A MÚSICA DE PROTESTO COMO FORMA DE EXPRESSÃO NA DÉCADA DE 60
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3536 |
Resumo: | Em 1964 instaurou-se no Brasil a ditadura militar, governo marcado pela censura e supressão da liberdade de expressão. Pessoas e grupos que demonstrassem descontentamento contra o regime eram duramente reprimidas, expor a opinião tornou- se proibido. Por meio do método dedutivo, na qual realizou- se a análise de livros, documentários, sites e músicas, buscou- se demonstrar como a música de protesto, que teve maior alcance por meio dos Festivais de Música Popular que aconteceram entre 1965 e 1969 televisionados inicialmente pela TV Excelsior e posteriormente pela TV Record, tornou- se a arma dos jovens e estudantes para protestarem contra as atrocidades cometidas durante a ditadura militar. Estes festivais foram marcados pela torcida que utilizavam de vaias, cartazes e faixas para torcerem por suas canções prediletas, mas principalmente pelas canções marcantes que continham mensagens de denúncia contra o regime, e abertamente defendidas pela torcida ávida a protestar e questionar. Visto isto, tem por resultado que a música deixou de ser apenas uma forma de entretenimento e passou a ser vista como uma ferramenta de contestação. |
id |
UNICESU-1_d2348ee4a13eeda729b91cdce52ccaad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3536 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A MÚSICA DE PROTESTO COMO FORMA DE EXPRESSÃO NA DÉCADA DE 60Festival de músicaLiberdade de expressãoMúsica de protestoTorcidaEm 1964 instaurou-se no Brasil a ditadura militar, governo marcado pela censura e supressão da liberdade de expressão. Pessoas e grupos que demonstrassem descontentamento contra o regime eram duramente reprimidas, expor a opinião tornou- se proibido. Por meio do método dedutivo, na qual realizou- se a análise de livros, documentários, sites e músicas, buscou- se demonstrar como a música de protesto, que teve maior alcance por meio dos Festivais de Música Popular que aconteceram entre 1965 e 1969 televisionados inicialmente pela TV Excelsior e posteriormente pela TV Record, tornou- se a arma dos jovens e estudantes para protestarem contra as atrocidades cometidas durante a ditadura militar. Estes festivais foram marcados pela torcida que utilizavam de vaias, cartazes e faixas para torcerem por suas canções prediletas, mas principalmente pelas canções marcantes que continham mensagens de denúncia contra o regime, e abertamente defendidas pela torcida ávida a protestar e questionar. Visto isto, tem por resultado que a música deixou de ser apenas uma forma de entretenimento e passou a ser vista como uma ferramenta de contestação.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T18:11:18Z2019-12-11T18:11:18Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3536porPEREIRA, Camila Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:16:45Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3536Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:16:45Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MÚSICA DE PROTESTO COMO FORMA DE EXPRESSÃO NA DÉCADA DE 60 |
title |
A MÚSICA DE PROTESTO COMO FORMA DE EXPRESSÃO NA DÉCADA DE 60 |
spellingShingle |
A MÚSICA DE PROTESTO COMO FORMA DE EXPRESSÃO NA DÉCADA DE 60 PEREIRA, Camila Almeida Festival de música Liberdade de expressão Música de protesto Torcida |
title_short |
A MÚSICA DE PROTESTO COMO FORMA DE EXPRESSÃO NA DÉCADA DE 60 |
title_full |
A MÚSICA DE PROTESTO COMO FORMA DE EXPRESSÃO NA DÉCADA DE 60 |
title_fullStr |
A MÚSICA DE PROTESTO COMO FORMA DE EXPRESSÃO NA DÉCADA DE 60 |
title_full_unstemmed |
A MÚSICA DE PROTESTO COMO FORMA DE EXPRESSÃO NA DÉCADA DE 60 |
title_sort |
A MÚSICA DE PROTESTO COMO FORMA DE EXPRESSÃO NA DÉCADA DE 60 |
author |
PEREIRA, Camila Almeida |
author_facet |
PEREIRA, Camila Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Camila Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Festival de música Liberdade de expressão Música de protesto Torcida |
topic |
Festival de música Liberdade de expressão Música de protesto Torcida |
description |
Em 1964 instaurou-se no Brasil a ditadura militar, governo marcado pela censura e supressão da liberdade de expressão. Pessoas e grupos que demonstrassem descontentamento contra o regime eram duramente reprimidas, expor a opinião tornou- se proibido. Por meio do método dedutivo, na qual realizou- se a análise de livros, documentários, sites e músicas, buscou- se demonstrar como a música de protesto, que teve maior alcance por meio dos Festivais de Música Popular que aconteceram entre 1965 e 1969 televisionados inicialmente pela TV Excelsior e posteriormente pela TV Record, tornou- se a arma dos jovens e estudantes para protestarem contra as atrocidades cometidas durante a ditadura militar. Estes festivais foram marcados pela torcida que utilizavam de vaias, cartazes e faixas para torcerem por suas canções prediletas, mas principalmente pelas canções marcantes que continham mensagens de denúncia contra o regime, e abertamente defendidas pela torcida ávida a protestar e questionar. Visto isto, tem por resultado que a música deixou de ser apenas uma forma de entretenimento e passou a ser vista como uma ferramenta de contestação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11T18:11:18Z 2019-12-11T18:11:18Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3536 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805309704265531392 |