AS MULHERES NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS: RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Patrícia Alves de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SILVA, Tania Maria Gomes da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2111
Resumo: Esse estudo, de caráter bibliográfico, objetiva discutir a figura feminina na obra de Machado de Assis. Para atender a esse propósito, analisa modos de comportamento femininos no século XIX e início do século XX na perspectiva teórica dos estudos culturais e de gênero, servindo da literatura como registro documental da época, numa interlocução com a história. Como objetivos específicos, pretende apresentar textos literários machadianos que discutam vivências e representações femininas na sociedade brasileira do período analisado, comentar aspectos da vida social das mulheres e possibilitar uma discussão integrada da história e da literatura. As obras escolhidas para análise foram: Helena (1876), Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899). A interdisciplinaridade tem sido vista, nas últimas décadas, como uma importante ferramenta do conhecimento. No caso da história, o diálogo com a antropologia, a sociologia, a psicologia, tem sido extremamente salutar, uma vez que permite uma visão dos fatos numa abordagem muito mais ampla e, por isso mesmo, muito mais aproximada do real. Passada a influência dos ideais positivistas que nortearam a historiografia nas primeiras décadas do século XX, também a literatura tem servido de apoio aos trabalhos historiográficos. Considera-se que as obras de Machado de Assis, constituem-se em fontes documentais importantes que souberam retratar, ainda que ficcionalmente, de maneira precisa a realidade social do Brasil. No caso da história das mulheres, há que se considerar que até antes da segunda metade do século XX elas eram figuras pouco presentes nos relatos oficiais, de modo que buscar na literatura um respaldo para esses estudos do feminino aparecem como sendo uma metodologia muito importante para se reconstituir práticas e representações de uma época. Nos dias atuais, cada vez mais voltados à igualdade entre os gêneros, os estudos sobre as mulheres se tornam imperativas.
id UNICESU-1_c556f97ae3a0af45972a9bf15287895e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2111
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AS MULHERES NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS: RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E HISTÓRIAHistóriaLiteraturaMachado de AssisMulheresEsse estudo, de caráter bibliográfico, objetiva discutir a figura feminina na obra de Machado de Assis. Para atender a esse propósito, analisa modos de comportamento femininos no século XIX e início do século XX na perspectiva teórica dos estudos culturais e de gênero, servindo da literatura como registro documental da época, numa interlocução com a história. Como objetivos específicos, pretende apresentar textos literários machadianos que discutam vivências e representações femininas na sociedade brasileira do período analisado, comentar aspectos da vida social das mulheres e possibilitar uma discussão integrada da história e da literatura. As obras escolhidas para análise foram: Helena (1876), Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899). A interdisciplinaridade tem sido vista, nas últimas décadas, como uma importante ferramenta do conhecimento. No caso da história, o diálogo com a antropologia, a sociologia, a psicologia, tem sido extremamente salutar, uma vez que permite uma visão dos fatos numa abordagem muito mais ampla e, por isso mesmo, muito mais aproximada do real. Passada a influência dos ideais positivistas que nortearam a historiografia nas primeiras décadas do século XX, também a literatura tem servido de apoio aos trabalhos historiográficos. Considera-se que as obras de Machado de Assis, constituem-se em fontes documentais importantes que souberam retratar, ainda que ficcionalmente, de maneira precisa a realidade social do Brasil. No caso da história das mulheres, há que se considerar que até antes da segunda metade do século XX elas eram figuras pouco presentes nos relatos oficiais, de modo que buscar na literatura um respaldo para esses estudos do feminino aparecem como sendo uma metodologia muito importante para se reconstituir práticas e representações de uma época. Nos dias atuais, cada vez mais voltados à igualdade entre os gêneros, os estudos sobre as mulheres se tornam imperativas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-22T19:14:29Z2019-08-22T19:14:29Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2111porOLIVEIRA, Patrícia Alves deSILVA, Tania Maria Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T18:57:44Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2111Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T18:57:44Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv AS MULHERES NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS: RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA
title AS MULHERES NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS: RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA
spellingShingle AS MULHERES NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS: RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA
OLIVEIRA, Patrícia Alves de
História
Literatura
Machado de Assis
Mulheres
title_short AS MULHERES NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS: RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA
title_full AS MULHERES NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS: RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA
title_fullStr AS MULHERES NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS: RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA
title_full_unstemmed AS MULHERES NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS: RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA
title_sort AS MULHERES NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS: RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA
author OLIVEIRA, Patrícia Alves de
author_facet OLIVEIRA, Patrícia Alves de
SILVA, Tania Maria Gomes da
author_role author
author2 SILVA, Tania Maria Gomes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Patrícia Alves de
SILVA, Tania Maria Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv História
Literatura
Machado de Assis
Mulheres
topic História
Literatura
Machado de Assis
Mulheres
description Esse estudo, de caráter bibliográfico, objetiva discutir a figura feminina na obra de Machado de Assis. Para atender a esse propósito, analisa modos de comportamento femininos no século XIX e início do século XX na perspectiva teórica dos estudos culturais e de gênero, servindo da literatura como registro documental da época, numa interlocução com a história. Como objetivos específicos, pretende apresentar textos literários machadianos que discutam vivências e representações femininas na sociedade brasileira do período analisado, comentar aspectos da vida social das mulheres e possibilitar uma discussão integrada da história e da literatura. As obras escolhidas para análise foram: Helena (1876), Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899). A interdisciplinaridade tem sido vista, nas últimas décadas, como uma importante ferramenta do conhecimento. No caso da história, o diálogo com a antropologia, a sociologia, a psicologia, tem sido extremamente salutar, uma vez que permite uma visão dos fatos numa abordagem muito mais ampla e, por isso mesmo, muito mais aproximada do real. Passada a influência dos ideais positivistas que nortearam a historiografia nas primeiras décadas do século XX, também a literatura tem servido de apoio aos trabalhos historiográficos. Considera-se que as obras de Machado de Assis, constituem-se em fontes documentais importantes que souberam retratar, ainda que ficcionalmente, de maneira precisa a realidade social do Brasil. No caso da história das mulheres, há que se considerar que até antes da segunda metade do século XX elas eram figuras pouco presentes nos relatos oficiais, de modo que buscar na literatura um respaldo para esses estudos do feminino aparecem como sendo uma metodologia muito importante para se reconstituir práticas e representações de uma época. Nos dias atuais, cada vez mais voltados à igualdade entre os gêneros, os estudos sobre as mulheres se tornam imperativas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-22T19:14:29Z
2019-08-22T19:14:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2111
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098733252902912