PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Nathalia Limeira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: BRUZAMOLIN, Amanda Louise, BARBOSA, Siderly do Carmo Dahle de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4581
Resumo: Considerando a liberdade como oportunidade que se proporciona aos indivíduos de escolher os caminhos que desejam trilhar, exercendo efetivamente sua cidadania, observa-se que o que as pessoas podem realizar é, de modo geral, influenciado por melhores chances sociais, poder econômico, escolhas políticas e por requisitos mínimos como saúde, segurança e, foco desta pesquisa, educação básica de qualidade. O objetivo deste estudo é “oferecer propostas que visem a excelência na educação básica oferecida pelo sistema público de ensino,promovendo a qualidade de vida dos municípios que fazem parte do Setentrião Paranaense, incluindo o município de Jaguapitã.” Metodologicamente esta pesquisa se divide em três etapas: uma primeira em que será realizado um piloto com cinco escolas de Maringá, três escolas de Sarandi, uma escola de Ivatuba e uma escola de Jaguapitã, realizando avaliações para estabelecer um diagnóstico da situação dos escolares e posterior aplicação de propostas que visem minorar os problemas encontrados; num segundo momento,o mesmo trabalho será realizado em todos os municípios do Setentrião Paranaense e para a terceira etapa se prevê a elaboração de um plano de ação que contemple as necessidades levantadas nos municípios selecionados. A pesquisa se valerá da abordagem qualitativa e da quantitativa. Os dados coletados a partir da pesquisa documental, da pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo e das entrevistas darão origem às categorias que serão analisadas. Espera-se, após diagnóstico e intervenção, trazer uma contribuição efetiva à educação, pois os aspectos primordiais levantados neste estudo preveem um compromisso com políticas públicas curriculares, tecnológicas e formativas.
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