Análise dos níveis de satisfação, sobrecarga e estresse dos profissionais de saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMPIOTTO, Lais Guarnieri
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/557
Resumo: O objetivo do estudo é analisar a satisfação, a sobrecarga e o estresse da equipe de profissionais de saúde que atuam nos serviços de saúde mental. Inicialmente, apresenta-se uma revisão sistemática da literatura, visando analisar a produção científica envolvendo o grau de satisfação e de sobrecarga do profissional que atua nos serviços de saúde mental e, em seguida, são avaliados a satisfação e a sobrecarga de trabalho dos profissionais em serviços de saúde mental de sete municípios pertencentes ao CISAMUSEP. Para a avaliação do grau de satisfação utiliza-se o instrumento SATIS-BR, enquanto para a avaliação da sobrecarga o instrumento utilizado é o IMPACTO-BR e para avaliação do estresse utiliza-se o Teste de Lipp (ISSL), além de um questionário para levantamento sócio-demográfico. Participaram da pesquisa 83 profissionais de saúde de 11 instituições de saúde mental. Os resultados obtidos indicam que a satisfação, a sobrecarga e o estresse podem estar associados a características de cada profissão e para se ter melhoria da qualidade dos serviços, bem como maior proteção aos profissionais, tornam-se necessárias intervenções de suporte específicas para as diversas ocupações dos profissionais de saúde mental. Verificou-se, ainda, que há escassez de trabalhos voltados aos profissionais da saúde mental.
id UNICESU-1_f5e4101e03a1d9b5b43c065f3ce474ef
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/557
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Análise dos níveis de satisfação, sobrecarga e estresse dos profissionais de saúde mentalSatisfação no trabalhoImpacto do trabalhoProfissional de saúdeEstresse ocupacionalO objetivo do estudo é analisar a satisfação, a sobrecarga e o estresse da equipe de profissionais de saúde que atuam nos serviços de saúde mental. Inicialmente, apresenta-se uma revisão sistemática da literatura, visando analisar a produção científica envolvendo o grau de satisfação e de sobrecarga do profissional que atua nos serviços de saúde mental e, em seguida, são avaliados a satisfação e a sobrecarga de trabalho dos profissionais em serviços de saúde mental de sete municípios pertencentes ao CISAMUSEP. Para a avaliação do grau de satisfação utiliza-se o instrumento SATIS-BR, enquanto para a avaliação da sobrecarga o instrumento utilizado é o IMPACTO-BR e para avaliação do estresse utiliza-se o Teste de Lipp (ISSL), além de um questionário para levantamento sócio-demográfico. Participaram da pesquisa 83 profissionais de saúde de 11 instituições de saúde mental. Os resultados obtidos indicam que a satisfação, a sobrecarga e o estresse podem estar associados a características de cada profissão e para se ter melhoria da qualidade dos serviços, bem como maior proteção aos profissionais, tornam-se necessárias intervenções de suporte específicas para as diversas ocupações dos profissionais de saúde mental. Verificou-se, ainda, que há escassez de trabalhos voltados aos profissionais da saúde mental.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARYAMAGUCHI, Mirian UedaVERMELHO, Sonia Cristina Soares DiasCAMPIOTTO, Lais Guarnieri2018-05-28T17:01:35Z2018-05-28T17:01:35Z2015-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/557porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-06-15T13:11:14Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/557Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-06-15T13:11:14Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos níveis de satisfação, sobrecarga e estresse dos profissionais de saúde mental
title Análise dos níveis de satisfação, sobrecarga e estresse dos profissionais de saúde mental
spellingShingle Análise dos níveis de satisfação, sobrecarga e estresse dos profissionais de saúde mental
CAMPIOTTO, Lais Guarnieri
Satisfação no trabalho
Impacto do trabalho
Profissional de saúde
Estresse ocupacional
title_short Análise dos níveis de satisfação, sobrecarga e estresse dos profissionais de saúde mental
title_full Análise dos níveis de satisfação, sobrecarga e estresse dos profissionais de saúde mental
title_fullStr Análise dos níveis de satisfação, sobrecarga e estresse dos profissionais de saúde mental
title_full_unstemmed Análise dos níveis de satisfação, sobrecarga e estresse dos profissionais de saúde mental
title_sort Análise dos níveis de satisfação, sobrecarga e estresse dos profissionais de saúde mental
author CAMPIOTTO, Lais Guarnieri
author_facet CAMPIOTTO, Lais Guarnieri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv YAMAGUCHI, Mirian Ueda
VERMELHO, Sonia Cristina Soares Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMPIOTTO, Lais Guarnieri
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação no trabalho
Impacto do trabalho
Profissional de saúde
Estresse ocupacional
topic Satisfação no trabalho
Impacto do trabalho
Profissional de saúde
Estresse ocupacional
description O objetivo do estudo é analisar a satisfação, a sobrecarga e o estresse da equipe de profissionais de saúde que atuam nos serviços de saúde mental. Inicialmente, apresenta-se uma revisão sistemática da literatura, visando analisar a produção científica envolvendo o grau de satisfação e de sobrecarga do profissional que atua nos serviços de saúde mental e, em seguida, são avaliados a satisfação e a sobrecarga de trabalho dos profissionais em serviços de saúde mental de sete municípios pertencentes ao CISAMUSEP. Para a avaliação do grau de satisfação utiliza-se o instrumento SATIS-BR, enquanto para a avaliação da sobrecarga o instrumento utilizado é o IMPACTO-BR e para avaliação do estresse utiliza-se o Teste de Lipp (ISSL), além de um questionário para levantamento sócio-demográfico. Participaram da pesquisa 83 profissionais de saúde de 11 instituições de saúde mental. Os resultados obtidos indicam que a satisfação, a sobrecarga e o estresse podem estar associados a características de cada profissão e para se ter melhoria da qualidade dos serviços, bem como maior proteção aos profissionais, tornam-se necessárias intervenções de suporte específicas para as diversas ocupações dos profissionais de saúde mental. Verificou-se, ainda, que há escassez de trabalhos voltados aos profissionais da saúde mental.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-26
2018-05-28T17:01:35Z
2018-05-28T17:01:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/557
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098715989147648