DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6132 |
Resumo: | A pesquisa que será realizada tem como objetivo compreender as questões hegemônicas relacionadas à violência no filme “Linha de Passe”, observando como se configuram e são retratadas. Na produção cinematográfica brasileira dirigida por Walter Salles e Daniela Thomas, são apresentados diversos temas como, fé, sonhos, problemas de família e violência. O objeto central do trabalho são as relações hegemônicas em torno da forma de violência apresentada no filme. Essas relações envolvem dominação e resistência. A análise do material será realizada em torno da personagem de um motoboy. Ele é o filho mais velho da família. Parte da responsabilidade da casa recai sobre ele. Além dos problemas domésticos, Dênis (motoboy) tem um filho para sustentar. Quando ele se vê sem condições financeiras de cumprir as obrigações e ter os momentos de prazer, influenciado por amigos que são criminosos, entra no crime. Nessa relações conflituosas é que se busca observar os processos de dominação. A aparente resistência, também a ser analisada, parte do personagem para os dominadores. A discussão que é apresentada no trabalho busca trazer definições de identidade e cultura, tendo em vista que os estudos da cultura consideram o contexto sócio-histórico. A partir daí, torna-se importante o esclarecimento sobre o cinema nacional, sobre o contexto no qual se desenvolve o filme e as relações sociais nele presentes. O trabalho se volta à análise das cenas que retratam a violência, tendo como base os estudos culturais latino-americanos, que trabalham as relações hegemônicas e contra-hegemônicas. Espera-se da pesquisa o cumprimento do objetivo principal e dos objetivos específicos, ou seja, compreender as relações hegemônicas, explorar o sentido de cultura como dominação e resistência, compreender o que é hegemonia para os estudos culturais latino-americanos e analisar como se constroem relações de dominação cultural envolvendo a violência. |
id |
UNICESU-1_db8fd4b1fc72c8ba650fe3e419335f53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6132 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSEDominaçãoEstudos culturaisHegemoniaResistênciaViolência.A pesquisa que será realizada tem como objetivo compreender as questões hegemônicas relacionadas à violência no filme “Linha de Passe”, observando como se configuram e são retratadas. Na produção cinematográfica brasileira dirigida por Walter Salles e Daniela Thomas, são apresentados diversos temas como, fé, sonhos, problemas de família e violência. O objeto central do trabalho são as relações hegemônicas em torno da forma de violência apresentada no filme. Essas relações envolvem dominação e resistência. A análise do material será realizada em torno da personagem de um motoboy. Ele é o filho mais velho da família. Parte da responsabilidade da casa recai sobre ele. Além dos problemas domésticos, Dênis (motoboy) tem um filho para sustentar. Quando ele se vê sem condições financeiras de cumprir as obrigações e ter os momentos de prazer, influenciado por amigos que são criminosos, entra no crime. Nessa relações conflituosas é que se busca observar os processos de dominação. A aparente resistência, também a ser analisada, parte do personagem para os dominadores. A discussão que é apresentada no trabalho busca trazer definições de identidade e cultura, tendo em vista que os estudos da cultura consideram o contexto sócio-histórico. A partir daí, torna-se importante o esclarecimento sobre o cinema nacional, sobre o contexto no qual se desenvolve o filme e as relações sociais nele presentes. O trabalho se volta à análise das cenas que retratam a violência, tendo como base os estudos culturais latino-americanos, que trabalham as relações hegemônicas e contra-hegemônicas. Espera-se da pesquisa o cumprimento do objetivo principal e dos objetivos específicos, ou seja, compreender as relações hegemônicas, explorar o sentido de cultura como dominação e resistência, compreender o que é hegemonia para os estudos culturais latino-americanos e analisar como se constroem relações de dominação cultural envolvendo a violência.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-01T17:52:29Z2020-10-01T17:52:29Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6132porZARPELLON, Paulo AndréPIMENTEL, Renata Marcelle Larainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-07-05T19:07:47Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6132Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-07-05T19:07:47Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE |
title |
DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE |
spellingShingle |
DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE ZARPELLON, Paulo André Dominação Estudos culturais Hegemonia Resistência Violência . |
title_short |
DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE |
title_full |
DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE |
title_fullStr |
DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE |
title_full_unstemmed |
DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE |
title_sort |
DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE |
author |
ZARPELLON, Paulo André |
author_facet |
ZARPELLON, Paulo André PIMENTEL, Renata Marcelle Lara |
author_role |
author |
author2 |
PIMENTEL, Renata Marcelle Lara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ZARPELLON, Paulo André PIMENTEL, Renata Marcelle Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dominação Estudos culturais Hegemonia Resistência Violência . |
topic |
Dominação Estudos culturais Hegemonia Resistência Violência . |
description |
A pesquisa que será realizada tem como objetivo compreender as questões hegemônicas relacionadas à violência no filme “Linha de Passe”, observando como se configuram e são retratadas. Na produção cinematográfica brasileira dirigida por Walter Salles e Daniela Thomas, são apresentados diversos temas como, fé, sonhos, problemas de família e violência. O objeto central do trabalho são as relações hegemônicas em torno da forma de violência apresentada no filme. Essas relações envolvem dominação e resistência. A análise do material será realizada em torno da personagem de um motoboy. Ele é o filho mais velho da família. Parte da responsabilidade da casa recai sobre ele. Além dos problemas domésticos, Dênis (motoboy) tem um filho para sustentar. Quando ele se vê sem condições financeiras de cumprir as obrigações e ter os momentos de prazer, influenciado por amigos que são criminosos, entra no crime. Nessa relações conflituosas é que se busca observar os processos de dominação. A aparente resistência, também a ser analisada, parte do personagem para os dominadores. A discussão que é apresentada no trabalho busca trazer definições de identidade e cultura, tendo em vista que os estudos da cultura consideram o contexto sócio-histórico. A partir daí, torna-se importante o esclarecimento sobre o cinema nacional, sobre o contexto no qual se desenvolve o filme e as relações sociais nele presentes. O trabalho se volta à análise das cenas que retratam a violência, tendo como base os estudos culturais latino-americanos, que trabalham as relações hegemônicas e contra-hegemônicas. Espera-se da pesquisa o cumprimento do objetivo principal e dos objetivos específicos, ou seja, compreender as relações hegemônicas, explorar o sentido de cultura como dominação e resistência, compreender o que é hegemonia para os estudos culturais latino-americanos e analisar como se constroem relações de dominação cultural envolvendo a violência. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-10-01T17:52:29Z 2020-10-01T17:52:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091057 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6132 |
identifier_str_mv |
9788561091057 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098697032990720 |