A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5405 |
Resumo: | As Diretrizes Curriculares Nacionais para a área de Saúde serviram de indutores às instituições de ensino para a integração ao SUS e para adoção de novos currículos e estratégias pedagógica inovadoras, considerando o aluno como sujeito e protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem. No entanto, tais mudanças ainda são lentas nos cursos de Enfermagem. Nesse sentido, identificar como cursos de enfermagem têm se preocupado em impulsionar tais mudanças na formação dos profissionais,como são orientadas as práticas integradoras para o SUS, e como se organiza a orientação pedagógica são fundamentais para a qualidade da atenção a saúde. Diante disso, o trabalho tem como objetivo analisar os de planos de ensino, os trabalhos de conclusão de curso e os roteiros das práticas clínicas do curso de enfermagem do CESUMAR, buscando identificar sinalizadores de orientação para o SUS, (ensino, gestão, atenção, controle social). Os dados foram coletados em planilhas e analisados de acordo com o referencial teórico de Bardin. Observou-se que Atenção a Saúde é referencia na elaboração dos TCC, evidenciando que outros temas devem mais explorados, os planos de ensino do 1º e 2º ano merecem atenção especial no que se refere à integração dos temas do eixo de suas respectivas series, e os roteiros de praticas mostram claramente o alinhamento aos conceitos do SUS, pois valorizam a integração com os serviços da rede publica e permite ampla participação do alunado. A pesquisa contribui desta forma para ajustes e reorientação das atividades no curso. |
id |
UNICESU-1_cb7d0a8b36be97a55113864bef3b29f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5405 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUSAtenção básicaRecursos humanosSistema Único de SaúdeAs Diretrizes Curriculares Nacionais para a área de Saúde serviram de indutores às instituições de ensino para a integração ao SUS e para adoção de novos currículos e estratégias pedagógica inovadoras, considerando o aluno como sujeito e protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem. No entanto, tais mudanças ainda são lentas nos cursos de Enfermagem. Nesse sentido, identificar como cursos de enfermagem têm se preocupado em impulsionar tais mudanças na formação dos profissionais,como são orientadas as práticas integradoras para o SUS, e como se organiza a orientação pedagógica são fundamentais para a qualidade da atenção a saúde. Diante disso, o trabalho tem como objetivo analisar os de planos de ensino, os trabalhos de conclusão de curso e os roteiros das práticas clínicas do curso de enfermagem do CESUMAR, buscando identificar sinalizadores de orientação para o SUS, (ensino, gestão, atenção, controle social). Os dados foram coletados em planilhas e analisados de acordo com o referencial teórico de Bardin. Observou-se que Atenção a Saúde é referencia na elaboração dos TCC, evidenciando que outros temas devem mais explorados, os planos de ensino do 1º e 2º ano merecem atenção especial no que se refere à integração dos temas do eixo de suas respectivas series, e os roteiros de praticas mostram claramente o alinhamento aos conceitos do SUS, pois valorizam a integração com os serviços da rede publica e permite ampla participação do alunado. A pesquisa contribui desta forma para ajustes e reorientação das atividades no curso.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-03-25T17:56:25Z2020-03-25T17:56:25Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5405porSOARES, Lizyanne SaldanhaLIMA, Natalia Máximo SouzaOLIVEIRA, Raquel Gusmãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:41:27Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5405Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:41:27Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS |
title |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS |
spellingShingle |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS SOARES, Lizyanne Saldanha Atenção básica Recursos humanos Sistema Único de Saúde |
title_short |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS |
title_full |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS |
title_fullStr |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS |
title_full_unstemmed |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS |
title_sort |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS |
author |
SOARES, Lizyanne Saldanha |
author_facet |
SOARES, Lizyanne Saldanha LIMA, Natalia Máximo Souza OLIVEIRA, Raquel Gusmão |
author_role |
author |
author2 |
LIMA, Natalia Máximo Souza OLIVEIRA, Raquel Gusmão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOARES, Lizyanne Saldanha LIMA, Natalia Máximo Souza OLIVEIRA, Raquel Gusmão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção básica Recursos humanos Sistema Único de Saúde |
topic |
Atenção básica Recursos humanos Sistema Único de Saúde |
description |
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a área de Saúde serviram de indutores às instituições de ensino para a integração ao SUS e para adoção de novos currículos e estratégias pedagógica inovadoras, considerando o aluno como sujeito e protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem. No entanto, tais mudanças ainda são lentas nos cursos de Enfermagem. Nesse sentido, identificar como cursos de enfermagem têm se preocupado em impulsionar tais mudanças na formação dos profissionais,como são orientadas as práticas integradoras para o SUS, e como se organiza a orientação pedagógica são fundamentais para a qualidade da atenção a saúde. Diante disso, o trabalho tem como objetivo analisar os de planos de ensino, os trabalhos de conclusão de curso e os roteiros das práticas clínicas do curso de enfermagem do CESUMAR, buscando identificar sinalizadores de orientação para o SUS, (ensino, gestão, atenção, controle social). Os dados foram coletados em planilhas e analisados de acordo com o referencial teórico de Bardin. Observou-se que Atenção a Saúde é referencia na elaboração dos TCC, evidenciando que outros temas devem mais explorados, os planos de ensino do 1º e 2º ano merecem atenção especial no que se refere à integração dos temas do eixo de suas respectivas series, e os roteiros de praticas mostram claramente o alinhamento aos conceitos do SUS, pois valorizam a integração com os serviços da rede publica e permite ampla participação do alunado. A pesquisa contribui desta forma para ajustes e reorientação das atividades no curso. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-03-25T17:56:25Z 2020-03-25T17:56:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5405 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805309692604317696 |