PERFIL AUDIOLÓGICO DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE WOLFRAM: ESTUDO DE 2 CASOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOMINGOS, Paola Cervantes
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: JUNQUEIRA, Cássia Menin Cabrini
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6796
Resumo: A Síndrome de Wolfram é definida pela presença da associação de diabetes mellitus e atrofia óptica em uma mesma família, frequentemente os sujeitos portadores desta síndrome apresentam perda auditiva sensorioneural, alterações do trato urinário e distúrbios neurológicos. A síndrome ainda é conhecida pela sigla DIDMOAD, caracterizada pela presença de diabetes insipidus, diabetes mellitus em 100% dos casos, atrofia óptica e surdez. No entanto a diabetes mellitus, a mais comumente observada na Síndrome de Wolfram, se caracteriza pela deficiência da produção e/ou ação de insulina. Os sintomas auditivos mais observados nos indivíduos que apresentam a Síndrome de Wolfram e este tipo de diabetes são tonturas, zumbidos, perda auditiva sensorioneural bilateral afetando principalmente as freqüências altas, com perda progressiva até as baixas freqüências. A perda auditiva inicia-se nas três primeiras décadas de vida, mas poucos pacientes tornam-se completamente surdos e muitos pacientes se beneficiam de aparelho auditivo. Este estudo tem como objetivo caracterizar a audição de dois sujeitos com Síndrome de Wolfram visando minimizar os efeitos da privação auditiva nestes indivíduos. Após encaminhamento ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar para aprovação e mediante esclarecimento do objetivo da pesquisa, bem como o consentimento através de assinatura, o levantamento dos dados será obtido por meio de um questionário sobre a saúde geral e auditiva de dois indivíduos com vínculo consangüíneo (irmãs) do sexo feminino, sendo uma de 22 anos e a outra de 25 anos, portadoras da Síndrome de Wolfram, inspeção do meato acústico externo, audiometria e imitancio acústica. De acordo com a literatura compulsada, espera-se que na avaliação audiológica os resultados demonstrem uma alteração auditiva do tipo sensorioneural bilateral, podendo apresentar ainda sintomas como zumbido, tontura e sensação de plenitude auricular.
id UNICESU-1_cc13b93d92b3a141c8d4a350b9ede529
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6796
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PERFIL AUDIOLÓGICO DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE WOLFRAM: ESTUDO DE 2 CASOSAudiometriaImitancio acústicaSíndrome de wolframA Síndrome de Wolfram é definida pela presença da associação de diabetes mellitus e atrofia óptica em uma mesma família, frequentemente os sujeitos portadores desta síndrome apresentam perda auditiva sensorioneural, alterações do trato urinário e distúrbios neurológicos. A síndrome ainda é conhecida pela sigla DIDMOAD, caracterizada pela presença de diabetes insipidus, diabetes mellitus em 100% dos casos, atrofia óptica e surdez. No entanto a diabetes mellitus, a mais comumente observada na Síndrome de Wolfram, se caracteriza pela deficiência da produção e/ou ação de insulina. Os sintomas auditivos mais observados nos indivíduos que apresentam a Síndrome de Wolfram e este tipo de diabetes são tonturas, zumbidos, perda auditiva sensorioneural bilateral afetando principalmente as freqüências altas, com perda progressiva até as baixas freqüências. A perda auditiva inicia-se nas três primeiras décadas de vida, mas poucos pacientes tornam-se completamente surdos e muitos pacientes se beneficiam de aparelho auditivo. Este estudo tem como objetivo caracterizar a audição de dois sujeitos com Síndrome de Wolfram visando minimizar os efeitos da privação auditiva nestes indivíduos. Após encaminhamento ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar para aprovação e mediante esclarecimento do objetivo da pesquisa, bem como o consentimento através de assinatura, o levantamento dos dados será obtido por meio de um questionário sobre a saúde geral e auditiva de dois indivíduos com vínculo consangüíneo (irmãs) do sexo feminino, sendo uma de 22 anos e a outra de 25 anos, portadoras da Síndrome de Wolfram, inspeção do meato acústico externo, audiometria e imitancio acústica. De acordo com a literatura compulsada, espera-se que na avaliação audiológica os resultados demonstrem uma alteração auditiva do tipo sensorioneural bilateral, podendo apresentar ainda sintomas como zumbido, tontura e sensação de plenitude auricular.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-27T11:21:14Z2007-10-232021-01-27T11:21:14Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6796porDOMINGOS, Paola CervantesJUNQUEIRA, Cássia Menin Cabriniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-07-05T18:51:08Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6796Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-07-05T18:51:08Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL AUDIOLÓGICO DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE WOLFRAM: ESTUDO DE 2 CASOS
title PERFIL AUDIOLÓGICO DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE WOLFRAM: ESTUDO DE 2 CASOS
spellingShingle PERFIL AUDIOLÓGICO DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE WOLFRAM: ESTUDO DE 2 CASOS
DOMINGOS, Paola Cervantes
Audiometria
Imitancio acústica
Síndrome de wolfram
title_short PERFIL AUDIOLÓGICO DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE WOLFRAM: ESTUDO DE 2 CASOS
title_full PERFIL AUDIOLÓGICO DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE WOLFRAM: ESTUDO DE 2 CASOS
title_fullStr PERFIL AUDIOLÓGICO DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE WOLFRAM: ESTUDO DE 2 CASOS
title_full_unstemmed PERFIL AUDIOLÓGICO DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE WOLFRAM: ESTUDO DE 2 CASOS
title_sort PERFIL AUDIOLÓGICO DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE WOLFRAM: ESTUDO DE 2 CASOS
author DOMINGOS, Paola Cervantes
author_facet DOMINGOS, Paola Cervantes
JUNQUEIRA, Cássia Menin Cabrini
author_role author
author2 JUNQUEIRA, Cássia Menin Cabrini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DOMINGOS, Paola Cervantes
JUNQUEIRA, Cássia Menin Cabrini
dc.subject.por.fl_str_mv Audiometria
Imitancio acústica
Síndrome de wolfram
topic Audiometria
Imitancio acústica
Síndrome de wolfram
description A Síndrome de Wolfram é definida pela presença da associação de diabetes mellitus e atrofia óptica em uma mesma família, frequentemente os sujeitos portadores desta síndrome apresentam perda auditiva sensorioneural, alterações do trato urinário e distúrbios neurológicos. A síndrome ainda é conhecida pela sigla DIDMOAD, caracterizada pela presença de diabetes insipidus, diabetes mellitus em 100% dos casos, atrofia óptica e surdez. No entanto a diabetes mellitus, a mais comumente observada na Síndrome de Wolfram, se caracteriza pela deficiência da produção e/ou ação de insulina. Os sintomas auditivos mais observados nos indivíduos que apresentam a Síndrome de Wolfram e este tipo de diabetes são tonturas, zumbidos, perda auditiva sensorioneural bilateral afetando principalmente as freqüências altas, com perda progressiva até as baixas freqüências. A perda auditiva inicia-se nas três primeiras décadas de vida, mas poucos pacientes tornam-se completamente surdos e muitos pacientes se beneficiam de aparelho auditivo. Este estudo tem como objetivo caracterizar a audição de dois sujeitos com Síndrome de Wolfram visando minimizar os efeitos da privação auditiva nestes indivíduos. Após encaminhamento ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar para aprovação e mediante esclarecimento do objetivo da pesquisa, bem como o consentimento através de assinatura, o levantamento dos dados será obtido por meio de um questionário sobre a saúde geral e auditiva de dois indivíduos com vínculo consangüíneo (irmãs) do sexo feminino, sendo uma de 22 anos e a outra de 25 anos, portadoras da Síndrome de Wolfram, inspeção do meato acústico externo, audiometria e imitancio acústica. De acordo com a literatura compulsada, espera-se que na avaliação audiológica os resultados demonstrem uma alteração auditiva do tipo sensorioneural bilateral, podendo apresentar ainda sintomas como zumbido, tontura e sensação de plenitude auricular.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-27T11:21:14Z
2021-01-27T11:21:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6796
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098698439131136