DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZARPELLON, Paulo André
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6132
Resumo: A pesquisa que será realizada tem como objetivo compreender as questões hegemônicas relacionadas à violência no filme “Linha de Passe”, observando como se configuram e são retratadas. Na produção cinematográfica brasileira dirigida por Walter Salles e Daniela Thomas, são apresentados diversos temas como, fé, sonhos, problemas de família e violência. O objeto central do trabalho são as relações hegemônicas em torno da forma de violência apresentada no filme. Essas relações envolvem dominação e resistência. A análise do material será realizada em torno da personagem de um motoboy. Ele é o filho mais velho da família. Parte da responsabilidade da casa recai sobre ele. Além dos problemas domésticos, Dênis (motoboy) tem um filho para sustentar. Quando ele se vê sem condições financeiras de cumprir as obrigações e ter os momentos de prazer, influenciado por amigos que são criminosos, entra no crime. Nessa relações conflituosas é que se busca observar os processos de dominação. A aparente resistência, também a ser analisada, parte do personagem para os dominadores. A discussão que é apresentada no trabalho busca trazer definições de identidade e cultura, tendo em vista que os estudos da cultura consideram o contexto sócio-histórico. A partir daí, torna-se importante o esclarecimento sobre o cinema nacional, sobre o contexto no qual se desenvolve o filme e as relações sociais nele presentes. O trabalho se volta à análise das cenas que retratam a violência, tendo como base os estudos culturais latino-americanos, que trabalham as relações hegemônicas e contra-hegemônicas. Espera-se da pesquisa o cumprimento do objetivo principal e dos objetivos específicos, ou seja, compreender as relações hegemônicas, explorar o sentido de cultura como dominação e resistência, compreender o que é hegemonia para os estudos culturais latino-americanos e analisar como se constroem relações de dominação cultural envolvendo a violência.
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