OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEODORO, Roberta Garcia A. F.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FONTENELLE, Juliana Alves, CLIVATI, Soraya Luiza, FERNANDES, Juliana Gomes, PINTO, Roberta Ramos, PEREIRA, Rafael Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3515
Resumo: A profissão docente foi identificada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma profissão de alto risco, sendo considerada a segunda categoria profissional em nível mundial, a portar doenças de caráter ocupacional. Neste contexto a síndrome de Burnout tem sido reconhecida como um problema de saúde pública. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar e comparar os efeitos de três diferentes técnicas de massagem sobre a Síndrome de Burnout em professores da rede estadual na cidade de Londrina/PR.Para tanto, os professores foram divididos em quatro grupos de forma aleatória: Grupo Reflexologia Podal (N = 13), grupo Tuiná (N = 13), grupo QuickMassage (N = 12) e grupo Controle (N = 10). Os grupos foram submetidos a 12 sessões de massagem, com exceção do grupo controle que não recebeu intervenção. Para a coleta de dados foi utilizado o Questionário Jbeili para Identificação Preliminar do Burnout em dois momentos, na semana anterior a primeira sessão de massagem (momento 1, M1) e na semana posterior a última sessão (momento 2, M2). Através dos dados obtidos observou- se em todos os grupos que receberam massagem melhora dos valores da síndrome de Burnout, o que permite inferir que terapias manuais promovem a redução, como também impedem o agravamento da síndrome de Burnout. Desta forma, as terapias complementares, em especial as técnicas de massagem utilizadas no presente estudo, podem ser consideradas uma importante ferramenta na prevenção e promoção da saúde do profissional docente.
id UNICESU-1_f321dc7848445a9d7db40bc59e0b595a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3515
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINOReflexologia podalTuináQuickMassageProfessoresSíndrome de BurnoutA profissão docente foi identificada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma profissão de alto risco, sendo considerada a segunda categoria profissional em nível mundial, a portar doenças de caráter ocupacional. Neste contexto a síndrome de Burnout tem sido reconhecida como um problema de saúde pública. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar e comparar os efeitos de três diferentes técnicas de massagem sobre a Síndrome de Burnout em professores da rede estadual na cidade de Londrina/PR.Para tanto, os professores foram divididos em quatro grupos de forma aleatória: Grupo Reflexologia Podal (N = 13), grupo Tuiná (N = 13), grupo QuickMassage (N = 12) e grupo Controle (N = 10). Os grupos foram submetidos a 12 sessões de massagem, com exceção do grupo controle que não recebeu intervenção. Para a coleta de dados foi utilizado o Questionário Jbeili para Identificação Preliminar do Burnout em dois momentos, na semana anterior a primeira sessão de massagem (momento 1, M1) e na semana posterior a última sessão (momento 2, M2). Através dos dados obtidos observou- se em todos os grupos que receberam massagem melhora dos valores da síndrome de Burnout, o que permite inferir que terapias manuais promovem a redução, como também impedem o agravamento da síndrome de Burnout. Desta forma, as terapias complementares, em especial as técnicas de massagem utilizadas no presente estudo, podem ser consideradas uma importante ferramenta na prevenção e promoção da saúde do profissional docente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T14:51:25Z2019-12-11T14:51:25Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3515porTEODORO, Roberta Garcia A. F.FONTENELLE, Juliana AlvesCLIVATI, Soraya LuizaFERNANDES, Juliana GomesPINTO, Roberta RamosPEREIRA, Rafael Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:16:02Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3515Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:16:02Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
title OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
spellingShingle OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
TEODORO, Roberta Garcia A. F.
Reflexologia podal
Tuiná
QuickMassage
Professores
Síndrome de Burnout
title_short OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
title_full OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
title_fullStr OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
title_full_unstemmed OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
title_sort OS EFEITOS DAS TÉCNICAS REFLEXOLOGIA PODAL, TUINÁ E QUICK MASSAGE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
author TEODORO, Roberta Garcia A. F.
author_facet TEODORO, Roberta Garcia A. F.
FONTENELLE, Juliana Alves
CLIVATI, Soraya Luiza
FERNANDES, Juliana Gomes
PINTO, Roberta Ramos
PEREIRA, Rafael Mendes
author_role author
author2 FONTENELLE, Juliana Alves
CLIVATI, Soraya Luiza
FERNANDES, Juliana Gomes
PINTO, Roberta Ramos
PEREIRA, Rafael Mendes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TEODORO, Roberta Garcia A. F.
FONTENELLE, Juliana Alves
CLIVATI, Soraya Luiza
FERNANDES, Juliana Gomes
PINTO, Roberta Ramos
PEREIRA, Rafael Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexologia podal
Tuiná
QuickMassage
Professores
Síndrome de Burnout
topic Reflexologia podal
Tuiná
QuickMassage
Professores
Síndrome de Burnout
description A profissão docente foi identificada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma profissão de alto risco, sendo considerada a segunda categoria profissional em nível mundial, a portar doenças de caráter ocupacional. Neste contexto a síndrome de Burnout tem sido reconhecida como um problema de saúde pública. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar e comparar os efeitos de três diferentes técnicas de massagem sobre a Síndrome de Burnout em professores da rede estadual na cidade de Londrina/PR.Para tanto, os professores foram divididos em quatro grupos de forma aleatória: Grupo Reflexologia Podal (N = 13), grupo Tuiná (N = 13), grupo QuickMassage (N = 12) e grupo Controle (N = 10). Os grupos foram submetidos a 12 sessões de massagem, com exceção do grupo controle que não recebeu intervenção. Para a coleta de dados foi utilizado o Questionário Jbeili para Identificação Preliminar do Burnout em dois momentos, na semana anterior a primeira sessão de massagem (momento 1, M1) e na semana posterior a última sessão (momento 2, M2). Através dos dados obtidos observou- se em todos os grupos que receberam massagem melhora dos valores da síndrome de Burnout, o que permite inferir que terapias manuais promovem a redução, como também impedem o agravamento da síndrome de Burnout. Desta forma, as terapias complementares, em especial as técnicas de massagem utilizadas no presente estudo, podem ser consideradas uma importante ferramenta na prevenção e promoção da saúde do profissional docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T14:51:25Z
2019-12-11T14:51:25Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3515
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098706048647168