Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massaê Kataoka, Adriana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Giloni-Lima, Patricia Carla, Antonio, Juliana Mara, Martins Osternachjuli, Ynaê, Kataoka Silva, Yuri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4855
Resumo: A educação ambiental pode contribuir de forma significativa para a ampliação da percepção de ambiente, evidenciando a complexidade que envolve a relação sociedade e natureza. A partir desse pressuposto, a presente pesquisa visou promover uma reflexão sobre uma intervenção realizada no âmbito escolar focalizando o tema Nascente, a partir da perspectiva da complexidade. Adotou-se abordagens qualitativas do tipo pesquisa-ação para a intervenção e coleta de depoimentos de educadores e educandos envolvidos no projeto. A intervenção consistiu na aplicação de oficinas ecopedagógicas organizadas e ministradas por professores e acadêmicos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar em Meio Ambiente, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, envolvendo a comunidade escolar de um colégio do campo. Constatou-se que a interação entre teoria e prática propiciou a contextualização do tema à realidade da comunidade local. A perspectiva da complexidade evidenciou a multidimensionalidade do ser humano, envolvendo não apenas a dimensão social, mas sua subjetividade, bem como a riqueza de uma saída de campo, com os seus acasos e incertezas. Esses aspectos foram decisivos para o sucesso da intervenção evidenciado nos depoimentos dos participantes.
id UNICETO-1_8c41008f99feb8cdff568748a7ed0bf7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4855
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field educationBiologiaComplexidade; Educação Ambiental; Ocinas.Educação AmbientalA educação ambiental pode contribuir de forma significativa para a ampliação da percepção de ambiente, evidenciando a complexidade que envolve a relação sociedade e natureza. A partir desse pressuposto, a presente pesquisa visou promover uma reflexão sobre uma intervenção realizada no âmbito escolar focalizando o tema Nascente, a partir da perspectiva da complexidade. Adotou-se abordagens qualitativas do tipo pesquisa-ação para a intervenção e coleta de depoimentos de educadores e educandos envolvidos no projeto. A intervenção consistiu na aplicação de oficinas ecopedagógicas organizadas e ministradas por professores e acadêmicos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar em Meio Ambiente, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, envolvendo a comunidade escolar de um colégio do campo. Constatou-se que a interação entre teoria e prática propiciou a contextualização do tema à realidade da comunidade local. A perspectiva da complexidade evidenciou a multidimensionalidade do ser humano, envolvendo não apenas a dimensão social, mas sua subjetividade, bem como a riqueza de uma saída de campo, com os seus acasos e incertezas. Esses aspectos foram decisivos para o sucesso da intervenção evidenciado nos depoimentos dos participantes.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROMassaê Kataoka, AdrianaGiloni-Lima, Patricia CarlaAntonio, Juliana MaraMartins Osternachjuli, YnaêKataoka Silva, Yuri2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4855AMBIÊNCIA; v. 13 (2017): Ambiência - Edição Especial (XV - EPEA); 195-2092175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4855/pdfDireitos autorais 2017 AMBIÊNCIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-01T16:51:29Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4855Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2018-02-01T16:51:29Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education
title Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education
spellingShingle Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education
Massaê Kataoka, Adriana
Biologia
Complexidade; Educação Ambiental; Ocinas.
Educação Ambiental
title_short Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education
title_full Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education
title_fullStr Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education
title_full_unstemmed Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education
title_sort Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do CampoEcopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education
author Massaê Kataoka, Adriana
author_facet Massaê Kataoka, Adriana
Giloni-Lima, Patricia Carla
Antonio, Juliana Mara
Martins Osternachjuli, Ynaê
Kataoka Silva, Yuri
author_role author
author2 Giloni-Lima, Patricia Carla
Antonio, Juliana Mara
Martins Osternachjuli, Ynaê
Kataoka Silva, Yuri
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Massaê Kataoka, Adriana
Giloni-Lima, Patricia Carla
Antonio, Juliana Mara
Martins Osternachjuli, Ynaê
Kataoka Silva, Yuri
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Complexidade; Educação Ambiental; Ocinas.
Educação Ambiental
topic Biologia
Complexidade; Educação Ambiental; Ocinas.
Educação Ambiental
description A educação ambiental pode contribuir de forma significativa para a ampliação da percepção de ambiente, evidenciando a complexidade que envolve a relação sociedade e natureza. A partir desse pressuposto, a presente pesquisa visou promover uma reflexão sobre uma intervenção realizada no âmbito escolar focalizando o tema Nascente, a partir da perspectiva da complexidade. Adotou-se abordagens qualitativas do tipo pesquisa-ação para a intervenção e coleta de depoimentos de educadores e educandos envolvidos no projeto. A intervenção consistiu na aplicação de oficinas ecopedagógicas organizadas e ministradas por professores e acadêmicos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar em Meio Ambiente, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, envolvendo a comunidade escolar de um colégio do campo. Constatou-se que a interação entre teoria e prática propiciou a contextualização do tema à realidade da comunidade local. A perspectiva da complexidade evidenciou a multidimensionalidade do ser humano, envolvendo não apenas a dimensão social, mas sua subjetividade, bem como a riqueza de uma saída de campo, com os seus acasos e incertezas. Esses aspectos foram decisivos para o sucesso da intervenção evidenciado nos depoimentos dos participantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4855
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4855/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 AMBIÊNCIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 AMBIÊNCIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 13 (2017): Ambiência - Edição Especial (XV - EPEA); 195-209
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316924535308288