NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4473 |
Resumo: | Este trabalho tem a intenção de apresentar uma das atividades desenvolvidas durante exercício da docência de uma das bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Pedagogia (CAPES/MEC/UNIOESTE), no ano de 2012. O projeto atrelado ao curso de Pedagogia denominado Vivenciando a escola: incentivo a prática docente teve início em 2007 e foi institucionalizado em 2009. Atualmente participam do PIBID de Pedagogia 15 bolsistas (12 acadêmicos, 2 supervisoras de escolas municipais e uma coordenadora de área) com o objetivo de valorização e permanência dos egressos na licenciatura. Os resultados indicaram que a docência exige do professor enfrentamentos cotidianos relacionados ao conhecimento espontâneo dos alunos, cuja resposta nem sempre é imediata, mas requer a problematização dos saberes iniciais atrelados a prática cotidiana, num processo de autoformação e (re)elaboração desses conhecimentos. |
id |
UNICESU-1_cb25f6479fe8b5580d30f5c772b8fd33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4473 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEOEnsino fundamentalConhecimento espontâneoContos infantisEste trabalho tem a intenção de apresentar uma das atividades desenvolvidas durante exercício da docência de uma das bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Pedagogia (CAPES/MEC/UNIOESTE), no ano de 2012. O projeto atrelado ao curso de Pedagogia denominado Vivenciando a escola: incentivo a prática docente teve início em 2007 e foi institucionalizado em 2009. Atualmente participam do PIBID de Pedagogia 15 bolsistas (12 acadêmicos, 2 supervisoras de escolas municipais e uma coordenadora de área) com o objetivo de valorização e permanência dos egressos na licenciatura. Os resultados indicaram que a docência exige do professor enfrentamentos cotidianos relacionados ao conhecimento espontâneo dos alunos, cuja resposta nem sempre é imediata, mas requer a problematização dos saberes iniciais atrelados a prática cotidiana, num processo de autoformação e (re)elaboração desses conhecimentos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-21T19:37:25Z2020-01-21T19:37:25Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4473porENISWELER, Kely CristinaSAUCEDO, Kellys Regina RodioPIRES, Elocir Aparecida Correainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:04:42Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4473Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:04:42Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO |
title |
NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO |
spellingShingle |
NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO ENISWELER, Kely Cristina Ensino fundamental Conhecimento espontâneo Contos infantis |
title_short |
NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO |
title_full |
NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO |
title_fullStr |
NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO |
title_full_unstemmed |
NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO |
title_sort |
NAS LINHAS CURRÍCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO |
author |
ENISWELER, Kely Cristina |
author_facet |
ENISWELER, Kely Cristina SAUCEDO, Kellys Regina Rodio PIRES, Elocir Aparecida Correa |
author_role |
author |
author2 |
SAUCEDO, Kellys Regina Rodio PIRES, Elocir Aparecida Correa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ENISWELER, Kely Cristina SAUCEDO, Kellys Regina Rodio PIRES, Elocir Aparecida Correa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Conhecimento espontâneo Contos infantis |
topic |
Ensino fundamental Conhecimento espontâneo Contos infantis |
description |
Este trabalho tem a intenção de apresentar uma das atividades desenvolvidas durante exercício da docência de uma das bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Pedagogia (CAPES/MEC/UNIOESTE), no ano de 2012. O projeto atrelado ao curso de Pedagogia denominado Vivenciando a escola: incentivo a prática docente teve início em 2007 e foi institucionalizado em 2009. Atualmente participam do PIBID de Pedagogia 15 bolsistas (12 acadêmicos, 2 supervisoras de escolas municipais e uma coordenadora de área) com o objetivo de valorização e permanência dos egressos na licenciatura. Os resultados indicaram que a docência exige do professor enfrentamentos cotidianos relacionados ao conhecimento espontâneo dos alunos, cuja resposta nem sempre é imediata, mas requer a problematização dos saberes iniciais atrelados a prática cotidiana, num processo de autoformação e (re)elaboração desses conhecimentos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-22 2020-01-21T19:37:25Z 2020-01-21T19:37:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-603-4 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4473 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-603-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805309717671575552 |