A NORMATIZAÇÃO DO CONSENTIMENTO MATRIMONIAL NO FUERO REAL DE ALFONSO X, O SÁBIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Eliezer dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: REIS, Jaime Estevão dos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9529
Resumo: A pesquisa em comento, teve como objetivo analisar a normatização do casamento na Idade Média, por meio de uma obra jurídica denominada Fuero Real, de autoria do monarca castelhano Alfonso X, o Sábio (1252-1284). O matrimônio durante o medievo se apresentava como assunto de grande relevância, na medida em que era alvo de disputas por controle entre o poder laico e clerical. O estado utilizava-se desta instituição para formar vínculos matrimoniais estratégicos, visando a segurança na transmissão da herança entre os familiares, bem como o engendramento de famílias poderosas. Noutra linha, a Igreja, buscava estabelecer um controle exclusivo sobre o casamento, tornando-o sacramento, inserindo, desta forma, o relacionamento sexual dentro de normas rígidas, com redução do prazer e com finalidade de procriação, impondo com isso, sua doutrina matrimonial que divergia dos intentos seculares. A fonte objeto da pesquisa trata especificamente no Livro III de temas relacionados a família, casamento, consentimento entre outros assuntos, revelando-se uma fonte importante para análise do contexto que envolve o século XIII na Península Ibérica, além de auxiliar na compreensão acerca da exigência do consentimento para validade do casamento.
id UNICESU-1_e42afe0470809eba7f211b2c84b0dbdf
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9529
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A NORMATIZAÇÃO DO CONSENTIMENTO MATRIMONIAL NO FUERO REAL DE ALFONSO X, O SÁBIOIdade médiaCasamentoFamíliaIgrejaA pesquisa em comento, teve como objetivo analisar a normatização do casamento na Idade Média, por meio de uma obra jurídica denominada Fuero Real, de autoria do monarca castelhano Alfonso X, o Sábio (1252-1284). O matrimônio durante o medievo se apresentava como assunto de grande relevância, na medida em que era alvo de disputas por controle entre o poder laico e clerical. O estado utilizava-se desta instituição para formar vínculos matrimoniais estratégicos, visando a segurança na transmissão da herança entre os familiares, bem como o engendramento de famílias poderosas. Noutra linha, a Igreja, buscava estabelecer um controle exclusivo sobre o casamento, tornando-o sacramento, inserindo, desta forma, o relacionamento sexual dentro de normas rígidas, com redução do prazer e com finalidade de procriação, impondo com isso, sua doutrina matrimonial que divergia dos intentos seculares. A fonte objeto da pesquisa trata especificamente no Livro III de temas relacionados a família, casamento, consentimento entre outros assuntos, revelando-se uma fonte importante para análise do contexto que envolve o século XIII na Península Ibérica, além de auxiliar na compreensão acerca da exigência do consentimento para validade do casamento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-08T13:50:22Z2022-04-08T13:50:22Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9529porEncontro Internacional de Produção CientíficaSANTOS, Eliezer dosREIS, Jaime Estevão dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T12:17:46Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9529Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T12:17:46Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A NORMATIZAÇÃO DO CONSENTIMENTO MATRIMONIAL NO FUERO REAL DE ALFONSO X, O SÁBIO
title A NORMATIZAÇÃO DO CONSENTIMENTO MATRIMONIAL NO FUERO REAL DE ALFONSO X, O SÁBIO
spellingShingle A NORMATIZAÇÃO DO CONSENTIMENTO MATRIMONIAL NO FUERO REAL DE ALFONSO X, O SÁBIO
SANTOS, Eliezer dos
Idade média
Casamento
Família
Igreja
title_short A NORMATIZAÇÃO DO CONSENTIMENTO MATRIMONIAL NO FUERO REAL DE ALFONSO X, O SÁBIO
title_full A NORMATIZAÇÃO DO CONSENTIMENTO MATRIMONIAL NO FUERO REAL DE ALFONSO X, O SÁBIO
title_fullStr A NORMATIZAÇÃO DO CONSENTIMENTO MATRIMONIAL NO FUERO REAL DE ALFONSO X, O SÁBIO
title_full_unstemmed A NORMATIZAÇÃO DO CONSENTIMENTO MATRIMONIAL NO FUERO REAL DE ALFONSO X, O SÁBIO
title_sort A NORMATIZAÇÃO DO CONSENTIMENTO MATRIMONIAL NO FUERO REAL DE ALFONSO X, O SÁBIO
author SANTOS, Eliezer dos
author_facet SANTOS, Eliezer dos
REIS, Jaime Estevão dos
author_role author
author2 REIS, Jaime Estevão dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Eliezer dos
REIS, Jaime Estevão dos
dc.subject.por.fl_str_mv Idade média
Casamento
Família
Igreja
topic Idade média
Casamento
Família
Igreja
description A pesquisa em comento, teve como objetivo analisar a normatização do casamento na Idade Média, por meio de uma obra jurídica denominada Fuero Real, de autoria do monarca castelhano Alfonso X, o Sábio (1252-1284). O matrimônio durante o medievo se apresentava como assunto de grande relevância, na medida em que era alvo de disputas por controle entre o poder laico e clerical. O estado utilizava-se desta instituição para formar vínculos matrimoniais estratégicos, visando a segurança na transmissão da herança entre os familiares, bem como o engendramento de famílias poderosas. Noutra linha, a Igreja, buscava estabelecer um controle exclusivo sobre o casamento, tornando-o sacramento, inserindo, desta forma, o relacionamento sexual dentro de normas rígidas, com redução do prazer e com finalidade de procriação, impondo com isso, sua doutrina matrimonial que divergia dos intentos seculares. A fonte objeto da pesquisa trata especificamente no Livro III de temas relacionados a família, casamento, consentimento entre outros assuntos, revelando-se uma fonte importante para análise do contexto que envolve o século XIII na Península Ibérica, além de auxiliar na compreensão acerca da exigência do consentimento para validade do casamento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-08T13:50:22Z
2022-04-08T13:50:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9529
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309710106099712