A proteção dos direitos da personalidade do idoso: uma análise no ambiente digital das relações de consumo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9665 |
Resumo: | A evolução tecnológica, vivenciada principalmente nas últimas décadas, acarretou modificações em vários setores da sociedade, tais como: transporte, comunicação, informações, interações sociais e relações de consumo, destacando, ainda mais, a atual sociedade de consumo. Tais alterações modificaram a maneira de ofertar, bem como a maneira de se consumir produtos e serviços, que atualmente se apresentam de forma célere, trazendo benefícios e, ao mesmo tempo, dificuldades e riscos para os consumidores, especialmente idosos. Nesse contexto, utilizando o método dedutivo e tendo como norte os direitos da personalidade, a presente dissertação versa acerca da proteção dos consumidores, com enfoque nos consumidores idosos, quando partícipes desse novo e efêmero ambiente digital de relações de consumo. Como objeto de abordagem, a par de aspectos vieses sociológicos inevitáveis, dedicou-se especial atenção para aspectos fáticos e jurídicos, correlacionando os direitos estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor com essa realidade contemporânea, que abrange, desde o direito à informação e acesso a consumo de qualidade, até questões mais específicas como as atinentes aos dados pessoais, à imagem e à privacidade, principalmente dos idosos. |
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A proteção dos direitos da personalidade do idoso: uma análise no ambiente digital das relações de consumoAmbiente digitalConsumidor idosoInternetRelação consumeristaDireitos da personalidadeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASA evolução tecnológica, vivenciada principalmente nas últimas décadas, acarretou modificações em vários setores da sociedade, tais como: transporte, comunicação, informações, interações sociais e relações de consumo, destacando, ainda mais, a atual sociedade de consumo. Tais alterações modificaram a maneira de ofertar, bem como a maneira de se consumir produtos e serviços, que atualmente se apresentam de forma célere, trazendo benefícios e, ao mesmo tempo, dificuldades e riscos para os consumidores, especialmente idosos. Nesse contexto, utilizando o método dedutivo e tendo como norte os direitos da personalidade, a presente dissertação versa acerca da proteção dos consumidores, com enfoque nos consumidores idosos, quando partícipes desse novo e efêmero ambiente digital de relações de consumo. Como objeto de abordagem, a par de aspectos vieses sociológicos inevitáveis, dedicou-se especial atenção para aspectos fáticos e jurídicos, correlacionando os direitos estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor com essa realidade contemporânea, que abrange, desde o direito à informação e acesso a consumo de qualidade, até questões mais específicas como as atinentes aos dados pessoais, à imagem e à privacidade, principalmente dos idosos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilCiências Jurídicas (Mestrado)UNICESUMARPRUX, Oscar IvanMELO, Diego Castro de2022-07-28T13:29:51Z2022-07-28T13:29:51Z2021-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9665porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-07-29T06:02:19Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9665Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-07-29T06:02:19Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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