DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZARPELLON, Paulo André
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6132
Resumo: A pesquisa que será realizada tem como objetivo compreender as questões hegemônicas relacionadas à violência no filme “Linha de Passe”, observando como se configuram e são retratadas. Na produção cinematográfica brasileira dirigida por Walter Salles e Daniela Thomas, são apresentados diversos temas como, fé, sonhos, problemas de família e violência. O objeto central do trabalho são as relações hegemônicas em torno da forma de violência apresentada no filme. Essas relações envolvem dominação e resistência. A análise do material será realizada em torno da personagem de um motoboy. Ele é o filho mais velho da família. Parte da responsabilidade da casa recai sobre ele. Além dos problemas domésticos, Dênis (motoboy) tem um filho para sustentar. Quando ele se vê sem condições financeiras de cumprir as obrigações e ter os momentos de prazer, influenciado por amigos que são criminosos, entra no crime. Nessa relações conflituosas é que se busca observar os processos de dominação. A aparente resistência, também a ser analisada, parte do personagem para os dominadores. A discussão que é apresentada no trabalho busca trazer definições de identidade e cultura, tendo em vista que os estudos da cultura consideram o contexto sócio-histórico. A partir daí, torna-se importante o esclarecimento sobre o cinema nacional, sobre o contexto no qual se desenvolve o filme e as relações sociais nele presentes. O trabalho se volta à análise das cenas que retratam a violência, tendo como base os estudos culturais latino-americanos, que trabalham as relações hegemônicas e contra-hegemônicas. Espera-se da pesquisa o cumprimento do objetivo principal e dos objetivos específicos, ou seja, compreender as relações hegemônicas, explorar o sentido de cultura como dominação e resistência, compreender o que é hegemonia para os estudos culturais latino-americanos e analisar como se constroem relações de dominação cultural envolvendo a violência.
id UNICESU-1_db8fd4b1fc72c8ba650fe3e419335f53
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6132
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSEDominaçãoEstudos culturaisHegemoniaResistênciaViolência.A pesquisa que será realizada tem como objetivo compreender as questões hegemônicas relacionadas à violência no filme “Linha de Passe”, observando como se configuram e são retratadas. Na produção cinematográfica brasileira dirigida por Walter Salles e Daniela Thomas, são apresentados diversos temas como, fé, sonhos, problemas de família e violência. O objeto central do trabalho são as relações hegemônicas em torno da forma de violência apresentada no filme. Essas relações envolvem dominação e resistência. A análise do material será realizada em torno da personagem de um motoboy. Ele é o filho mais velho da família. Parte da responsabilidade da casa recai sobre ele. Além dos problemas domésticos, Dênis (motoboy) tem um filho para sustentar. Quando ele se vê sem condições financeiras de cumprir as obrigações e ter os momentos de prazer, influenciado por amigos que são criminosos, entra no crime. Nessa relações conflituosas é que se busca observar os processos de dominação. A aparente resistência, também a ser analisada, parte do personagem para os dominadores. A discussão que é apresentada no trabalho busca trazer definições de identidade e cultura, tendo em vista que os estudos da cultura consideram o contexto sócio-histórico. A partir daí, torna-se importante o esclarecimento sobre o cinema nacional, sobre o contexto no qual se desenvolve o filme e as relações sociais nele presentes. O trabalho se volta à análise das cenas que retratam a violência, tendo como base os estudos culturais latino-americanos, que trabalham as relações hegemônicas e contra-hegemônicas. Espera-se da pesquisa o cumprimento do objetivo principal e dos objetivos específicos, ou seja, compreender as relações hegemônicas, explorar o sentido de cultura como dominação e resistência, compreender o que é hegemonia para os estudos culturais latino-americanos e analisar como se constroem relações de dominação cultural envolvendo a violência.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-01T17:52:29Z2020-10-01T17:52:29Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6132porZARPELLON, Paulo AndréPIMENTEL, Renata Marcelle Larainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-07-05T19:07:47Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6132Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-07-05T19:07:47Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE
title DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE
spellingShingle DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE
ZARPELLON, Paulo André
Dominação
Estudos culturais
Hegemonia
Resistência
Violência
.
title_short DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE
title_full DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE
title_fullStr DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE
title_full_unstemmed DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE
title_sort DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE
author ZARPELLON, Paulo André
author_facet ZARPELLON, Paulo André
PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
author_role author
author2 PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZARPELLON, Paulo André
PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Dominação
Estudos culturais
Hegemonia
Resistência
Violência
.
topic Dominação
Estudos culturais
Hegemonia
Resistência
Violência
.
description A pesquisa que será realizada tem como objetivo compreender as questões hegemônicas relacionadas à violência no filme “Linha de Passe”, observando como se configuram e são retratadas. Na produção cinematográfica brasileira dirigida por Walter Salles e Daniela Thomas, são apresentados diversos temas como, fé, sonhos, problemas de família e violência. O objeto central do trabalho são as relações hegemônicas em torno da forma de violência apresentada no filme. Essas relações envolvem dominação e resistência. A análise do material será realizada em torno da personagem de um motoboy. Ele é o filho mais velho da família. Parte da responsabilidade da casa recai sobre ele. Além dos problemas domésticos, Dênis (motoboy) tem um filho para sustentar. Quando ele se vê sem condições financeiras de cumprir as obrigações e ter os momentos de prazer, influenciado por amigos que são criminosos, entra no crime. Nessa relações conflituosas é que se busca observar os processos de dominação. A aparente resistência, também a ser analisada, parte do personagem para os dominadores. A discussão que é apresentada no trabalho busca trazer definições de identidade e cultura, tendo em vista que os estudos da cultura consideram o contexto sócio-histórico. A partir daí, torna-se importante o esclarecimento sobre o cinema nacional, sobre o contexto no qual se desenvolve o filme e as relações sociais nele presentes. O trabalho se volta à análise das cenas que retratam a violência, tendo como base os estudos culturais latino-americanos, que trabalham as relações hegemônicas e contra-hegemônicas. Espera-se da pesquisa o cumprimento do objetivo principal e dos objetivos específicos, ou seja, compreender as relações hegemônicas, explorar o sentido de cultura como dominação e resistência, compreender o que é hegemonia para os estudos culturais latino-americanos e analisar como se constroem relações de dominação cultural envolvendo a violência.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-01T17:52:29Z
2020-10-01T17:52:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6132
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309684843806720