OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3515 |
Resumo: | A profissão docente foi identificada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma profissão de alto risco, sendo considerada a segunda categoria profissional em nível mundial, a portar doenças de caráter ocupacional. Neste contexto a síndrome de Burnout tem sido reconhecida como um problema de saúde pública. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar e comparar os efeitos de três diferentes técnicas de massagem sobre a Síndrome de Burnout em professores da rede estadual na cidade de Londrina/PR.Para tanto, os professores foram divididos em quatro grupos de forma aleatória: Grupo Reflexologia Podal (N = 13), grupo Tuiná (N = 13), grupo QuickMassage (N = 12) e grupo Controle (N = 10). Os grupos foram submetidos a 12 sessões de massagem, com exceção do grupo controle que não recebeu intervenção. Para a coleta de dados foi utilizado o Questionário Jbeili para Identificação Preliminar do Burnout em dois momentos, na semana anterior a primeira sessão de massagem (momento 1, M1) e na semana posterior a última sessão (momento 2, M2). Através dos dados obtidos observou- se em todos os grupos que receberam massagem melhora dos valores da síndrome de Burnout, o que permite inferir que terapias manuais promovem a redução, como também impedem o agravamento da síndrome de Burnout. Desta forma, as terapias complementares, em especial as técnicas de massagem utilizadas no presente estudo, podem ser consideradas uma importante ferramenta na prevenção e promoção da saúde do profissional docente. |
id |
UNICESU-1_f321dc7848445a9d7db40bc59e0b595a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3515 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINOReflexologia podalTuináQuickMassageProfessoresSíndrome de BurnoutA profissão docente foi identificada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma profissão de alto risco, sendo considerada a segunda categoria profissional em nível mundial, a portar doenças de caráter ocupacional. Neste contexto a síndrome de Burnout tem sido reconhecida como um problema de saúde pública. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar e comparar os efeitos de três diferentes técnicas de massagem sobre a Síndrome de Burnout em professores da rede estadual na cidade de Londrina/PR.Para tanto, os professores foram divididos em quatro grupos de forma aleatória: Grupo Reflexologia Podal (N = 13), grupo Tuiná (N = 13), grupo QuickMassage (N = 12) e grupo Controle (N = 10). Os grupos foram submetidos a 12 sessões de massagem, com exceção do grupo controle que não recebeu intervenção. Para a coleta de dados foi utilizado o Questionário Jbeili para Identificação Preliminar do Burnout em dois momentos, na semana anterior a primeira sessão de massagem (momento 1, M1) e na semana posterior a última sessão (momento 2, M2). Através dos dados obtidos observou- se em todos os grupos que receberam massagem melhora dos valores da síndrome de Burnout, o que permite inferir que terapias manuais promovem a redução, como também impedem o agravamento da síndrome de Burnout. Desta forma, as terapias complementares, em especial as técnicas de massagem utilizadas no presente estudo, podem ser consideradas uma importante ferramenta na prevenção e promoção da saúde do profissional docente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T14:51:25Z2019-12-11T14:51:25Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3515porTEODORO, Roberta Garcia A. F.FONTENELLE, Juliana AlvesCLIVATI, Soraya LuizaFERNANDES, Juliana GomesPINTO, Roberta RamosPEREIRA, Rafael Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:16:02Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3515Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:16:02Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO |
title |
OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO |
spellingShingle |
OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO TEODORO, Roberta Garcia A. F. Reflexologia podal Tuiná QuickMassage Professores Síndrome de Burnout |
title_short |
OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO |
title_full |
OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO |
title_fullStr |
OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO |
title_full_unstemmed |
OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO |
title_sort |
OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO |
author |
TEODORO, Roberta Garcia A. F. |
author_facet |
TEODORO, Roberta Garcia A. F. FONTENELLE, Juliana Alves CLIVATI, Soraya Luiza FERNANDES, Juliana Gomes PINTO, Roberta Ramos PEREIRA, Rafael Mendes |
author_role |
author |
author2 |
FONTENELLE, Juliana Alves CLIVATI, Soraya Luiza FERNANDES, Juliana Gomes PINTO, Roberta Ramos PEREIRA, Rafael Mendes |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TEODORO, Roberta Garcia A. F. FONTENELLE, Juliana Alves CLIVATI, Soraya Luiza FERNANDES, Juliana Gomes PINTO, Roberta Ramos PEREIRA, Rafael Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexologia podal Tuiná QuickMassage Professores Síndrome de Burnout |
topic |
Reflexologia podal Tuiná QuickMassage Professores Síndrome de Burnout |
description |
A profissão docente foi identificada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma profissão de alto risco, sendo considerada a segunda categoria profissional em nível mundial, a portar doenças de caráter ocupacional. Neste contexto a síndrome de Burnout tem sido reconhecida como um problema de saúde pública. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar e comparar os efeitos de três diferentes técnicas de massagem sobre a Síndrome de Burnout em professores da rede estadual na cidade de Londrina/PR.Para tanto, os professores foram divididos em quatro grupos de forma aleatória: Grupo Reflexologia Podal (N = 13), grupo Tuiná (N = 13), grupo QuickMassage (N = 12) e grupo Controle (N = 10). Os grupos foram submetidos a 12 sessões de massagem, com exceção do grupo controle que não recebeu intervenção. Para a coleta de dados foi utilizado o Questionário Jbeili para Identificação Preliminar do Burnout em dois momentos, na semana anterior a primeira sessão de massagem (momento 1, M1) e na semana posterior a última sessão (momento 2, M2). Através dos dados obtidos observou- se em todos os grupos que receberam massagem melhora dos valores da síndrome de Burnout, o que permite inferir que terapias manuais promovem a redução, como também impedem o agravamento da síndrome de Burnout. Desta forma, as terapias complementares, em especial as técnicas de massagem utilizadas no presente estudo, podem ser consideradas uma importante ferramenta na prevenção e promoção da saúde do profissional docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11T14:51:25Z 2019-12-11T14:51:25Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3515 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098706048647168 |