LITERATURA DE AUTORIA FEMININA PARANAENSE E REPRESENTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUIZ, Fabiana Marques
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5014
Resumo: A presente comunicação é parte dos resultados de um trabalho maior orientado pela Profa. Dra. Lúcia Osana Zolin e tem por objetivo analisar as representações das figuras femininas inseridas nas crônicas de autoria feminina paranaenses. Por meio dessa análise, se verificará como as escritoras vêm subvertendo ou não a ideia de mulher que sempre marcou a tradicional sociedade paranaense. Assim, será analisada a crônica, inserida no livro Concurso Nacional de Literatura -Crônicas Paranaenses 1999: Os vencedores, Velório do Apogeu, da escritora curitibana Lila Tecla. A coletânea é fruto de um concurso nacional organizado pela Secretaria de Cultura do Paraná, que objetivou mostrar um pouco dos costumes, das paisagens e do povo paranaenses. Esse gênero literário foi escolhido por se tratar de textos que têm como principal foco o cotidiano, o que o transforma em interessante painel para o debate acerca das questões femininas dentro e fora do âmbito literário. Para tanto, foram buscados subsídios em discussões empreendidas por teóricos (as) interessados (as) em debater e questionar o primado de valores ideológicos dominantes sobre a diferença, além de textos em circulação na internet, por meio de conceitos como feminismo, representação, identidade, diferença, sujeito, objeto, desconstrução, cultura, mulher paranaense, discurso, poder, etc.
id UNICESU-1_f0fba0fc04547f09da08b0732dc2dc86
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5014
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling LITERATURA DE AUTORIA FEMININA PARANAENSE E REPRESENTAÇÃOAutoria femininaRepresentaçãoParanáCrônicaA presente comunicação é parte dos resultados de um trabalho maior orientado pela Profa. Dra. Lúcia Osana Zolin e tem por objetivo analisar as representações das figuras femininas inseridas nas crônicas de autoria feminina paranaenses. Por meio dessa análise, se verificará como as escritoras vêm subvertendo ou não a ideia de mulher que sempre marcou a tradicional sociedade paranaense. Assim, será analisada a crônica, inserida no livro Concurso Nacional de Literatura -Crônicas Paranaenses 1999: Os vencedores, Velório do Apogeu, da escritora curitibana Lila Tecla. A coletânea é fruto de um concurso nacional organizado pela Secretaria de Cultura do Paraná, que objetivou mostrar um pouco dos costumes, das paisagens e do povo paranaenses. Esse gênero literário foi escolhido por se tratar de textos que têm como principal foco o cotidiano, o que o transforma em interessante painel para o debate acerca das questões femininas dentro e fora do âmbito literário. Para tanto, foram buscados subsídios em discussões empreendidas por teóricos (as) interessados (as) em debater e questionar o primado de valores ideológicos dominantes sobre a diferença, além de textos em circulação na internet, por meio de conceitos como feminismo, representação, identidade, diferença, sujeito, objeto, desconstrução, cultura, mulher paranaense, discurso, poder, etc.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-13T18:02:42Z2020-02-13T18:02:42Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5014porLUIZ, Fabiana Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:40:29Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5014Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:40:29Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA DE AUTORIA FEMININA PARANAENSE E REPRESENTAÇÃO
title LITERATURA DE AUTORIA FEMININA PARANAENSE E REPRESENTAÇÃO
spellingShingle LITERATURA DE AUTORIA FEMININA PARANAENSE E REPRESENTAÇÃO
LUIZ, Fabiana Marques
Autoria feminina
Representação
Paraná
Crônica
title_short LITERATURA DE AUTORIA FEMININA PARANAENSE E REPRESENTAÇÃO
title_full LITERATURA DE AUTORIA FEMININA PARANAENSE E REPRESENTAÇÃO
title_fullStr LITERATURA DE AUTORIA FEMININA PARANAENSE E REPRESENTAÇÃO
title_full_unstemmed LITERATURA DE AUTORIA FEMININA PARANAENSE E REPRESENTAÇÃO
title_sort LITERATURA DE AUTORIA FEMININA PARANAENSE E REPRESENTAÇÃO
author LUIZ, Fabiana Marques
author_facet LUIZ, Fabiana Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LUIZ, Fabiana Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria feminina
Representação
Paraná
Crônica
topic Autoria feminina
Representação
Paraná
Crônica
description A presente comunicação é parte dos resultados de um trabalho maior orientado pela Profa. Dra. Lúcia Osana Zolin e tem por objetivo analisar as representações das figuras femininas inseridas nas crônicas de autoria feminina paranaenses. Por meio dessa análise, se verificará como as escritoras vêm subvertendo ou não a ideia de mulher que sempre marcou a tradicional sociedade paranaense. Assim, será analisada a crônica, inserida no livro Concurso Nacional de Literatura -Crônicas Paranaenses 1999: Os vencedores, Velório do Apogeu, da escritora curitibana Lila Tecla. A coletânea é fruto de um concurso nacional organizado pela Secretaria de Cultura do Paraná, que objetivou mostrar um pouco dos costumes, das paisagens e do povo paranaenses. Esse gênero literário foi escolhido por se tratar de textos que têm como principal foco o cotidiano, o que o transforma em interessante painel para o debate acerca das questões femininas dentro e fora do âmbito literário. Para tanto, foram buscados subsídios em discussões empreendidas por teóricos (as) interessados (as) em debater e questionar o primado de valores ideológicos dominantes sobre a diferença, além de textos em circulação na internet, por meio de conceitos como feminismo, representação, identidade, diferença, sujeito, objeto, desconstrução, cultura, mulher paranaense, discurso, poder, etc.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-13T18:02:42Z
2020-02-13T18:02:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5014
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309688486559744