A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEUMANN, Sofia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SAUCEDO, Kellys Regina Rodio, STRIEDER, Dulce Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2472
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise da concepção de ciência de professores dos anos iniciais. A pesquisa de viés qualitativo teve por instrumento de coleta de dados um questionário de perguntas abertas, aplicado a onze professores que atuam nos anos iniciais, em uma escola municipal de Santa Helena-PR. O principal objetivo era o de compreender a visão de ciência destes profissionais e como estes percebem a ciência em relação ao desenvolvimento da sociedade. As respostas obtidas foram organizadas em categorias e os resultados analisados com base em bibliografia especializada na temática. Os resultados indicam que há uma ampla consciência sobre os prejuízos provocados pelo uso descontrolado dos recursos naturais e que os professores participantes conhecem os conceitos de sustentabilidade. Entretanto, a concepção de ciência está muito próxima de uma visão positivista, denotando a necessidade de formação continuada acerca de questões que problematizem a natureza da produção do conhecimento científico.
id UNICESU-1_c92b5aa4d58286d4afb37c1f08894f7f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2472
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEnsino de CiênciasAnos IniciaisConcepção de CiênciaFormação docenteO presente artigo apresenta uma análise da concepção de ciência de professores dos anos iniciais. A pesquisa de viés qualitativo teve por instrumento de coleta de dados um questionário de perguntas abertas, aplicado a onze professores que atuam nos anos iniciais, em uma escola municipal de Santa Helena-PR. O principal objetivo era o de compreender a visão de ciência destes profissionais e como estes percebem a ciência em relação ao desenvolvimento da sociedade. As respostas obtidas foram organizadas em categorias e os resultados analisados com base em bibliografia especializada na temática. Os resultados indicam que há uma ampla consciência sobre os prejuízos provocados pelo uso descontrolado dos recursos naturais e que os professores participantes conhecem os conceitos de sustentabilidade. Entretanto, a concepção de ciência está muito próxima de uma visão positivista, denotando a necessidade de formação continuada acerca de questões que problematizem a natureza da produção do conhecimento científico.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-13T13:16:33Z2019-09-13T13:16:33Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2472porNEUMANN, SofiaSAUCEDO, Kellys Regina RodioSTRIEDER, Dulce Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:41:16Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2472Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:41:16Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
NEUMANN, Sofia
Ensino de Ciências
Anos Iniciais
Concepção de Ciência
Formação docente
title_short A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author NEUMANN, Sofia
author_facet NEUMANN, Sofia
SAUCEDO, Kellys Regina Rodio
STRIEDER, Dulce Maria
author_role author
author2 SAUCEDO, Kellys Regina Rodio
STRIEDER, Dulce Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NEUMANN, Sofia
SAUCEDO, Kellys Regina Rodio
STRIEDER, Dulce Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Anos Iniciais
Concepção de Ciência
Formação docente
topic Ensino de Ciências
Anos Iniciais
Concepção de Ciência
Formação docente
description O presente artigo apresenta uma análise da concepção de ciência de professores dos anos iniciais. A pesquisa de viés qualitativo teve por instrumento de coleta de dados um questionário de perguntas abertas, aplicado a onze professores que atuam nos anos iniciais, em uma escola municipal de Santa Helena-PR. O principal objetivo era o de compreender a visão de ciência destes profissionais e como estes percebem a ciência em relação ao desenvolvimento da sociedade. As respostas obtidas foram organizadas em categorias e os resultados analisados com base em bibliografia especializada na temática. Os resultados indicam que há uma ampla consciência sobre os prejuízos provocados pelo uso descontrolado dos recursos naturais e que os professores participantes conhecem os conceitos de sustentabilidade. Entretanto, a concepção de ciência está muito próxima de uma visão positivista, denotando a necessidade de formação continuada acerca de questões que problematizem a natureza da produção do conhecimento científico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-13T13:16:33Z
2019-09-13T13:16:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2472
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098730929258496