SISTEMAS DE SUPORTE PARA DECISÃO CLÍNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASEIRO, Tatiana Menegazzi
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: VIEIRA, Lívia Aranha, MASSUDA, Ely Mitie, YAMAGUCH, Mirian Ueda
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2053
Resumo: As prescrições feitas por diversos profissionais da saúde, a quantidade de tratamentos possíveis e as possibilidades de interações medicamentosas são problemáticas enfrentadas por médicos desde o princípio do cuidado à saúde até os dias atuais. Por isso, na década de 60 e 70 estudiosos e profissionais passaram a desenvolver sistemas que complementasse e facilitasse as decisões medicas. Entretanto, ainda não foi possível atingir o potencial esperado por tais sistemas. Desse modo, o projeto tem como objetivo identificar a percepção dos profissionais da saúde sobre os Sistemas de Apoio à Decisão Clínica (SADC), além de identificar e comparar, por meio da literatura científica, os SADC existentes. A primeira etapa da pesquisa consistirá de uma revisão da literatura científica que será realizada de acordo com as normas da cienciometria, nas bases de dados SCIELO e MEDLINE/Pubmed utilizando os descritores: sistemas de suporte para decisões clinicas, medicine apps, sistema de informação em saúde, entre outros. A segunda parte consistirá na elaboração um questionário - préviamente submetido ao comitê de ética em pesquisa (CEP) e assentido com Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos médicos que desejarem participar do estudo - e na aplicação do mesmo para identificar a percepção dos profissionais da área da saúde sobre os SADC. O questionário consistirá de aproximadamente cinco perguntas objetivas e uma pergunta subjetiva visando avaliar os impactos e benefícios dos sistemas de auxílio. As perguntas a serem incluídas no questionário serão elaboradas por meio dos objetivos gerais e específicos do trabalho, sendo assim, busca-se conhecer as vantagens e fragilidades dos sistemas em utilização, considerando as limitações de cada área. Espera-se, a partir deste estudo, obter um levantamento dos tipos se sistemas existentes e ativos - para subsidiar o desenvolvimento de um aplicativo com foco nos sistemas de apoio às decisões clinicas, o qual será objetivo de um projeto futuro -, compará-los e avalia-los.
id UNICESU-1_c178f395618c54fefd058a9cc97e83de
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2053
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling SISTEMAS DE SUPORTE PARA DECISÃO CLÍNICASistemas de InformaçãoPercepção dos profissionaisPromoção da saúdeAs prescrições feitas por diversos profissionais da saúde, a quantidade de tratamentos possíveis e as possibilidades de interações medicamentosas são problemáticas enfrentadas por médicos desde o princípio do cuidado à saúde até os dias atuais. Por isso, na década de 60 e 70 estudiosos e profissionais passaram a desenvolver sistemas que complementasse e facilitasse as decisões medicas. Entretanto, ainda não foi possível atingir o potencial esperado por tais sistemas. Desse modo, o projeto tem como objetivo identificar a percepção dos profissionais da saúde sobre os Sistemas de Apoio à Decisão Clínica (SADC), além de identificar e comparar, por meio da literatura científica, os SADC existentes. A primeira etapa da pesquisa consistirá de uma revisão da literatura científica que será realizada de acordo com as normas da cienciometria, nas bases de dados SCIELO e MEDLINE/Pubmed utilizando os descritores: sistemas de suporte para decisões clinicas, medicine apps, sistema de informação em saúde, entre outros. A segunda parte consistirá na elaboração um questionário - préviamente submetido ao comitê de ética em pesquisa (CEP) e assentido com Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos médicos que desejarem participar do estudo - e na aplicação do mesmo para identificar a percepção dos profissionais da área da saúde sobre os SADC. O questionário consistirá de aproximadamente cinco perguntas objetivas e uma pergunta subjetiva visando avaliar os impactos e benefícios dos sistemas de auxílio. As perguntas a serem incluídas no questionário serão elaboradas por meio dos objetivos gerais e específicos do trabalho, sendo assim, busca-se conhecer as vantagens e fragilidades dos sistemas em utilização, considerando as limitações de cada área. Espera-se, a partir deste estudo, obter um levantamento dos tipos se sistemas existentes e ativos - para subsidiar o desenvolvimento de um aplicativo com foco nos sistemas de apoio às decisões clinicas, o qual será objetivo de um projeto futuro -, compará-los e avalia-los.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-21T15:04:36Z2019-08-21T15:04:36Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2053porCASEIRO, Tatiana MenegazziVIEIRA, Lívia AranhaMASSUDA, Ely MitieYAMAGUCH, Mirian Uedainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T18:10:13Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2053Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T18:10:13Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv SISTEMAS DE SUPORTE PARA DECISÃO CLÍNICA
title SISTEMAS DE SUPORTE PARA DECISÃO CLÍNICA
spellingShingle SISTEMAS DE SUPORTE PARA DECISÃO CLÍNICA
CASEIRO, Tatiana Menegazzi
Sistemas de Informação
Percepção dos profissionais
Promoção da saúde
title_short SISTEMAS DE SUPORTE PARA DECISÃO CLÍNICA
title_full SISTEMAS DE SUPORTE PARA DECISÃO CLÍNICA
title_fullStr SISTEMAS DE SUPORTE PARA DECISÃO CLÍNICA
title_full_unstemmed SISTEMAS DE SUPORTE PARA DECISÃO CLÍNICA
title_sort SISTEMAS DE SUPORTE PARA DECISÃO CLÍNICA
author CASEIRO, Tatiana Menegazzi
author_facet CASEIRO, Tatiana Menegazzi
VIEIRA, Lívia Aranha
MASSUDA, Ely Mitie
YAMAGUCH, Mirian Ueda
author_role author
author2 VIEIRA, Lívia Aranha
MASSUDA, Ely Mitie
YAMAGUCH, Mirian Ueda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASEIRO, Tatiana Menegazzi
VIEIRA, Lívia Aranha
MASSUDA, Ely Mitie
YAMAGUCH, Mirian Ueda
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de Informação
Percepção dos profissionais
Promoção da saúde
topic Sistemas de Informação
Percepção dos profissionais
Promoção da saúde
description As prescrições feitas por diversos profissionais da saúde, a quantidade de tratamentos possíveis e as possibilidades de interações medicamentosas são problemáticas enfrentadas por médicos desde o princípio do cuidado à saúde até os dias atuais. Por isso, na década de 60 e 70 estudiosos e profissionais passaram a desenvolver sistemas que complementasse e facilitasse as decisões medicas. Entretanto, ainda não foi possível atingir o potencial esperado por tais sistemas. Desse modo, o projeto tem como objetivo identificar a percepção dos profissionais da saúde sobre os Sistemas de Apoio à Decisão Clínica (SADC), além de identificar e comparar, por meio da literatura científica, os SADC existentes. A primeira etapa da pesquisa consistirá de uma revisão da literatura científica que será realizada de acordo com as normas da cienciometria, nas bases de dados SCIELO e MEDLINE/Pubmed utilizando os descritores: sistemas de suporte para decisões clinicas, medicine apps, sistema de informação em saúde, entre outros. A segunda parte consistirá na elaboração um questionário - préviamente submetido ao comitê de ética em pesquisa (CEP) e assentido com Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos médicos que desejarem participar do estudo - e na aplicação do mesmo para identificar a percepção dos profissionais da área da saúde sobre os SADC. O questionário consistirá de aproximadamente cinco perguntas objetivas e uma pergunta subjetiva visando avaliar os impactos e benefícios dos sistemas de auxílio. As perguntas a serem incluídas no questionário serão elaboradas por meio dos objetivos gerais e específicos do trabalho, sendo assim, busca-se conhecer as vantagens e fragilidades dos sistemas em utilização, considerando as limitações de cada área. Espera-se, a partir deste estudo, obter um levantamento dos tipos se sistemas existentes e ativos - para subsidiar o desenvolvimento de um aplicativo com foco nos sistemas de apoio às decisões clinicas, o qual será objetivo de um projeto futuro -, compará-los e avalia-los.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-21T15:04:36Z
2019-08-21T15:04:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2053
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098692502093824