RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE IMC E DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCON, Ligia Silva
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: PRATI, Sergio R. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6713
Resumo: A adolescência é uma fase fundamental para a promoção de hábitos de atividade física que perdurem por toda a vida. Os índices de aptidão física relacionada ao desempenho motor e níveis aceitáveis de IMC têm sido associados à capacidade de realizar atividades diárias, saúde, bem estar e qualidade de vida. O objetivo deste trabalho foi verificar e classificar em adolescentes padrões de normalidade para IMC e desempenho motor. Nessa pesquisa fizeram parte da amostra 173 escolares com idade entre 14 e 17 anos, de ambos os gêneros, do ensino médio de uma escola privada da cidade de Maringá. Os alunos foram submetidos aos testes de resistência muscular abdominal (rep/1 min), flexibilidade linear através do teste sentar-e-alcançar (cm) (Banco de Well’s) e corrida de doze minutos (m/min). Para a identificação de padrões de normalidade utilizou-se o referencial de Guedes e Guedes (1997). Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva com valores em média e em percentual. Os resultados indicaram que em relação ao indicador IMC os adolescentes obtiveram índices dentro do esperado, com tendência a maior média em relação massa corporal nos rapazes. O teste de abdominal de ambos os sexos e flexibilidade masculino apresentaram dentro de uma média baixa e os testes restantes obtiveram resultado abaixo da média esperada. O percentual de alunos fora do ideal foi elevado em especial para o teste de corrida em ambos os sexos e em flexibilidade feminino. Os testes restantes ficaram com um percentual entre 20 e 49% abaixo do ideal.
id UNICESU-1_c130fe97316ea6c6f2acdd0caac84e60
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6713
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE IMC E DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DE MARINGÁAdolescenteDesempenho motorIMCA adolescência é uma fase fundamental para a promoção de hábitos de atividade física que perdurem por toda a vida. Os índices de aptidão física relacionada ao desempenho motor e níveis aceitáveis de IMC têm sido associados à capacidade de realizar atividades diárias, saúde, bem estar e qualidade de vida. O objetivo deste trabalho foi verificar e classificar em adolescentes padrões de normalidade para IMC e desempenho motor. Nessa pesquisa fizeram parte da amostra 173 escolares com idade entre 14 e 17 anos, de ambos os gêneros, do ensino médio de uma escola privada da cidade de Maringá. Os alunos foram submetidos aos testes de resistência muscular abdominal (rep/1 min), flexibilidade linear através do teste sentar-e-alcançar (cm) (Banco de Well’s) e corrida de doze minutos (m/min). Para a identificação de padrões de normalidade utilizou-se o referencial de Guedes e Guedes (1997). Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva com valores em média e em percentual. Os resultados indicaram que em relação ao indicador IMC os adolescentes obtiveram índices dentro do esperado, com tendência a maior média em relação massa corporal nos rapazes. O teste de abdominal de ambos os sexos e flexibilidade masculino apresentaram dentro de uma média baixa e os testes restantes obtiveram resultado abaixo da média esperada. O percentual de alunos fora do ideal foi elevado em especial para o teste de corrida em ambos os sexos e em flexibilidade feminino. Os testes restantes ficaram com um percentual entre 20 e 49% abaixo do ideal.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-25T16:36:19Z2007-10-232021-01-25T16:36:19Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6713porMARCON, Ligia SilvaPRATI, Sergio R. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-26T06:01:59Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6713Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-26T06:01:59Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE IMC E DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ
title RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE IMC E DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ
spellingShingle RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE IMC E DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ
MARCON, Ligia Silva
Adolescente
Desempenho motor
IMC
title_short RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE IMC E DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ
title_full RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE IMC E DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ
title_fullStr RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE IMC E DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ
title_full_unstemmed RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE IMC E DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ
title_sort RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE IMC E DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ
author MARCON, Ligia Silva
author_facet MARCON, Ligia Silva
PRATI, Sergio R. A.
author_role author
author2 PRATI, Sergio R. A.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCON, Ligia Silva
PRATI, Sergio R. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Desempenho motor
IMC
topic Adolescente
Desempenho motor
IMC
description A adolescência é uma fase fundamental para a promoção de hábitos de atividade física que perdurem por toda a vida. Os índices de aptidão física relacionada ao desempenho motor e níveis aceitáveis de IMC têm sido associados à capacidade de realizar atividades diárias, saúde, bem estar e qualidade de vida. O objetivo deste trabalho foi verificar e classificar em adolescentes padrões de normalidade para IMC e desempenho motor. Nessa pesquisa fizeram parte da amostra 173 escolares com idade entre 14 e 17 anos, de ambos os gêneros, do ensino médio de uma escola privada da cidade de Maringá. Os alunos foram submetidos aos testes de resistência muscular abdominal (rep/1 min), flexibilidade linear através do teste sentar-e-alcançar (cm) (Banco de Well’s) e corrida de doze minutos (m/min). Para a identificação de padrões de normalidade utilizou-se o referencial de Guedes e Guedes (1997). Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva com valores em média e em percentual. Os resultados indicaram que em relação ao indicador IMC os adolescentes obtiveram índices dentro do esperado, com tendência a maior média em relação massa corporal nos rapazes. O teste de abdominal de ambos os sexos e flexibilidade masculino apresentaram dentro de uma média baixa e os testes restantes obtiveram resultado abaixo da média esperada. O percentual de alunos fora do ideal foi elevado em especial para o teste de corrida em ambos os sexos e em flexibilidade feminino. Os testes restantes ficaram com um percentual entre 20 e 49% abaixo do ideal.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-25T16:36:19Z
2021-01-25T16:36:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6713
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098690767749120