ANÁLISE FONOAUDIOLÓGICA DOS PROCESSOS APRESENTADOS NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA: COMPARAÇÃO TEXTUAL DE CRIANÇAS DE 3º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARINGÁ
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4778 |
Resumo: | Esse projeto tem por objetivo identificar e justificar os processos que as crianças do 3o e 5o ano do Ensino Fundamental realizam durante a aprendizagem da escrita e instrumentalizar os professores quanto a mediação correta desses processos para que eles assumam um papel eficaz na interação da criança com a escrita. As hipóteses que surgem na escrita da criança são reveladoras da assimilação de uma nova linguagem e não apresentam caráter patológico, como muitas vezes se faz crer pelos educadores. Para coleta dos dados serão utilizadas trinta produções textuais, sendo quinze do 3º ano e quinze do 5º ano de uma Escola Municipal localizada na cidade de Maringá- Paraná. Para a realização do estudo será utilizado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aos pais dos alunos que participaram da pesquisa. Após a elaboração do projeto de pesquisa, o mesmo será submetido à autorização da instituição escolar e do Comitê de Ética em Pesquisa do CESUMAR. Em seguida será preparado o Termo de Autorização da Análise Textual para os pais; e este conterá os procedimentos de coleta e análise dos dados das produções das crianças, como também os objetivos da pesquisa.Após a aprovação do Comitê de Ética, será requerido a autorização do local para coleta de dados. Por meio desta, os pesquisadores farão uma visita à escola para realizar a coleta através da solicitação aos professores da produção de textos espontâneos de seus alunos. Tanto os pais quanto a escola serão orientados quanto aos objetivos do estudo e, caso aceitem que os alunos participem do mesmo, deverão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para a coleta e análise dos textos. Com os textos coletados, os pesquisadores iniciarão a análise das produções tendo como base estudos anteriores acerca deste assunto, de forma qualiquantitativa. Por fim, espera-se encontrar os processos de hipo e hiper segmentação, apoio na oralidade, omissão de letras, substituição envolvendo a grafia de fonemas surdos e sonoros, confusão entre terminações am e ão, acréscimo de letras, entre outros; na produção dos alunos na aquisição da linguagem escrita e uma diminuição nas ocorrências de tais processos à medida que a criança internaliza a escrita. A partir disto, os pesquisadores aconselharão os pais e professores a cerca das mediações entre as crianças durante a aquisição da escrita, por meio de panfletos contendo orientações sobre as ocorrências durante o processo de aprendizagem da linguagem escrita. |
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ANÁLISE FONOAUDIOLÓGICA DOS PROCESSOS APRESENTADOS NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA: COMPARAÇÃO TEXTUAL DE CRIANÇAS DE 3º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARINGÁ SILVA, Keila Paula da Alfabetização Fonoaudiologia Escrita |
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