e que marca as principais características comportamentais nas relações sociais e pedagógicas, no contexto histórico escolar brasileiro. |
id |
UNICESU-1_b898875974e62e420bd32f8f83381a5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/560 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A violência na escola: uma reflexão a partir de periódicos nacionais publicados entre 2009-2014Violência escolarBullyingViolência simbólicaProdução científicaRevisão sistemáticaEsta dissertação apresenta uma discussão sobre as formas de violência, em especial, as que ocorrem no espaço escolar. A violência é um fenômeno de extrema importância e de preocupação que gera conflitos entre alunos e professores. Esse fenômeno preocupa a todos os envolvidos com a educação, no entanto, exige a participação de outros setores da sociedade, tendo em conta que abrange os espaços públicos e privados, tamanha a dimensão que ocupa. A necessidade de promover a saúde e qualidade nas relações sociais, necessariamente, passa pela discussão sobre as formas de romper com os conflitos de violência. Na escola, originam-se as relações interpessoais e, muitas vezes, as manifestações ocorrem de modo que os conflitos e as violências tornam-se difíceis de administrar. Este estudo vinculado à Linha de Pesquisa Educação e Tecnologias na Promoção da Saúde, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde – PPGPS, do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, teve como objeto de estudo a análise da produção científica sobre artigos que abordam o tema da violência escolar, violência simbólica na escola e Bullying. O período referente ao material pesquisado esteve entre os anos de 2009 ao primeiro semestre de 2014, a partir de pesquisas publicadas em periódicos nacionais, classificados com A (1 e 2) e B (1, 2 e 3) nos periódicos selecionados da base de dados da CAPES e da Scielo. Os objetivos específicos do estudo giraram em torno da conceituação da violência simbólica e Bullying, a identificação das formas de manifestações da violência simbólica nas escolas, apresentadas ou discutidas nestes periódicos e a verificação da frequência das temáticas pesquisadas relacionando com os tipos e/ou propostas de ação oferecidas nas escolas para a solução do problema. Como procedimento metodológico adotado foi desenvolvido uma análise de conteúdo. Esta análise realizou-se por fases, uma primeira avaliação dos periódicos, uma classificação da qualidade e da pertinência dos periódicos ao tema de estudo, uma avaliação do título do artigo, identificação das palavras-chave, leitura do resumo e, posteriormente, uma leitura dos artigos selecionados na íntegra para compor a discussão e análise. Conclui-se que a produção científica sobre a violência escolar, violência simbólica na escola e Bullying, no período selecionado, comprovam que a temática não se esgota por tratar-se de um assunto relevante que não somente para a educação, mas que inclui toda a sociedade e que marca as principais características comportamentais nas relações sociais e pedagógicas, no contexto histórico escolar brasileiro.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARMACUCH, Regiane da SilvaVERMELHO, Sonia Cristina Soares DiasCARDOSO, Renata Simões de Brito2018-05-28T17:14:07Z2018-05-28T17:14:07Z2015-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-06-15T13:25:31Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/560Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-06-15T13:25:31Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A violência na escola: uma reflexão a partir de periódicos nacionais publicados entre 2009-2014 |
title |
A violência na escola: uma reflexão a partir de periódicos nacionais publicados entre 2009-2014 |
spellingShingle |
A violência na escola: uma reflexão a partir de periódicos nacionais publicados entre 2009-2014 CARDOSO, Renata Simões de Brito Violência escolar Bullying Violência simbólica Produção científica Revisão sistemática |
title_short |
A violência na escola: uma reflexão a partir de periódicos nacionais publicados entre 2009-2014 |
title_full |
A violência na escola: uma reflexão a partir de periódicos nacionais publicados entre 2009-2014 |
title_fullStr |
A violência na escola: uma reflexão a partir de periódicos nacionais publicados entre 2009-2014 |
title_full_unstemmed |
A violência na escola: uma reflexão a partir de periódicos nacionais publicados entre 2009-2014 |
title_sort |
A violência na escola: uma reflexão a partir de periódicos nacionais publicados entre 2009-2014 |
author |
CARDOSO, Renata Simões de Brito |
author_facet |
CARDOSO, Renata Simões de Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MACUCH, Regiane da Silva VERMELHO, Sonia Cristina Soares Dias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARDOSO, Renata Simões de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência escolar Bullying Violência simbólica Produção científica Revisão sistemática |
topic |
Violência escolar Bullying Violência simbólica Produção científica Revisão sistemática |
description |
Esta dissertação apresenta uma discussão sobre as formas de violência, em especial, as que ocorrem no espaço escolar. A violência é um fenômeno de extrema importância e de preocupação que gera conflitos entre alunos e professores. Esse fenômeno preocupa a todos os envolvidos com a educação, no entanto, exige a participação de outros setores da sociedade, tendo em conta que abrange os espaços públicos e privados, tamanha a dimensão que ocupa. A necessidade de promover a saúde e qualidade nas relações sociais, necessariamente, passa pela discussão sobre as formas de romper com os conflitos de violência. Na escola, originam-se as relações interpessoais e, muitas vezes, as manifestações ocorrem de modo que os conflitos e as violências tornam-se difíceis de administrar. Este estudo vinculado à Linha de Pesquisa Educação e Tecnologias na Promoção da Saúde, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde – PPGPS, do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, teve como objeto de estudo a análise da produção científica sobre artigos que abordam o tema da violência escolar, violência simbólica na escola e Bullying. O período referente ao material pesquisado esteve entre os anos de 2009 ao primeiro semestre de 2014, a partir de pesquisas publicadas em periódicos nacionais, classificados com A (1 e 2) e B (1, 2 e 3) nos periódicos selecionados da base de dados da CAPES e da Scielo. Os objetivos específicos do estudo giraram em torno da conceituação da violência simbólica e Bullying, a identificação das formas de manifestações da violência simbólica nas escolas, apresentadas ou discutidas nestes periódicos e a verificação da frequência das temáticas pesquisadas relacionando com os tipos e/ou propostas de ação oferecidas nas escolas para a solução do problema. Como procedimento metodológico adotado foi desenvolvido uma análise de conteúdo. Esta análise realizou-se por fases, uma primeira avaliação dos periódicos, uma classificação da qualidade e da pertinência dos periódicos ao tema de estudo, uma avaliação do título do artigo, identificação das palavras-chave, leitura do resumo e, posteriormente, uma leitura dos artigos selecionados na íntegra para compor a discussão e análise. Conclui-se que a produção científica sobre a violência escolar, violência simbólica na escola e Bullying, no período selecionado, comprovam que a temática não se esgota por tratar-se de um assunto relevante que não somente para a educação, mas que inclui toda a sociedade e que marca as principais características comportamentais nas relações sociais e pedagógicas, no contexto histórico escolar brasileiro. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-31 2018-05-28T17:14:07Z 2018-05-28T17:14:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/560 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098722295283712 |