A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues Da Silva, Izabela
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3201
Resumo: Esta pesquisa pretende investigar como os enunciados criados pelos prosumers, que circulam através de sites, blogs e redes sociais, na internet, estão modificando as relações de poder no universo da propaganda e do marketing. Esses enunciados surgem, muitas vezes, associados a atitudes de consumerismo político por parte dos consumidores e cidadãos que buscam criar novos discursos sobre as marcas a fim de evidenciar aspectos pouco louváveis em relação a empresas, produtos e serviços, tais como as condições sub-humanas de trabalho e o abate de animais fora dos padrões exigidos. Esse trabalho utiliza a Análise do Discurso francesa como disciplina propícia para observar e identificar se há uma nova ordem do discurso na publicidade contemporânea a partir das trocas informacionais em fluxo, próprias das mídias digitais, entre consumidores e empresas. A partir da análise dos enunciados criados pelos prosumers, busca perceber as estratégias discursivas utilizadas, as memórias, os pré-construídos, os novos efeitos de sentido. Supõe haver uma mudança na ordem discursiva da propaganda com os enunciados criados pelos consumidores, os quais se configuram como um acontecimento em relação ao panorama da publicidade e do marketing massivos
id UFPE_76bd019a8c65f1c28182b6d589320657
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/3201
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Domingues Da Silva, IzabelaRegina Macena Patriota Bronzstein, Karla 2014-06-12T16:28:49Z2014-06-12T16:28:49Z2011-01-31Domingues Da Silva, Izabela; Regina Macena Patriota Bronzstein, Karla. A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3201Esta pesquisa pretende investigar como os enunciados criados pelos prosumers, que circulam através de sites, blogs e redes sociais, na internet, estão modificando as relações de poder no universo da propaganda e do marketing. Esses enunciados surgem, muitas vezes, associados a atitudes de consumerismo político por parte dos consumidores e cidadãos que buscam criar novos discursos sobre as marcas a fim de evidenciar aspectos pouco louváveis em relação a empresas, produtos e serviços, tais como as condições sub-humanas de trabalho e o abate de animais fora dos padrões exigidos. Esse trabalho utiliza a Análise do Discurso francesa como disciplina propícia para observar e identificar se há uma nova ordem do discurso na publicidade contemporânea a partir das trocas informacionais em fluxo, próprias das mídias digitais, entre consumidores e empresas. A partir da análise dos enunciados criados pelos prosumers, busca perceber as estratégias discursivas utilizadas, as memórias, os pré-construídos, os novos efeitos de sentido. Supõe haver uma mudança na ordem discursiva da propaganda com os enunciados criados pelos consumidores, os quais se configuram como um acontecimento em relação ao panorama da publicidade e do marketing massivosporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPublicidadeInternetProsumerDiscursoConsumerismo PolíticoA Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo3000_1.pdf.jpgarquivo3000_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3201/4/arquivo3000_1.pdf.jpg7fb1fc35d0371f718376a9e10f6afbd0MD54ORIGINALarquivo3000_1.pdfapplication/pdf1383770https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3201/1/arquivo3000_1.pdfeccdf7c8a77456872ffb7a881d13165cMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3201/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo3000_1.pdf.txtarquivo3000_1.pdf.txtExtracted texttext/plain315528https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3201/3/arquivo3000_1.pdf.txt84da8cb4021f7532d9cd2a268f58098eMD53123456789/32012019-10-25 13:37:02.562oai:repositorio.ufpe.br:123456789/3201Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T16:37:02Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.
title A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.
spellingShingle A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.
Domingues Da Silva, Izabela
Publicidade
Internet
Prosumer
Discurso
Consumerismo Político
title_short A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.
title_full A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.
title_fullStr A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.
title_full_unstemmed A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.
title_sort A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.
author Domingues Da Silva, Izabela
author_facet Domingues Da Silva, Izabela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues Da Silva, Izabela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Regina Macena Patriota Bronzstein, Karla
contributor_str_mv Regina Macena Patriota Bronzstein, Karla
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Internet
Prosumer
Discurso
Consumerismo Político
topic Publicidade
Internet
Prosumer
Discurso
Consumerismo Político
description Esta pesquisa pretende investigar como os enunciados criados pelos prosumers, que circulam através de sites, blogs e redes sociais, na internet, estão modificando as relações de poder no universo da propaganda e do marketing. Esses enunciados surgem, muitas vezes, associados a atitudes de consumerismo político por parte dos consumidores e cidadãos que buscam criar novos discursos sobre as marcas a fim de evidenciar aspectos pouco louváveis em relação a empresas, produtos e serviços, tais como as condições sub-humanas de trabalho e o abate de animais fora dos padrões exigidos. Esse trabalho utiliza a Análise do Discurso francesa como disciplina propícia para observar e identificar se há uma nova ordem do discurso na publicidade contemporânea a partir das trocas informacionais em fluxo, próprias das mídias digitais, entre consumidores e empresas. A partir da análise dos enunciados criados pelos prosumers, busca perceber as estratégias discursivas utilizadas, as memórias, os pré-construídos, os novos efeitos de sentido. Supõe haver uma mudança na ordem discursiva da propaganda com os enunciados criados pelos consumidores, os quais se configuram como um acontecimento em relação ao panorama da publicidade e do marketing massivos
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T16:28:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T16:28:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Domingues Da Silva, Izabela; Regina Macena Patriota Bronzstein, Karla. A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3201
identifier_str_mv Domingues Da Silva, Izabela; Regina Macena Patriota Bronzstein, Karla. A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3201/4/arquivo3000_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3201/1/arquivo3000_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3201/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3201/3/arquivo3000_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7fb1fc35d0371f718376a9e10f6afbd0
eccdf7c8a77456872ffb7a881d13165c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
84da8cb4021f7532d9cd2a268f58098e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310677998600192