A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Álvaro Boson de Castro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/375
Resumo: O objetivo deste trabalho foi discutir as bases com que o ensino em engenharia florestal foi implantado no Brasil em 1960, em comparação à Política de Educação Ambiental vigente pela Lei Federal n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Verificou-se que o discurso produtivista do setor de base florestal é legítimo, pois as contribuições socioambientais das florestas podem ser muito maiores que as atuais. Conclui-se que a Educação Ambiental deve ser considerada na formação dos profissionais deste segmento, valorizando a importância da expansão da base florestal plantada e à inclusão de empresas do setor em processos de Certificação Ambiental e Florestal. Recomenda-se a discussão formal do tema Epistemologia nestes centros de ensino.Abstract The aim of this work was to discuss the bases in which the forest teaching was implanted in Brazil in 1960, in comparison to the Environmental Education Politics implemented by the Federal Law n. 9.795, of April 27, 1999. It was verified that the productivity speech of the forest sector is correct, and the forests’ socio-environmental contributions can be much larger than the current ones. It is concluded that the Environmental Education should be considered for professional formation of this segment, valuing the importance of planted forest expansion and the inclusion of companies in Environmental and Forest Certification processes. It is recommended the formal discussion of the Epistemology theme in these education centers.
id UNICETO-1_30d269aa447b9b05800528dca5cc4856
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/375
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teachingengenharia; epistemologia; desenvolvimento.O objetivo deste trabalho foi discutir as bases com que o ensino em engenharia florestal foi implantado no Brasil em 1960, em comparação à Política de Educação Ambiental vigente pela Lei Federal n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Verificou-se que o discurso produtivista do setor de base florestal é legítimo, pois as contribuições socioambientais das florestas podem ser muito maiores que as atuais. Conclui-se que a Educação Ambiental deve ser considerada na formação dos profissionais deste segmento, valorizando a importância da expansão da base florestal plantada e à inclusão de empresas do setor em processos de Certificação Ambiental e Florestal. Recomenda-se a discussão formal do tema Epistemologia nestes centros de ensino.Abstract The aim of this work was to discuss the bases in which the forest teaching was implanted in Brazil in 1960, in comparison to the Environmental Education Politics implemented by the Federal Law n. 9.795, of April 27, 1999. It was verified that the productivity speech of the forest sector is correct, and the forests’ socio-environmental contributions can be much larger than the current ones. It is concluded that the Environmental Education should be considered for professional formation of this segment, valuing the importance of planted forest expansion and the inclusion of companies in Environmental and Forest Certification processes. It is recommended the formal discussion of the Epistemology theme in these education centers.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROFaria, Álvaro Boson de Castro2009-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/375AMBIÊNCIA; v. 3, n. 3 (2007): Ambiência; 385-3932175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/375/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-31T18:12:15Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/375Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2016-12-31T18:12:15Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching
title A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching
spellingShingle A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching
Faria, Álvaro Boson de Castro
engenharia; epistemologia; desenvolvimento.
title_short A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching
title_full A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching
title_fullStr A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching
title_full_unstemmed A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching
title_sort A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestalEnvironmental education politics for forest engineering teaching
author Faria, Álvaro Boson de Castro
author_facet Faria, Álvaro Boson de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Álvaro Boson de Castro
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv engenharia; epistemologia; desenvolvimento.
topic engenharia; epistemologia; desenvolvimento.
description O objetivo deste trabalho foi discutir as bases com que o ensino em engenharia florestal foi implantado no Brasil em 1960, em comparação à Política de Educação Ambiental vigente pela Lei Federal n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Verificou-se que o discurso produtivista do setor de base florestal é legítimo, pois as contribuições socioambientais das florestas podem ser muito maiores que as atuais. Conclui-se que a Educação Ambiental deve ser considerada na formação dos profissionais deste segmento, valorizando a importância da expansão da base florestal plantada e à inclusão de empresas do setor em processos de Certificação Ambiental e Florestal. Recomenda-se a discussão formal do tema Epistemologia nestes centros de ensino.Abstract The aim of this work was to discuss the bases in which the forest teaching was implanted in Brazil in 1960, in comparison to the Environmental Education Politics implemented by the Federal Law n. 9.795, of April 27, 1999. It was verified that the productivity speech of the forest sector is correct, and the forests’ socio-environmental contributions can be much larger than the current ones. It is concluded that the Environmental Education should be considered for professional formation of this segment, valuing the importance of planted forest expansion and the inclusion of companies in Environmental and Forest Certification processes. It is recommended the formal discussion of the Epistemology theme in these education centers.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/375
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/375/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 3, n. 3 (2007): Ambiência; 385-393
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316922087931904