Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ambiência (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4855 |
Resumo: | A educação ambiental pode contribuir de forma significativa para a ampliação da percepção de ambiente, evidenciando a complexidade que envolve a relação sociedade e natureza. A partir desse pressuposto, a presente pesquisa visou promover uma reflexão sobre uma intervenção realizada no âmbito escolar focalizando o tema Nascente, a partir da perspectiva da complexidade. Adotou-se abordagens qualitativas do tipo pesquisa-ação para a intervenção e coleta de depoimentos de educadores e educandos envolvidos no projeto. A intervenção consistiu na aplicação de oficinas ecopedagógicas organizadas e ministradas por professores e acadêmicos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar em Meio Ambiente, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, envolvendo a comunidade escolar de um colégio do campo. Constatou-se que a interação entre teoria e prática propiciou a contextualização do tema à realidade da comunidade local. A perspectiva da complexidade evidenciou a multidimensionalidade do ser humano, envolvendo não apenas a dimensão social, mas sua subjetividade, bem como a riqueza de uma saída de campo, com os seus acasos e incertezas. Esses aspectos foram decisivos para o sucesso da intervenção evidenciado nos depoimentos dos participantes. |
id |
UNICETO-1_8c41008f99feb8cdff568748a7ed0bf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4855 |
network_acronym_str |
UNICETO-1 |
network_name_str |
Ambiência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field educationBiologiaComplexidade; Educação Ambiental; Ocinas.Educação AmbientalA educação ambiental pode contribuir de forma significativa para a ampliação da percepção de ambiente, evidenciando a complexidade que envolve a relação sociedade e natureza. A partir desse pressuposto, a presente pesquisa visou promover uma reflexão sobre uma intervenção realizada no âmbito escolar focalizando o tema Nascente, a partir da perspectiva da complexidade. Adotou-se abordagens qualitativas do tipo pesquisa-ação para a intervenção e coleta de depoimentos de educadores e educandos envolvidos no projeto. A intervenção consistiu na aplicação de oficinas ecopedagógicas organizadas e ministradas por professores e acadêmicos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar em Meio Ambiente, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, envolvendo a comunidade escolar de um colégio do campo. Constatou-se que a interação entre teoria e prática propiciou a contextualização do tema à realidade da comunidade local. A perspectiva da complexidade evidenciou a multidimensionalidade do ser humano, envolvendo não apenas a dimensão social, mas sua subjetividade, bem como a riqueza de uma saída de campo, com os seus acasos e incertezas. Esses aspectos foram decisivos para o sucesso da intervenção evidenciado nos depoimentos dos participantes.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROMassaê Kataoka, AdrianaGiloni-Lima, Patricia CarlaAntonio, Juliana MaraMartins Osternachjuli, YnaêKataoka Silva, Yuri2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4855AMBIÊNCIA; v. 13 (2017): Ambiência - Edição Especial (XV - EPEA); 195-2092175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4855/pdfDireitos autorais 2017 AMBIÊNCIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-01T16:51:29Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4855Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2018-02-01T16:51:29Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education |
title |
Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education |
spellingShingle |
Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education Massaê Kataoka, Adriana Biologia Complexidade; Educação Ambiental; Ocinas. Educação Ambiental |
title_short |
Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education |
title_full |
Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education |
title_fullStr |
Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education |
title_full_unstemmed |
Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education |
title_sort |
Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education |
author |
Massaê Kataoka, Adriana |
author_facet |
Massaê Kataoka, Adriana Giloni-Lima, Patricia Carla Antonio, Juliana Mara Martins Osternachjuli, Ynaê Kataoka Silva, Yuri |
author_role |
author |
author2 |
Giloni-Lima, Patricia Carla Antonio, Juliana Mara Martins Osternachjuli, Ynaê Kataoka Silva, Yuri |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massaê Kataoka, Adriana Giloni-Lima, Patricia Carla Antonio, Juliana Mara Martins Osternachjuli, Ynaê Kataoka Silva, Yuri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Complexidade; Educação Ambiental; Ocinas. Educação Ambiental |
topic |
Biologia Complexidade; Educação Ambiental; Ocinas. Educação Ambiental |
description |
A educação ambiental pode contribuir de forma significativa para a ampliação da percepção de ambiente, evidenciando a complexidade que envolve a relação sociedade e natureza. A partir desse pressuposto, a presente pesquisa visou promover uma reflexão sobre uma intervenção realizada no âmbito escolar focalizando o tema Nascente, a partir da perspectiva da complexidade. Adotou-se abordagens qualitativas do tipo pesquisa-ação para a intervenção e coleta de depoimentos de educadores e educandos envolvidos no projeto. A intervenção consistiu na aplicação de oficinas ecopedagógicas organizadas e ministradas por professores e acadêmicos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar em Meio Ambiente, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, envolvendo a comunidade escolar de um colégio do campo. Constatou-se que a interação entre teoria e prática propiciou a contextualização do tema à realidade da comunidade local. A perspectiva da complexidade evidenciou a multidimensionalidade do ser humano, envolvendo não apenas a dimensão social, mas sua subjetividade, bem como a riqueza de uma saída de campo, com os seus acasos e incertezas. Esses aspectos foram decisivos para o sucesso da intervenção evidenciado nos depoimentos dos participantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4855 |
url |
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4855/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 AMBIÊNCIA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 AMBIÊNCIA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
AMBIÊNCIA; v. 13 (2017): Ambiência - Edição Especial (XV - EPEA); 195-209 2175-9405 1808-0251 reponame:Ambiência (Online) instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) instacron:UNICENTRO |
instname_str |
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
instacron_str |
UNICENTRO |
institution |
UNICENTRO |
reponame_str |
Ambiência (Online) |
collection |
Ambiência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com |
_version_ |
1798316924535308288 |