A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ambiência (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/375 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi discutir as bases com que o ensino em engenharia florestal foi implantado no Brasil em 1960, em comparação à Política de Educação Ambiental vigente pela Lei Federal n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Verificou-se que o discurso produtivista do setor de base florestal é legítimo, pois as contribuições socioambientais das florestas podem ser muito maiores que as atuais. Conclui-se que a Educação Ambiental deve ser considerada na formação dos profissionais deste segmento, valorizando a importância da expansão da base florestal plantada e à inclusão de empresas do setor em processos de Certificação Ambiental e Florestal. Recomenda-se a discussão formal do tema Epistemologia nestes centros de ensino.Abstract The aim of this work was to discuss the bases in which the forest teaching was implanted in Brazil in 1960, in comparison to the Environmental Education Politics implemented by the Federal Law n. 9.795, of April 27, 1999. It was verified that the productivity speech of the forest sector is correct, and the forests’ socio-environmental contributions can be much larger than the current ones. It is concluded that the Environmental Education should be considered for professional formation of this segment, valuing the importance of planted forest expansion and the inclusion of companies in Environmental and Forest Certification processes. It is recommended the formal discussion of the Epistemology theme in these education centers. |
id |
UNICETO-1_30d269aa447b9b05800528dca5cc4856 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/375 |
network_acronym_str |
UNICETO-1 |
network_name_str |
Ambiência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teachingengenharia; epistemologia; desenvolvimento.O objetivo deste trabalho foi discutir as bases com que o ensino em engenharia florestal foi implantado no Brasil em 1960, em comparação à Política de Educação Ambiental vigente pela Lei Federal n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Verificou-se que o discurso produtivista do setor de base florestal é legítimo, pois as contribuições socioambientais das florestas podem ser muito maiores que as atuais. Conclui-se que a Educação Ambiental deve ser considerada na formação dos profissionais deste segmento, valorizando a importância da expansão da base florestal plantada e à inclusão de empresas do setor em processos de Certificação Ambiental e Florestal. Recomenda-se a discussão formal do tema Epistemologia nestes centros de ensino.Abstract The aim of this work was to discuss the bases in which the forest teaching was implanted in Brazil in 1960, in comparison to the Environmental Education Politics implemented by the Federal Law n. 9.795, of April 27, 1999. It was verified that the productivity speech of the forest sector is correct, and the forests’ socio-environmental contributions can be much larger than the current ones. It is concluded that the Environmental Education should be considered for professional formation of this segment, valuing the importance of planted forest expansion and the inclusion of companies in Environmental and Forest Certification processes. It is recommended the formal discussion of the Epistemology theme in these education centers.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROFaria, Álvaro Boson de Castro2009-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/375AMBIÊNCIA; v. 3, n. 3 (2007): Ambiência; 385-3932175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/375/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-31T18:12:15Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/375Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2016-12-31T18:12:15Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching |
title |
A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching |
spellingShingle |
A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching Faria, Álvaro Boson de Castro engenharia; epistemologia; desenvolvimento. |
title_short |
A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching |
title_full |
A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching |
title_fullStr |
A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching |
title_full_unstemmed |
A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching |
title_sort |
A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching |
author |
Faria, Álvaro Boson de Castro |
author_facet |
Faria, Álvaro Boson de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Álvaro Boson de Castro |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
engenharia; epistemologia; desenvolvimento. |
topic |
engenharia; epistemologia; desenvolvimento. |
description |
O objetivo deste trabalho foi discutir as bases com que o ensino em engenharia florestal foi implantado no Brasil em 1960, em comparação à Política de Educação Ambiental vigente pela Lei Federal n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Verificou-se que o discurso produtivista do setor de base florestal é legítimo, pois as contribuições socioambientais das florestas podem ser muito maiores que as atuais. Conclui-se que a Educação Ambiental deve ser considerada na formação dos profissionais deste segmento, valorizando a importância da expansão da base florestal plantada e à inclusão de empresas do setor em processos de Certificação Ambiental e Florestal. Recomenda-se a discussão formal do tema Epistemologia nestes centros de ensino.Abstract The aim of this work was to discuss the bases in which the forest teaching was implanted in Brazil in 1960, in comparison to the Environmental Education Politics implemented by the Federal Law n. 9.795, of April 27, 1999. It was verified that the productivity speech of the forest sector is correct, and the forests’ socio-environmental contributions can be much larger than the current ones. It is concluded that the Environmental Education should be considered for professional formation of this segment, valuing the importance of planted forest expansion and the inclusion of companies in Environmental and Forest Certification processes. It is recommended the formal discussion of the Epistemology theme in these education centers. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/375 |
url |
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/375/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
AMBIÊNCIA; v. 3, n. 3 (2007): Ambiência; 385-393 2175-9405 1808-0251 reponame:Ambiência (Online) instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) instacron:UNICENTRO |
instname_str |
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
instacron_str |
UNICENTRO |
institution |
UNICENTRO |
reponame_str |
Ambiência (Online) |
collection |
Ambiência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com |
_version_ |
1798316922087931904 |