O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO DA PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Claudia Beatriz de Lima
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: GALLO, Graziella, GALDINO, Valéria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6517
Resumo: A família é a célula mater da sociedade e deve ser protegida pelo Estado. O direito de familia acolhe o ser humano desde a fecundação, seu desenvolvimento até sua morte. Estipula diretrizes das relações familiares, regula questões referentes à sua formação, administração e dissolução. Ora regula as relações pessoais, ora disciplina as relações patrimoniais e, em outros momentos assume a direção das relações assistenciais. A afeição e o respeito entre os membros da entidade familiar devem ser desenvolvidos com o objetivo de estreitamento das relações. Os membros da familia são ligados por laços de afeto, entretanto, a complexidade dessas relações muitas vezes leva ao enfraquecimento do relacionamento. É neste momento que se faz necessária a proteção do Estado. A fim de salvaguardar a dignidade dos membros de uma família, a Constituição Federal garante o acesso à justiça a todos os brasileiros, mesmo aqueles que não podem pagar os serviços de um advogado a fim de orienta-los e defender seus direitos perante o judiciário. A função do Poder Judiciário é garantir o direito das pessoas e promover a Justiça, aplicando as leis. O público alvo desta pesquisa foi a comunidade atendida pela Assistência Judiciária Gratuita do CESUMAR e se desenvolveu através da analisa dos atendimentos prestados por esta Instituição.
id UNICESU-1_ec9dd0adb0ef1400d50b51fe542c6008
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6517
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO DA PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARESAcesso à justiçaDireitos da personalidadeRelações familiaresA família é a célula mater da sociedade e deve ser protegida pelo Estado. O direito de familia acolhe o ser humano desde a fecundação, seu desenvolvimento até sua morte. Estipula diretrizes das relações familiares, regula questões referentes à sua formação, administração e dissolução. Ora regula as relações pessoais, ora disciplina as relações patrimoniais e, em outros momentos assume a direção das relações assistenciais. A afeição e o respeito entre os membros da entidade familiar devem ser desenvolvidos com o objetivo de estreitamento das relações. Os membros da familia são ligados por laços de afeto, entretanto, a complexidade dessas relações muitas vezes leva ao enfraquecimento do relacionamento. É neste momento que se faz necessária a proteção do Estado. A fim de salvaguardar a dignidade dos membros de uma família, a Constituição Federal garante o acesso à justiça a todos os brasileiros, mesmo aqueles que não podem pagar os serviços de um advogado a fim de orienta-los e defender seus direitos perante o judiciário. A função do Poder Judiciário é garantir o direito das pessoas e promover a Justiça, aplicando as leis. O público alvo desta pesquisa foi a comunidade atendida pela Assistência Judiciária Gratuita do CESUMAR e se desenvolveu através da analisa dos atendimentos prestados por esta Instituição.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-20T17:31:12Z2007-10-232021-01-20T17:31:12Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6517porRIBEIRO, Claudia Beatriz de LimaGALLO, GraziellaGALDINO, Valéria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-21T06:01:33Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6517Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-21T06:01:33Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO DA PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES
title O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO DA PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES
spellingShingle O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO DA PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES
RIBEIRO, Claudia Beatriz de Lima
Acesso à justiça
Direitos da personalidade
Relações familiares
title_short O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO DA PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES
title_full O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO DA PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES
title_fullStr O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO DA PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES
title_full_unstemmed O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO DA PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES
title_sort O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO DA PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES
author RIBEIRO, Claudia Beatriz de Lima
author_facet RIBEIRO, Claudia Beatriz de Lima
GALLO, Graziella
GALDINO, Valéria da Silva
author_role author
author2 GALLO, Graziella
GALDINO, Valéria da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Claudia Beatriz de Lima
GALLO, Graziella
GALDINO, Valéria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Acesso à justiça
Direitos da personalidade
Relações familiares
topic Acesso à justiça
Direitos da personalidade
Relações familiares
description A família é a célula mater da sociedade e deve ser protegida pelo Estado. O direito de familia acolhe o ser humano desde a fecundação, seu desenvolvimento até sua morte. Estipula diretrizes das relações familiares, regula questões referentes à sua formação, administração e dissolução. Ora regula as relações pessoais, ora disciplina as relações patrimoniais e, em outros momentos assume a direção das relações assistenciais. A afeição e o respeito entre os membros da entidade familiar devem ser desenvolvidos com o objetivo de estreitamento das relações. Os membros da familia são ligados por laços de afeto, entretanto, a complexidade dessas relações muitas vezes leva ao enfraquecimento do relacionamento. É neste momento que se faz necessária a proteção do Estado. A fim de salvaguardar a dignidade dos membros de uma família, a Constituição Federal garante o acesso à justiça a todos os brasileiros, mesmo aqueles que não podem pagar os serviços de um advogado a fim de orienta-los e defender seus direitos perante o judiciário. A função do Poder Judiciário é garantir o direito das pessoas e promover a Justiça, aplicando as leis. O público alvo desta pesquisa foi a comunidade atendida pela Assistência Judiciária Gratuita do CESUMAR e se desenvolveu através da analisa dos atendimentos prestados por esta Instituição.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-20T17:31:12Z
2021-01-20T17:31:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6517
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309712357392384