Responsabilidade socioambiental: evolução das concepções de acadêmicos de engenhariaSocial and environmental responsibility: the evolution of concepts amongst engineering students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elaine Maria dos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Oliveira Neto, José Dutra de, Resende, Juliano Tadeu Vilela de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/144
Resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar a evolução da percepção dos alunos de Engenharia em relação às práticas de responsabilidade socioambiental das empresas. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, quantitativa em função do problema, descritiva de acordo com seus objetivos e é um levantamento, considerando os procedimentos técnicos. Utilizou-se um modelo adaptado de questionário do Instituto Ethos (2004), o qual foi pré-testado. Os resultados obtidos mostram que o debate sobre o comportamento ético ou social das empresas ainda é muito pequeno no ambiente acadêmico, e que não há um crescimento significativo no interesse dos alunos em função do andamento do curso de graduação. Com isso pode-se inferir que os futuros engenheiros ainda não estão adequadamente preparados para uma discussão acerca desta temática. No entanto, verificou-se que a visão crítica dos alunos frente às práticas de responsabilidade socioambiental é melhorada no decorrer do curso de graduação, facilitando a atuação em situações do cotidiano. Responsabilidade socioambiental no Brasil ainda não é um tema amplamente difundido, mas observou-se que há grande interesse por esta temática, entre os alunos do 1º ano. Dessa forma, pode-se concluir que este assunto está começando a ganhar espaço nas discussões acadêmicas, apontando a probabilidade de um resultado diferente daqui a cinco anos, quando esta nova geração estará apta para um mercado de trabalho onde as questões sociais estarão sendo consideradas cada vez mais relevantes.Abstract The present study attempts to examine the evolution of the perception of the undergraduate students of Engineering concerning the social and environmental responsibility of the companies. A quantitative and applied approach was chosen, with descriptive objectives and survey procedures. An adapted questionnaire from the Ethos Institute (2004) was used, which was pre-tested beforehand. The results show that discussions about ethical or social behavior of the companies still is very little in the academic setting and there is no significant growth in the students’ interest during the undergraduate program. Therefore, it can be inferred that the future engineers are not yet adequately prepared for a discussion about this theme. It was verified, however, that the critical view of the students regarding social and environmental responsibility practices tends to improve along the undergraduate program, facilitating their practice in daily situations. Discussions about social and environmental responsibility in Brazil are not yet widely addressed, although the freshman appeared to be greatly interested in this theme. Thus, it can be concluded that the subject has begun to gain space in academic discussions, which will probably generate different results within five years, when this new generation is ready for the labor market, where social issues are becoming increasingly relevant.
id UNICETO-1_611cf5daa9259272a877470921594750
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/144
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling Responsabilidade socioambiental: evolução das concepções de acadêmicos de engenhariaSocial and environmental responsibility: the evolution of concepts amongst engineering studentsresponsabilidade socioambiental; ensino de engenharia; evolução de conceitos.O presente estudo tem como objetivo verificar a evolução da percepção dos alunos de Engenharia em relação às práticas de responsabilidade socioambiental das empresas. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, quantitativa em função do problema, descritiva de acordo com seus objetivos e é um levantamento, considerando os procedimentos técnicos. Utilizou-se um modelo adaptado de questionário do Instituto Ethos (2004), o qual foi pré-testado. Os resultados obtidos mostram que o debate sobre o comportamento ético ou social das empresas ainda é muito pequeno no ambiente acadêmico, e que não há um crescimento significativo no interesse dos alunos em função do andamento do curso de graduação. Com isso pode-se inferir que os futuros engenheiros ainda não estão adequadamente preparados para uma discussão acerca desta temática. No entanto, verificou-se que a visão crítica dos alunos frente às práticas de responsabilidade socioambiental é melhorada no decorrer do curso de graduação, facilitando a atuação em situações do cotidiano. Responsabilidade socioambiental no Brasil ainda não é um tema amplamente difundido, mas observou-se que há grande interesse por esta temática, entre os alunos do 1º ano. Dessa forma, pode-se concluir que este assunto está começando a ganhar espaço nas discussões acadêmicas, apontando a probabilidade de um resultado diferente daqui a cinco anos, quando esta nova geração estará apta para um mercado de trabalho onde as questões sociais estarão sendo consideradas cada vez mais relevantes.Abstract The present study attempts to examine the evolution of the perception of the undergraduate students of Engineering concerning the social and environmental responsibility of the companies. A quantitative and applied approach was chosen, with descriptive objectives and survey procedures. An adapted questionnaire from the Ethos Institute (2004) was used, which was pre-tested beforehand. The results show that discussions about ethical or social behavior of the companies still is very little in the academic setting and there is no significant growth in the students’ interest during the undergraduate program. Therefore, it can be inferred that the future engineers are not yet adequately prepared for a discussion about this theme. It was verified, however, that the critical view of the students regarding social and environmental responsibility practices tends to improve along the undergraduate program, facilitating their practice in daily situations. Discussions about social and environmental responsibility in Brazil are not yet widely addressed, although the freshman appeared to be greatly interested in this theme. Thus, it can be concluded that the subject has begun to gain space in academic discussions, which will probably generate different results within five years, when this new generation is ready for the labor market, where social issues are becoming increasingly relevant.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROSantos, Elaine Maria dosOliveira Neto, José Dutra deResende, Juliano Tadeu Vilela de2009-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/144AMBIÊNCIA; v. 4, n. 3 (2008): Ambiência; 419-4342175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/144/159info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-01T17:31:48Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/144Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2017-01-01T17:31:48Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade socioambiental: evolução das concepções de acadêmicos de engenhariaSocial and environmental responsibility: the evolution of concepts amongst engineering students
title Responsabilidade socioambiental: evolução das concepções de acadêmicos de engenhariaSocial and environmental responsibility: the evolution of concepts amongst engineering students
spellingShingle Responsabilidade socioambiental: evolução das concepções de acadêmicos de engenhariaSocial and environmental responsibility: the evolution of concepts amongst engineering students
Santos, Elaine Maria dos
responsabilidade socioambiental; ensino de engenharia; evolução de conceitos.
title_short Responsabilidade socioambiental: evolução das concepções de acadêmicos de engenhariaSocial and environmental responsibility: the evolution of concepts amongst engineering students
title_full Responsabilidade socioambiental: evolução das concepções de acadêmicos de engenhariaSocial and environmental responsibility: the evolution of concepts amongst engineering students
title_fullStr Responsabilidade socioambiental: evolução das concepções de acadêmicos de engenhariaSocial and environmental responsibility: the evolution of concepts amongst engineering students
title_full_unstemmed Responsabilidade socioambiental: evolução das concepções de acadêmicos de engenhariaSocial and environmental responsibility: the evolution of concepts amongst engineering students
title_sort Responsabilidade socioambiental: evolução das concepções de acadêmicos de engenhariaSocial and environmental responsibility: the evolution of concepts amongst engineering students
author Santos, Elaine Maria dos
author_facet Santos, Elaine Maria dos
Oliveira Neto, José Dutra de
Resende, Juliano Tadeu Vilela de
author_role author
author2 Oliveira Neto, José Dutra de
Resende, Juliano Tadeu Vilela de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elaine Maria dos
Oliveira Neto, José Dutra de
Resende, Juliano Tadeu Vilela de
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv responsabilidade socioambiental; ensino de engenharia; evolução de conceitos.
topic responsabilidade socioambiental; ensino de engenharia; evolução de conceitos.
description O presente estudo tem como objetivo verificar a evolução da percepção dos alunos de Engenharia em relação às práticas de responsabilidade socioambiental das empresas. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, quantitativa em função do problema, descritiva de acordo com seus objetivos e é um levantamento, considerando os procedimentos técnicos. Utilizou-se um modelo adaptado de questionário do Instituto Ethos (2004), o qual foi pré-testado. Os resultados obtidos mostram que o debate sobre o comportamento ético ou social das empresas ainda é muito pequeno no ambiente acadêmico, e que não há um crescimento significativo no interesse dos alunos em função do andamento do curso de graduação. Com isso pode-se inferir que os futuros engenheiros ainda não estão adequadamente preparados para uma discussão acerca desta temática. No entanto, verificou-se que a visão crítica dos alunos frente às práticas de responsabilidade socioambiental é melhorada no decorrer do curso de graduação, facilitando a atuação em situações do cotidiano. Responsabilidade socioambiental no Brasil ainda não é um tema amplamente difundido, mas observou-se que há grande interesse por esta temática, entre os alunos do 1º ano. Dessa forma, pode-se concluir que este assunto está começando a ganhar espaço nas discussões acadêmicas, apontando a probabilidade de um resultado diferente daqui a cinco anos, quando esta nova geração estará apta para um mercado de trabalho onde as questões sociais estarão sendo consideradas cada vez mais relevantes.Abstract The present study attempts to examine the evolution of the perception of the undergraduate students of Engineering concerning the social and environmental responsibility of the companies. A quantitative and applied approach was chosen, with descriptive objectives and survey procedures. An adapted questionnaire from the Ethos Institute (2004) was used, which was pre-tested beforehand. The results show that discussions about ethical or social behavior of the companies still is very little in the academic setting and there is no significant growth in the students’ interest during the undergraduate program. Therefore, it can be inferred that the future engineers are not yet adequately prepared for a discussion about this theme. It was verified, however, that the critical view of the students regarding social and environmental responsibility practices tends to improve along the undergraduate program, facilitating their practice in daily situations. Discussions about social and environmental responsibility in Brazil are not yet widely addressed, although the freshman appeared to be greatly interested in this theme. Thus, it can be concluded that the subject has begun to gain space in academic discussions, which will probably generate different results within five years, when this new generation is ready for the labor market, where social issues are becoming increasingly relevant.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/144
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/144/159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 4, n. 3 (2008): Ambiência; 419-434
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316921335054336