A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2472 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma análise da concepção de ciência de professores dos anos iniciais. A pesquisa de viés qualitativo teve por instrumento de coleta de dados um questionário de perguntas abertas, aplicado a onze professores que atuam nos anos iniciais, em uma escola municipal de Santa Helena-PR. O principal objetivo era o de compreender a visão de ciência destes profissionais e como estes percebem a ciência em relação ao desenvolvimento da sociedade. As respostas obtidas foram organizadas em categorias e os resultados analisados com base em bibliografia especializada na temática. Os resultados indicam que há uma ampla consciência sobre os prejuízos provocados pelo uso descontrolado dos recursos naturais e que os professores participantes conhecem os conceitos de sustentabilidade. Entretanto, a concepção de ciência está muito próxima de uma visão positivista, denotando a necessidade de formação continuada acerca de questões que problematizem a natureza da produção do conhecimento científico. |
id |
UNICESU-1_c92b5aa4d58286d4afb37c1f08894f7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2472 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEnsino de CiênciasAnos IniciaisConcepção de CiênciaFormação docenteO presente artigo apresenta uma análise da concepção de ciência de professores dos anos iniciais. A pesquisa de viés qualitativo teve por instrumento de coleta de dados um questionário de perguntas abertas, aplicado a onze professores que atuam nos anos iniciais, em uma escola municipal de Santa Helena-PR. O principal objetivo era o de compreender a visão de ciência destes profissionais e como estes percebem a ciência em relação ao desenvolvimento da sociedade. As respostas obtidas foram organizadas em categorias e os resultados analisados com base em bibliografia especializada na temática. Os resultados indicam que há uma ampla consciência sobre os prejuízos provocados pelo uso descontrolado dos recursos naturais e que os professores participantes conhecem os conceitos de sustentabilidade. Entretanto, a concepção de ciência está muito próxima de uma visão positivista, denotando a necessidade de formação continuada acerca de questões que problematizem a natureza da produção do conhecimento científico.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-13T13:16:33Z2019-09-13T13:16:33Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2472porNEUMANN, SofiaSAUCEDO, Kellys Regina RodioSTRIEDER, Dulce Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:41:16Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2472Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:41:16Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NEUMANN, Sofia Ensino de Ciências Anos Iniciais Concepção de Ciência Formação docente |
title_short |
A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
NEUMANN, Sofia |
author_facet |
NEUMANN, Sofia SAUCEDO, Kellys Regina Rodio STRIEDER, Dulce Maria |
author_role |
author |
author2 |
SAUCEDO, Kellys Regina Rodio STRIEDER, Dulce Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NEUMANN, Sofia SAUCEDO, Kellys Regina Rodio STRIEDER, Dulce Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Anos Iniciais Concepção de Ciência Formação docente |
topic |
Ensino de Ciências Anos Iniciais Concepção de Ciência Formação docente |
description |
O presente artigo apresenta uma análise da concepção de ciência de professores dos anos iniciais. A pesquisa de viés qualitativo teve por instrumento de coleta de dados um questionário de perguntas abertas, aplicado a onze professores que atuam nos anos iniciais, em uma escola municipal de Santa Helena-PR. O principal objetivo era o de compreender a visão de ciência destes profissionais e como estes percebem a ciência em relação ao desenvolvimento da sociedade. As respostas obtidas foram organizadas em categorias e os resultados analisados com base em bibliografia especializada na temática. Os resultados indicam que há uma ampla consciência sobre os prejuízos provocados pelo uso descontrolado dos recursos naturais e que os professores participantes conhecem os conceitos de sustentabilidade. Entretanto, a concepção de ciência está muito próxima de uma visão positivista, denotando a necessidade de formação continuada acerca de questões que problematizem a natureza da produção do conhecimento científico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03 2019-09-13T13:16:33Z 2019-09-13T13:16:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2472 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098730929258496 |