A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DO PBQP-H COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE MATERIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALTOÉ, Silvia Paula Sossai
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SALES, Almir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2464
Resumo: A Gestão de Materiais ineficiente pode ser apontada como causa de desperdício de recursos, aumento de custos e prazos na Construção Civil. O Ministério das Cidades instituiu o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, que através do Regimento do Sistema de Avaliação de Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – SiAC tem como principal meta organizar o setor da construção civil. O Objetivo deste trabalho é analisar como é tratada a questão da gestão de materiais pelo ponto de vista do PBQPH e como atender aos requisitos exigidos pelo SiAC. Para tanto foram analisados todos os requisitos referentes aos materiais e as formas como estes podem ser aplicados e implantados nas empresas construtoras. Com base nos dados e informações levantadas, pode-se afirmar que estas ferramentas se ajustam perfeitamente a questão, uma vez que controlam e monitoram todo o processo de gestão de materiais. Um aspecto que também deve ser destacado quanto ao controle estabelecido aos materiais é a possibilidade da obtenção de índices de consumo mais próximos da realidade da empresa construtora, contribuindo assim para orçamentos futuros e evitando a má utilização de recursos financeiros e de materiais.
id UNICESU-1_bc79d1ba77636ea05aef5deec521cb20
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2464
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DO PBQP-H COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE MATERIAISGestão de MateriaisPBQP-HGestão da QualidadeA Gestão de Materiais ineficiente pode ser apontada como causa de desperdício de recursos, aumento de custos e prazos na Construção Civil. O Ministério das Cidades instituiu o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, que através do Regimento do Sistema de Avaliação de Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – SiAC tem como principal meta organizar o setor da construção civil. O Objetivo deste trabalho é analisar como é tratada a questão da gestão de materiais pelo ponto de vista do PBQPH e como atender aos requisitos exigidos pelo SiAC. Para tanto foram analisados todos os requisitos referentes aos materiais e as formas como estes podem ser aplicados e implantados nas empresas construtoras. Com base nos dados e informações levantadas, pode-se afirmar que estas ferramentas se ajustam perfeitamente a questão, uma vez que controlam e monitoram todo o processo de gestão de materiais. Um aspecto que também deve ser destacado quanto ao controle estabelecido aos materiais é a possibilidade da obtenção de índices de consumo mais próximos da realidade da empresa construtora, contribuindo assim para orçamentos futuros e evitando a má utilização de recursos financeiros e de materiais.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-13T12:33:43Z2019-09-13T12:33:43Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2464porALTOÉ, Silvia Paula SossaiSALES, Almirinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:41:01Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2464Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:41:01Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DO PBQP-H COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE MATERIAIS
title A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DO PBQP-H COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE MATERIAIS
spellingShingle A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DO PBQP-H COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE MATERIAIS
ALTOÉ, Silvia Paula Sossai
Gestão de Materiais
PBQP-H
Gestão da Qualidade
title_short A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DO PBQP-H COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE MATERIAIS
title_full A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DO PBQP-H COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE MATERIAIS
title_fullStr A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DO PBQP-H COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE MATERIAIS
title_full_unstemmed A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DO PBQP-H COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE MATERIAIS
title_sort A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DO PBQP-H COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE MATERIAIS
author ALTOÉ, Silvia Paula Sossai
author_facet ALTOÉ, Silvia Paula Sossai
SALES, Almir
author_role author
author2 SALES, Almir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALTOÉ, Silvia Paula Sossai
SALES, Almir
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de Materiais
PBQP-H
Gestão da Qualidade
topic Gestão de Materiais
PBQP-H
Gestão da Qualidade
description A Gestão de Materiais ineficiente pode ser apontada como causa de desperdício de recursos, aumento de custos e prazos na Construção Civil. O Ministério das Cidades instituiu o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, que através do Regimento do Sistema de Avaliação de Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – SiAC tem como principal meta organizar o setor da construção civil. O Objetivo deste trabalho é analisar como é tratada a questão da gestão de materiais pelo ponto de vista do PBQPH e como atender aos requisitos exigidos pelo SiAC. Para tanto foram analisados todos os requisitos referentes aos materiais e as formas como estes podem ser aplicados e implantados nas empresas construtoras. Com base nos dados e informações levantadas, pode-se afirmar que estas ferramentas se ajustam perfeitamente a questão, uma vez que controlam e monitoram todo o processo de gestão de materiais. Um aspecto que também deve ser destacado quanto ao controle estabelecido aos materiais é a possibilidade da obtenção de índices de consumo mais próximos da realidade da empresa construtora, contribuindo assim para orçamentos futuros e evitando a má utilização de recursos financeiros e de materiais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-13T12:33:43Z
2019-09-13T12:33:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2464
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309689848659968