CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Maria Goreti Manchini da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: HEREK, Sandra Alves de Oliveira, MARUTTI, Gislaine Aparecida, PIFFER, Isabela Breschiliare, CAMARGO, Calvino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6748
Resumo: Conhecer o perfil da clientela e suas respectivas demandas de atendimento psicológico em clínica - escola é um procedimento que pode contribuir, de forma significativa, tanto para as discussões e reflexões sobre as práticas preventivas em psicologia e saúde, quanto para a verificação das condições de oferta dos serviços prestados às diferenciadas solicitações da comunidade. Trata-se de uma pesquisa cuja coleta de dados foi feita nos arquivos da clínica – escola CESUMAR do curso de psicologia, em prontuários de pacientes inscritos e que iniciaram o atendimento psicológico em 2005 e 2006, escolhido por sorteio. Para análise dos dados foram utilizados procedimentos estatísticos, na modalidade descritiva e os dados foram emparelhados considerando as seguintes categorias: a) Caracterização dos Sujeitos – idade, sexo, religião, escolaridade e profissão; b) - caracterização sócio-demográfica – bairro/cidade, tipo de moradia e número de pessoas que residem com o sujeito. Destacam-se nessa pesquisa a predominância dos sujeitos com idade entre 25 a 59 anos, 51,32%. A procura dos serviços de atenção psicológica tem com predominância da população feminina com 65%. Contatou que clínica – escola recebe pessoas de diferenciadas localidades do Município de Maringá bem como da região, com destaque aos seguintes bairros: zona sete com 23%, região que se localiza nas proximidades da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Jardim Aclimação com 17%, Centro com 16%, e 10% vem de outras cidades da região. O que parece demonstrar o alcance e o grau de credibilidade nos serviços oferecidos bem como sua relevância social como equipamento de tratamento em saúde mental.
id UNICESU-1_f1b2f14371ef3c6d65659c1bd2a4c5b5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6748
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006Atendimento psicológicoPerfil de populaçãoRelevância social do serviçoConhecer o perfil da clientela e suas respectivas demandas de atendimento psicológico em clínica - escola é um procedimento que pode contribuir, de forma significativa, tanto para as discussões e reflexões sobre as práticas preventivas em psicologia e saúde, quanto para a verificação das condições de oferta dos serviços prestados às diferenciadas solicitações da comunidade. Trata-se de uma pesquisa cuja coleta de dados foi feita nos arquivos da clínica – escola CESUMAR do curso de psicologia, em prontuários de pacientes inscritos e que iniciaram o atendimento psicológico em 2005 e 2006, escolhido por sorteio. Para análise dos dados foram utilizados procedimentos estatísticos, na modalidade descritiva e os dados foram emparelhados considerando as seguintes categorias: a) Caracterização dos Sujeitos – idade, sexo, religião, escolaridade e profissão; b) - caracterização sócio-demográfica – bairro/cidade, tipo de moradia e número de pessoas que residem com o sujeito. Destacam-se nessa pesquisa a predominância dos sujeitos com idade entre 25 a 59 anos, 51,32%. A procura dos serviços de atenção psicológica tem com predominância da população feminina com 65%. Contatou que clínica – escola recebe pessoas de diferenciadas localidades do Município de Maringá bem como da região, com destaque aos seguintes bairros: zona sete com 23%, região que se localiza nas proximidades da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Jardim Aclimação com 17%, Centro com 16%, e 10% vem de outras cidades da região. O que parece demonstrar o alcance e o grau de credibilidade nos serviços oferecidos bem como sua relevância social como equipamento de tratamento em saúde mental.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-26T12:27:03Z2007-10-232021-01-26T12:27:03Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6748porCOSTA, Maria Goreti Manchini daHEREK, Sandra Alves de OliveiraMARUTTI, Gislaine AparecidaPIFFER, Isabela BreschiliareCAMARGO, Calvinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-27T06:01:50Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6748Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-27T06:01:50Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006
title CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006
COSTA, Maria Goreti Manchini da
Atendimento psicológico
Perfil de população
Relevância social do serviço
title_short CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006
title_full CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006
title_sort CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006
author COSTA, Maria Goreti Manchini da
author_facet COSTA, Maria Goreti Manchini da
HEREK, Sandra Alves de Oliveira
MARUTTI, Gislaine Aparecida
PIFFER, Isabela Breschiliare
CAMARGO, Calvino
author_role author
author2 HEREK, Sandra Alves de Oliveira
MARUTTI, Gislaine Aparecida
PIFFER, Isabela Breschiliare
CAMARGO, Calvino
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Maria Goreti Manchini da
HEREK, Sandra Alves de Oliveira
MARUTTI, Gislaine Aparecida
PIFFER, Isabela Breschiliare
CAMARGO, Calvino
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento psicológico
Perfil de população
Relevância social do serviço
topic Atendimento psicológico
Perfil de população
Relevância social do serviço
description Conhecer o perfil da clientela e suas respectivas demandas de atendimento psicológico em clínica - escola é um procedimento que pode contribuir, de forma significativa, tanto para as discussões e reflexões sobre as práticas preventivas em psicologia e saúde, quanto para a verificação das condições de oferta dos serviços prestados às diferenciadas solicitações da comunidade. Trata-se de uma pesquisa cuja coleta de dados foi feita nos arquivos da clínica – escola CESUMAR do curso de psicologia, em prontuários de pacientes inscritos e que iniciaram o atendimento psicológico em 2005 e 2006, escolhido por sorteio. Para análise dos dados foram utilizados procedimentos estatísticos, na modalidade descritiva e os dados foram emparelhados considerando as seguintes categorias: a) Caracterização dos Sujeitos – idade, sexo, religião, escolaridade e profissão; b) - caracterização sócio-demográfica – bairro/cidade, tipo de moradia e número de pessoas que residem com o sujeito. Destacam-se nessa pesquisa a predominância dos sujeitos com idade entre 25 a 59 anos, 51,32%. A procura dos serviços de atenção psicológica tem com predominância da população feminina com 65%. Contatou que clínica – escola recebe pessoas de diferenciadas localidades do Município de Maringá bem como da região, com destaque aos seguintes bairros: zona sete com 23%, região que se localiza nas proximidades da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Jardim Aclimação com 17%, Centro com 16%, e 10% vem de outras cidades da região. O que parece demonstrar o alcance e o grau de credibilidade nos serviços oferecidos bem como sua relevância social como equipamento de tratamento em saúde mental.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-26T12:27:03Z
2021-01-26T12:27:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6748
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098717876584448