PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4581 |
Resumo: | Considerando a liberdade como oportunidade que se proporciona aos indivíduos de escolher os caminhos que desejam trilhar, exercendo efetivamente sua cidadania, observa-se que o que as pessoas podem realizar é, de modo geral, influenciado por melhores chances sociais, poder econômico, escolhas políticas e por requisitos mínimos como saúde, segurança e, foco desta pesquisa, educação básica de qualidade. O objetivo deste estudo é “oferecer propostas que visem a excelência na educação básica oferecida pelo sistema público de ensino,promovendo a qualidade de vida dos municípios que fazem parte do Setentrião Paranaense, incluindo o município de Jaguapitã.” Metodologicamente esta pesquisa se divide em três etapas: uma primeira em que será realizado um piloto com cinco escolas de Maringá, três escolas de Sarandi, uma escola de Ivatuba e uma escola de Jaguapitã, realizando avaliações para estabelecer um diagnóstico da situação dos escolares e posterior aplicação de propostas que visem minorar os problemas encontrados; num segundo momento,o mesmo trabalho será realizado em todos os municípios do Setentrião Paranaense e para a terceira etapa se prevê a elaboração de um plano de ação que contemple as necessidades levantadas nos municípios selecionados. A pesquisa se valerá da abordagem qualitativa e da quantitativa. Os dados coletados a partir da pesquisa documental, da pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo e das entrevistas darão origem às categorias que serão analisadas. Espera-se, após diagnóstico e intervenção, trazer uma contribuição efetiva à educação, pois os aspectos primordiais levantados neste estudo preveem um compromisso com políticas públicas curriculares, tecnológicas e formativas. |
id |
UNICESU-1_e06b29613ed1a29cc39605fc42043dfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4581 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOEducação básicaSetentrião ParanaenseSistema público de ensinoConsiderando a liberdade como oportunidade que se proporciona aos indivíduos de escolher os caminhos que desejam trilhar, exercendo efetivamente sua cidadania, observa-se que o que as pessoas podem realizar é, de modo geral, influenciado por melhores chances sociais, poder econômico, escolhas políticas e por requisitos mínimos como saúde, segurança e, foco desta pesquisa, educação básica de qualidade. O objetivo deste estudo é “oferecer propostas que visem a excelência na educação básica oferecida pelo sistema público de ensino,promovendo a qualidade de vida dos municípios que fazem parte do Setentrião Paranaense, incluindo o município de Jaguapitã.” Metodologicamente esta pesquisa se divide em três etapas: uma primeira em que será realizado um piloto com cinco escolas de Maringá, três escolas de Sarandi, uma escola de Ivatuba e uma escola de Jaguapitã, realizando avaliações para estabelecer um diagnóstico da situação dos escolares e posterior aplicação de propostas que visem minorar os problemas encontrados; num segundo momento,o mesmo trabalho será realizado em todos os municípios do Setentrião Paranaense e para a terceira etapa se prevê a elaboração de um plano de ação que contemple as necessidades levantadas nos municípios selecionados. A pesquisa se valerá da abordagem qualitativa e da quantitativa. Os dados coletados a partir da pesquisa documental, da pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo e das entrevistas darão origem às categorias que serão analisadas. Espera-se, após diagnóstico e intervenção, trazer uma contribuição efetiva à educação, pois os aspectos primordiais levantados neste estudo preveem um compromisso com políticas públicas curriculares, tecnológicas e formativas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-23T16:44:41Z2020-01-23T16:44:41Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4581porBARBOSA, Nathalia LimeiraBRUZAMOLIN, Amanda LouiseBARBOSA, Siderly do Carmo Dahle de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:05:13Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4581Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:05:13Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
title |
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
spellingShingle |
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO BARBOSA, Nathalia Limeira Educação básica Setentrião Paranaense Sistema público de ensino |
title_short |
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
title_full |
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
title_fullStr |
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
title_full_unstemmed |
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
title_sort |
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
author |
BARBOSA, Nathalia Limeira |
author_facet |
BARBOSA, Nathalia Limeira BRUZAMOLIN, Amanda Louise BARBOSA, Siderly do Carmo Dahle de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
BRUZAMOLIN, Amanda Louise BARBOSA, Siderly do Carmo Dahle de Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOSA, Nathalia Limeira BRUZAMOLIN, Amanda Louise BARBOSA, Siderly do Carmo Dahle de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica Setentrião Paranaense Sistema público de ensino |
topic |
Educação básica Setentrião Paranaense Sistema público de ensino |
description |
Considerando a liberdade como oportunidade que se proporciona aos indivíduos de escolher os caminhos que desejam trilhar, exercendo efetivamente sua cidadania, observa-se que o que as pessoas podem realizar é, de modo geral, influenciado por melhores chances sociais, poder econômico, escolhas políticas e por requisitos mínimos como saúde, segurança e, foco desta pesquisa, educação básica de qualidade. O objetivo deste estudo é “oferecer propostas que visem a excelência na educação básica oferecida pelo sistema público de ensino,promovendo a qualidade de vida dos municípios que fazem parte do Setentrião Paranaense, incluindo o município de Jaguapitã.” Metodologicamente esta pesquisa se divide em três etapas: uma primeira em que será realizado um piloto com cinco escolas de Maringá, três escolas de Sarandi, uma escola de Ivatuba e uma escola de Jaguapitã, realizando avaliações para estabelecer um diagnóstico da situação dos escolares e posterior aplicação de propostas que visem minorar os problemas encontrados; num segundo momento,o mesmo trabalho será realizado em todos os municípios do Setentrião Paranaense e para a terceira etapa se prevê a elaboração de um plano de ação que contemple as necessidades levantadas nos municípios selecionados. A pesquisa se valerá da abordagem qualitativa e da quantitativa. Os dados coletados a partir da pesquisa documental, da pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo e das entrevistas darão origem às categorias que serão analisadas. Espera-se, após diagnóstico e intervenção, trazer uma contribuição efetiva à educação, pois os aspectos primordiais levantados neste estudo preveem um compromisso com políticas públicas curriculares, tecnológicas e formativas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-22 2020-01-23T16:44:41Z 2020-01-23T16:44:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-603-4 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4581 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-603-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098707714834432 |