O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kataoka, Adriana Massaê
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maia, Márcia Superti, Suriani Affonso, Ana Lucia, Belloni, Adriene Laurie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4358
Resumo: O presente artigo objetiva identificar e problematizar a formação inicial e continuada dos pesquisadores em Educação Ambiental. Para tanto, procedeu-se uma investigação sobre a trajetória da formação de autores de artigos científicos em Educação Ambiental (EA). Para a seleção dos autores, optou-se por um recorte de trabalhos relacionados à EA formal. Os artigos foram selecionados a partir das palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Formal; Escola; em dois periódicos nacionais, sendo um na área de Extensão Universitária e outra de Pesquisa em Educação Ambiental. A investigação da formação dos autores analisados ocorreu por meio da pesquisa de seus currículos na Plataforma Lattes. A análise da formação inicial dos autores dos artigos revelou que a maioria tem formação inicial na área de Ciências Biológicas. Ao analisar a formação continuada percebemos que ocorreu uma migração para área de Ciências Humanas. Esses resultados apontam para a importância da abordagem das Ciências Naturais, mesmo com suas limitações, no que se refere à perspectiva crítica, no sentido de comprometimento com a causa ambiental. Comprometimento que impulsiona esses profissionais a enfrentarem barreiras epistemológicas, mudando para as ciências humanas, em sua formação continuada, e, dessa forma, suprindo as carências impostas pela área rumo à criticidade.
id UNICETO-1_60b2154a89f371595f47badd9566d04e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4358
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formationEducaçãoEducação Formal; Extensão; Pesquisa.Educação AmbientalO presente artigo objetiva identificar e problematizar a formação inicial e continuada dos pesquisadores em Educação Ambiental. Para tanto, procedeu-se uma investigação sobre a trajetória da formação de autores de artigos científicos em Educação Ambiental (EA). Para a seleção dos autores, optou-se por um recorte de trabalhos relacionados à EA formal. Os artigos foram selecionados a partir das palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Formal; Escola; em dois periódicos nacionais, sendo um na área de Extensão Universitária e outra de Pesquisa em Educação Ambiental. A investigação da formação dos autores analisados ocorreu por meio da pesquisa de seus currículos na Plataforma Lattes. A análise da formação inicial dos autores dos artigos revelou que a maioria tem formação inicial na área de Ciências Biológicas. Ao analisar a formação continuada percebemos que ocorreu uma migração para área de Ciências Humanas. Esses resultados apontam para a importância da abordagem das Ciências Naturais, mesmo com suas limitações, no que se refere à perspectiva crítica, no sentido de comprometimento com a causa ambiental. Comprometimento que impulsiona esses profissionais a enfrentarem barreiras epistemológicas, mudando para as ciências humanas, em sua formação continuada, e, dessa forma, suprindo as carências impostas pela área rumo à criticidade.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROKataoka, Adriana MassaêMaia, Márcia SupertiSuriani Affonso, Ana LuciaBelloni, Adriene Laurie2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4358AMBIÊNCIA; v. 13 (2017): Ambiência - Edição Especial (XV - EPEA); 104-1222175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4358/pdfDireitos autorais 2017 AMBIÊNCIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-01T16:51:29Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4358Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2018-02-01T16:51:29Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation
title O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation
spellingShingle O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation
Kataoka, Adriana Massaê
Educação
Educação Formal; Extensão; Pesquisa.
Educação Ambiental
title_short O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation
title_full O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation
title_fullStr O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation
title_full_unstemmed O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation
title_sort O pesquisador da Educação Ambiental: reflexões sobre sua formação inicial e continuadaThe researcher of Environmental Education: reflections on his initial and continued formation
author Kataoka, Adriana Massaê
author_facet Kataoka, Adriana Massaê
Maia, Márcia Superti
Suriani Affonso, Ana Lucia
Belloni, Adriene Laurie
author_role author
author2 Maia, Márcia Superti
Suriani Affonso, Ana Lucia
Belloni, Adriene Laurie
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kataoka, Adriana Massaê
Maia, Márcia Superti
Suriani Affonso, Ana Lucia
Belloni, Adriene Laurie
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Formal; Extensão; Pesquisa.
Educação Ambiental
topic Educação
Educação Formal; Extensão; Pesquisa.
Educação Ambiental
description O presente artigo objetiva identificar e problematizar a formação inicial e continuada dos pesquisadores em Educação Ambiental. Para tanto, procedeu-se uma investigação sobre a trajetória da formação de autores de artigos científicos em Educação Ambiental (EA). Para a seleção dos autores, optou-se por um recorte de trabalhos relacionados à EA formal. Os artigos foram selecionados a partir das palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Formal; Escola; em dois periódicos nacionais, sendo um na área de Extensão Universitária e outra de Pesquisa em Educação Ambiental. A investigação da formação dos autores analisados ocorreu por meio da pesquisa de seus currículos na Plataforma Lattes. A análise da formação inicial dos autores dos artigos revelou que a maioria tem formação inicial na área de Ciências Biológicas. Ao analisar a formação continuada percebemos que ocorreu uma migração para área de Ciências Humanas. Esses resultados apontam para a importância da abordagem das Ciências Naturais, mesmo com suas limitações, no que se refere à perspectiva crítica, no sentido de comprometimento com a causa ambiental. Comprometimento que impulsiona esses profissionais a enfrentarem barreiras epistemológicas, mudando para as ciências humanas, em sua formação continuada, e, dessa forma, suprindo as carências impostas pela área rumo à criticidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4358
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4358/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 AMBIÊNCIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 AMBIÊNCIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 13 (2017): Ambiência - Edição Especial (XV - EPEA); 104-122
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316924541599744