O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ambiência (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4358 |
Resumo: | O presente artigo objetiva identificar e problematizar a formação inicial e continuada dos pesquisadores em Educação Ambiental. Para tanto, procedeu-se uma investigação sobre a trajetória da formação de autores de artigos científicos em Educação Ambiental (EA). Para a seleção dos autores, optou-se por um recorte de trabalhos relacionados à EA formal. Os artigos foram selecionados a partir das palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Formal; Escola; em dois periódicos nacionais, sendo um na área de Extensão Universitária e outra de Pesquisa em Educação Ambiental. A investigação da formação dos autores analisados ocorreu por meio da pesquisa de seus currículos na Plataforma Lattes. A análise da formação inicial dos autores dos artigos revelou que a maioria tem formação inicial na área de Ciências Biológicas. Ao analisar a formação continuada percebemos que ocorreu uma migração para área de Ciências Humanas. Esses resultados apontam para a importância da abordagem das Ciências Naturais, mesmo com suas limitações, no que se refere à perspectiva crítica, no sentido de comprometimento com a causa ambiental. Comprometimento que impulsiona esses profissionais a enfrentarem barreiras epistemológicas, mudando para as ciências humanas, em sua formação continuada, e, dessa forma, suprindo as carências impostas pela área rumo à criticidade. |
id |
UNICETO-1_60b2154a89f371595f47badd9566d04e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4358 |
network_acronym_str |
UNICETO-1 |
network_name_str |
Ambiência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formationEducaçãoEducação Formal; Extensão; Pesquisa.Educação AmbientalO presente artigo objetiva identificar e problematizar a formação inicial e continuada dos pesquisadores em Educação Ambiental. Para tanto, procedeu-se uma investigação sobre a trajetória da formação de autores de artigos científicos em Educação Ambiental (EA). Para a seleção dos autores, optou-se por um recorte de trabalhos relacionados à EA formal. Os artigos foram selecionados a partir das palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Formal; Escola; em dois periódicos nacionais, sendo um na área de Extensão Universitária e outra de Pesquisa em Educação Ambiental. A investigação da formação dos autores analisados ocorreu por meio da pesquisa de seus currículos na Plataforma Lattes. A análise da formação inicial dos autores dos artigos revelou que a maioria tem formação inicial na área de Ciências Biológicas. Ao analisar a formação continuada percebemos que ocorreu uma migração para área de Ciências Humanas. Esses resultados apontam para a importância da abordagem das Ciências Naturais, mesmo com suas limitações, no que se refere à perspectiva crítica, no sentido de comprometimento com a causa ambiental. Comprometimento que impulsiona esses profissionais a enfrentarem barreiras epistemológicas, mudando para as ciências humanas, em sua formação continuada, e, dessa forma, suprindo as carências impostas pela área rumo à criticidade.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROKataoka, Adriana MassaêMaia, Márcia SupertiSuriani Affonso, Ana LuciaBelloni, Adriene Laurie2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4358AMBIÊNCIA; v. 13 (2017): Ambiência - Edição Especial (XV - EPEA); 104-1222175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4358/pdfDireitos autorais 2017 AMBIÊNCIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-01T16:51:29Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4358Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2018-02-01T16:51:29Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation |
title |
O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation |
spellingShingle |
O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation Kataoka, Adriana Massaê Educação Educação Formal; Extensão; Pesquisa. Educação Ambiental |
title_short |
O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation |
title_full |
O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation |
title_fullStr |
O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation |
title_full_unstemmed |
O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation |
title_sort |
O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation |
author |
Kataoka, Adriana Massaê |
author_facet |
Kataoka, Adriana Massaê Maia, Márcia Superti Suriani Affonso, Ana Lucia Belloni, Adriene Laurie |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Márcia Superti Suriani Affonso, Ana Lucia Belloni, Adriene Laurie |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kataoka, Adriana Massaê Maia, Márcia Superti Suriani Affonso, Ana Lucia Belloni, Adriene Laurie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Formal; Extensão; Pesquisa. Educação Ambiental |
topic |
Educação Educação Formal; Extensão; Pesquisa. Educação Ambiental |
description |
O presente artigo objetiva identificar e problematizar a formação inicial e continuada dos pesquisadores em Educação Ambiental. Para tanto, procedeu-se uma investigação sobre a trajetória da formação de autores de artigos científicos em Educação Ambiental (EA). Para a seleção dos autores, optou-se por um recorte de trabalhos relacionados à EA formal. Os artigos foram selecionados a partir das palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Formal; Escola; em dois periódicos nacionais, sendo um na área de Extensão Universitária e outra de Pesquisa em Educação Ambiental. A investigação da formação dos autores analisados ocorreu por meio da pesquisa de seus currículos na Plataforma Lattes. A análise da formação inicial dos autores dos artigos revelou que a maioria tem formação inicial na área de Ciências Biológicas. Ao analisar a formação continuada percebemos que ocorreu uma migração para área de Ciências Humanas. Esses resultados apontam para a importância da abordagem das Ciências Naturais, mesmo com suas limitações, no que se refere à perspectiva crítica, no sentido de comprometimento com a causa ambiental. Comprometimento que impulsiona esses profissionais a enfrentarem barreiras epistemológicas, mudando para as ciências humanas, em sua formação continuada, e, dessa forma, suprindo as carências impostas pela área rumo à criticidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4358 |
url |
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4358/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 AMBIÊNCIA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 AMBIÊNCIA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
AMBIÊNCIA; v. 13 (2017): Ambiência - Edição Especial (XV - EPEA); 104-122 2175-9405 1808-0251 reponame:Ambiência (Online) instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) instacron:UNICENTRO |
instname_str |
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
instacron_str |
UNICENTRO |
institution |
UNICENTRO |
reponame_str |
Ambiência (Online) |
collection |
Ambiência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com |
_version_ |
1798316924541599744 |