A TRADUÇÃO NA LINGUAGEM ESCRITA INGLÊS - PORTUGUES E A TEXTUALIDADE NO CONTEXTO ACADÊMICO BRASILEIRO: A INFORMATIVIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Soraya Olivio Mattiazzi
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BOGUSZ, Paola Natacha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4209
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo geral identificar e compreender impactos de tradução literal e textualidade em um capítulo do livro científico multidisciplinar, função referencial, e de aspecto social “Urbanismo Sustentável: desenho urbano com a natureza”, de Douglas Faar (2008), tradução em português por Alexandre Salvaterra (2013). O objetivo específico é identificar e compreender: a) tradução literal b) informatividade. A metodologia é análise comparada descritiva lexical- semântica, equivalências de termos, na tradução e análise de conteúdo no fator textual informatividade, qualitativa e quantitativa; tratamento de dados por tabelas, gráficos, quadros e texto; sincrônica e paradigmática; dialética e básica quanto à finalidade; híbrida em: a) tradução: coleta de dados primários, nos livros de Faar, e secundários, dicionários e morfologia gramatical para análise comparativa; b) informatividade: dados primários obtidos no próprio texto. Considerando a diversidade dos países, cultural e níveis de desenvolvimento, e em contribuição às sociedades globalizadas, essa pesquisa se justifica no estímulo científico para universalizar conhecimentos e minimizar conflitos. Espera- se colaborar com a busca de indicadores textuais em prol da revelação do falante e atentar leitores à importância da textualidade. A hipótese é de alta tradução alta literal, alta informatividade, relevante, mas com utilidade comprometida.
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