PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA REDE PRIVADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREGIERI, Sílvia de Souza
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7801
Resumo: O estágio supervisionado é uma exigência de suma importância e avalia a competência do formando na profissão que pretende assumir. Apresentamos aqui uma parte do estágio, denominado Projeto Reforço escolar. O projeto serviu de apoio no ensino da língua portuguesa, com alunos de 5ª a 7ª séries, retomando conteúdos anteriormente ministrados em sala de aula pelo professor titular de cada turma. Teve como objetivo auxiliar no ensino de língua, instrumentalizando os alunos à leitura, análise e interpretação de textos. O processo acontecia da seguinte forma: os alunos que deixavam de fazer mais de duas tarefas durante a semana tinham sua apostila carimbada e eram convidados a assistirem à aula do projeto, no sábado seguinte. O não-comparecimento às aulas de sábado, acarretava em advertência. Aqueles que tinham a atividade comprovada aos sábados, não recebiam notificação. O convite era estendido aos demais que quisessem participar das aulas do projeto. A turma para quem ministramos as aulas era de 6ª série, de uma escola da rede privada, aos sábados, das 8 às 10h, nas instalações do próprio colégio. O projeto foi a primeira etapa que realizamos no estágio; o mesmo contribuiu na prática em sala de aula, auxiliando na experiência e elaboração das aulas adquirindo experiência e habilidade para realizarmos um estagio tranquilo nas demais etapas. O projeto reforço escolar exigiu muito do estagiário, pois as aulas eram de análise e interpretação de textos. Utilizamos diversos recursos, como: textos; músicas; charges; poemas; poesias; filmes. Os planejamentos e materiais preparados foram avaliados pelo supervisor de estágio e somente após a verificação é que éramos liberados a entrar em sala. As aulas eram sempre diversificadas e, por isso, exigiam muita competência e responsabilidade do estagiário. Em particular, foi gratificante ter participado do Projeto Reforço Escolar; aprendemos muito a cada aula aplicada, e ensinar para uma quantidade pequena de aluno foi muito bom, pois conseguimos tirar a dificuldade dentro da sala de aula, o que é difícil acontecer em uma turma numerosa, pois, na realidade, o professor nunca consegue suprir a necessidade de todos.
id UNICESU-1_d63c27969b9e80904c36c311e1933e86
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7801
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA REDE PRIVADAInteraçãoAlunosRede privadaO estágio supervisionado é uma exigência de suma importância e avalia a competência do formando na profissão que pretende assumir. Apresentamos aqui uma parte do estágio, denominado Projeto Reforço escolar. O projeto serviu de apoio no ensino da língua portuguesa, com alunos de 5ª a 7ª séries, retomando conteúdos anteriormente ministrados em sala de aula pelo professor titular de cada turma. Teve como objetivo auxiliar no ensino de língua, instrumentalizando os alunos à leitura, análise e interpretação de textos. O processo acontecia da seguinte forma: os alunos que deixavam de fazer mais de duas tarefas durante a semana tinham sua apostila carimbada e eram convidados a assistirem à aula do projeto, no sábado seguinte. O não-comparecimento às aulas de sábado, acarretava em advertência. Aqueles que tinham a atividade comprovada aos sábados, não recebiam notificação. O convite era estendido aos demais que quisessem participar das aulas do projeto. A turma para quem ministramos as aulas era de 6ª série, de uma escola da rede privada, aos sábados, das 8 às 10h, nas instalações do próprio colégio. O projeto foi a primeira etapa que realizamos no estágio; o mesmo contribuiu na prática em sala de aula, auxiliando na experiência e elaboração das aulas adquirindo experiência e habilidade para realizarmos um estagio tranquilo nas demais etapas. O projeto reforço escolar exigiu muito do estagiário, pois as aulas eram de análise e interpretação de textos. Utilizamos diversos recursos, como: textos; músicas; charges; poemas; poesias; filmes. Os planejamentos e materiais preparados foram avaliados pelo supervisor de estágio e somente após a verificação é que éramos liberados a entrar em sala. As aulas eram sempre diversificadas e, por isso, exigiam muita competência e responsabilidade do estagiário. Em particular, foi gratificante ter participado do Projeto Reforço Escolar; aprendemos muito a cada aula aplicada, e ensinar para uma quantidade pequena de aluno foi muito bom, pois conseguimos tirar a dificuldade dentro da sala de aula, o que é difícil acontecer em uma turma numerosa, pois, na realidade, o professor nunca consegue suprir a necessidade de todos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-18T12:52:39Z2021-02-18T12:52:39Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7801porFREGIERI, Sílvia de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-19T06:02:00Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7801Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-19T06:02Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA REDE PRIVADA
title PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA REDE PRIVADA
spellingShingle PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA REDE PRIVADA
FREGIERI, Sílvia de Souza
Interação
Alunos
Rede privada
title_short PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA REDE PRIVADA
title_full PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA REDE PRIVADA
title_fullStr PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA REDE PRIVADA
title_full_unstemmed PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA REDE PRIVADA
title_sort PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA REDE PRIVADA
author FREGIERI, Sílvia de Souza
author_facet FREGIERI, Sílvia de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FREGIERI, Sílvia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Alunos
Rede privada
topic Interação
Alunos
Rede privada
description O estágio supervisionado é uma exigência de suma importância e avalia a competência do formando na profissão que pretende assumir. Apresentamos aqui uma parte do estágio, denominado Projeto Reforço escolar. O projeto serviu de apoio no ensino da língua portuguesa, com alunos de 5ª a 7ª séries, retomando conteúdos anteriormente ministrados em sala de aula pelo professor titular de cada turma. Teve como objetivo auxiliar no ensino de língua, instrumentalizando os alunos à leitura, análise e interpretação de textos. O processo acontecia da seguinte forma: os alunos que deixavam de fazer mais de duas tarefas durante a semana tinham sua apostila carimbada e eram convidados a assistirem à aula do projeto, no sábado seguinte. O não-comparecimento às aulas de sábado, acarretava em advertência. Aqueles que tinham a atividade comprovada aos sábados, não recebiam notificação. O convite era estendido aos demais que quisessem participar das aulas do projeto. A turma para quem ministramos as aulas era de 6ª série, de uma escola da rede privada, aos sábados, das 8 às 10h, nas instalações do próprio colégio. O projeto foi a primeira etapa que realizamos no estágio; o mesmo contribuiu na prática em sala de aula, auxiliando na experiência e elaboração das aulas adquirindo experiência e habilidade para realizarmos um estagio tranquilo nas demais etapas. O projeto reforço escolar exigiu muito do estagiário, pois as aulas eram de análise e interpretação de textos. Utilizamos diversos recursos, como: textos; músicas; charges; poemas; poesias; filmes. Os planejamentos e materiais preparados foram avaliados pelo supervisor de estágio e somente após a verificação é que éramos liberados a entrar em sala. As aulas eram sempre diversificadas e, por isso, exigiam muita competência e responsabilidade do estagiário. Em particular, foi gratificante ter participado do Projeto Reforço Escolar; aprendemos muito a cada aula aplicada, e ensinar para uma quantidade pequena de aluno foi muito bom, pois conseguimos tirar a dificuldade dentro da sala de aula, o que é difícil acontecer em uma turma numerosa, pois, na realidade, o professor nunca consegue suprir a necessidade de todos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2021-02-18T12:52:39Z
2021-02-18T12:52:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7801
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309690380288000