CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6748 |
Resumo: | Conhecer o perfil da clientela e suas respectivas demandas de atendimento psicológico em clínica - escola é um procedimento que pode contribuir, de forma significativa, tanto para as discussões e reflexões sobre as práticas preventivas em psicologia e saúde, quanto para a verificação das condições de oferta dos serviços prestados às diferenciadas solicitações da comunidade. Trata-se de uma pesquisa cuja coleta de dados foi feita nos arquivos da clínica – escola CESUMAR do curso de psicologia, em prontuários de pacientes inscritos e que iniciaram o atendimento psicológico em 2005 e 2006, escolhido por sorteio. Para análise dos dados foram utilizados procedimentos estatísticos, na modalidade descritiva e os dados foram emparelhados considerando as seguintes categorias: a) Caracterização dos Sujeitos – idade, sexo, religião, escolaridade e profissão; b) - caracterização sócio-demográfica – bairro/cidade, tipo de moradia e número de pessoas que residem com o sujeito. Destacam-se nessa pesquisa a predominância dos sujeitos com idade entre 25 a 59 anos, 51,32%. A procura dos serviços de atenção psicológica tem com predominância da população feminina com 65%. Contatou que clínica – escola recebe pessoas de diferenciadas localidades do Município de Maringá bem como da região, com destaque aos seguintes bairros: zona sete com 23%, região que se localiza nas proximidades da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Jardim Aclimação com 17%, Centro com 16%, e 10% vem de outras cidades da região. O que parece demonstrar o alcance e o grau de credibilidade nos serviços oferecidos bem como sua relevância social como equipamento de tratamento em saúde mental. |
id |
UNICESU-1_f1b2f14371ef3c6d65659c1bd2a4c5b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6748 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006Atendimento psicológicoPerfil de populaçãoRelevância social do serviçoConhecer o perfil da clientela e suas respectivas demandas de atendimento psicológico em clínica - escola é um procedimento que pode contribuir, de forma significativa, tanto para as discussões e reflexões sobre as práticas preventivas em psicologia e saúde, quanto para a verificação das condições de oferta dos serviços prestados às diferenciadas solicitações da comunidade. Trata-se de uma pesquisa cuja coleta de dados foi feita nos arquivos da clínica – escola CESUMAR do curso de psicologia, em prontuários de pacientes inscritos e que iniciaram o atendimento psicológico em 2005 e 2006, escolhido por sorteio. Para análise dos dados foram utilizados procedimentos estatísticos, na modalidade descritiva e os dados foram emparelhados considerando as seguintes categorias: a) Caracterização dos Sujeitos – idade, sexo, religião, escolaridade e profissão; b) - caracterização sócio-demográfica – bairro/cidade, tipo de moradia e número de pessoas que residem com o sujeito. Destacam-se nessa pesquisa a predominância dos sujeitos com idade entre 25 a 59 anos, 51,32%. A procura dos serviços de atenção psicológica tem com predominância da população feminina com 65%. Contatou que clínica – escola recebe pessoas de diferenciadas localidades do Município de Maringá bem como da região, com destaque aos seguintes bairros: zona sete com 23%, região que se localiza nas proximidades da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Jardim Aclimação com 17%, Centro com 16%, e 10% vem de outras cidades da região. O que parece demonstrar o alcance e o grau de credibilidade nos serviços oferecidos bem como sua relevância social como equipamento de tratamento em saúde mental.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-26T12:27:03Z2007-10-232021-01-26T12:27:03Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6748porCOSTA, Maria Goreti Manchini daHEREK, Sandra Alves de OliveiraMARUTTI, Gislaine AparecidaPIFFER, Isabela BreschiliareCAMARGO, Calvinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-27T06:01:50Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6748Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-27T06:01:50Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006 |
title |
CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006 |
spellingShingle |
CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006 COSTA, Maria Goreti Manchini da Atendimento psicológico Perfil de população Relevância social do serviço |
title_short |
CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006 |
title_full |
CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006 |
title_fullStr |
CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006 |
title_full_unstemmed |
CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006 |
title_sort |
CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR EM 2005 E 2006 |
author |
COSTA, Maria Goreti Manchini da |
author_facet |
COSTA, Maria Goreti Manchini da HEREK, Sandra Alves de Oliveira MARUTTI, Gislaine Aparecida PIFFER, Isabela Breschiliare CAMARGO, Calvino |
author_role |
author |
author2 |
HEREK, Sandra Alves de Oliveira MARUTTI, Gislaine Aparecida PIFFER, Isabela Breschiliare CAMARGO, Calvino |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Maria Goreti Manchini da HEREK, Sandra Alves de Oliveira MARUTTI, Gislaine Aparecida PIFFER, Isabela Breschiliare CAMARGO, Calvino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atendimento psicológico Perfil de população Relevância social do serviço |
topic |
Atendimento psicológico Perfil de população Relevância social do serviço |
description |
Conhecer o perfil da clientela e suas respectivas demandas de atendimento psicológico em clínica - escola é um procedimento que pode contribuir, de forma significativa, tanto para as discussões e reflexões sobre as práticas preventivas em psicologia e saúde, quanto para a verificação das condições de oferta dos serviços prestados às diferenciadas solicitações da comunidade. Trata-se de uma pesquisa cuja coleta de dados foi feita nos arquivos da clínica – escola CESUMAR do curso de psicologia, em prontuários de pacientes inscritos e que iniciaram o atendimento psicológico em 2005 e 2006, escolhido por sorteio. Para análise dos dados foram utilizados procedimentos estatísticos, na modalidade descritiva e os dados foram emparelhados considerando as seguintes categorias: a) Caracterização dos Sujeitos – idade, sexo, religião, escolaridade e profissão; b) - caracterização sócio-demográfica – bairro/cidade, tipo de moradia e número de pessoas que residem com o sujeito. Destacam-se nessa pesquisa a predominância dos sujeitos com idade entre 25 a 59 anos, 51,32%. A procura dos serviços de atenção psicológica tem com predominância da população feminina com 65%. Contatou que clínica – escola recebe pessoas de diferenciadas localidades do Município de Maringá bem como da região, com destaque aos seguintes bairros: zona sete com 23%, região que se localiza nas proximidades da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Jardim Aclimação com 17%, Centro com 16%, e 10% vem de outras cidades da região. O que parece demonstrar o alcance e o grau de credibilidade nos serviços oferecidos bem como sua relevância social como equipamento de tratamento em saúde mental. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-26T12:27:03Z 2021-01-26T12:27:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6748 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098717876584448 |