OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3856 |
Resumo: | O presente artigo objetiva problematizar a inserção diária da temática Educação Ambiental nas práticas educativas de sala de aula nos Anos Iniciais, especificamente, no 1º Ano do Ensino Fundamental, utilizando-se das Oficinas Pedagógicas como instrumento de açãoreflexão- ação, no processo de construção do conhecimento integral e integrado do educando. Esse estudo relata a experiência no contexto do Estágio III - Pedagogia /sala de aula/cotidiano, abordando metodologias que possibilitaram a implantação de propostas e atividades, de fundamentos teóricos, assim como, alguns resultados alcançados no desenvolvimento das dinâmicas relacionadas com o tema Educação Ambiental, que despertaram a criatividade, o prazer, a autonomia e a mobilização dos educandos, constituindo o aprender significativo - individual e coletivo - na transformação de realidades. |
id |
FURG-9_1e3116158e68f9686c1b750ae61c370f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3856 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAISeducação ambiental – oficinas pedagógicas – relato da experiência.O presente artigo objetiva problematizar a inserção diária da temática Educação Ambiental nas práticas educativas de sala de aula nos Anos Iniciais, especificamente, no 1º Ano do Ensino Fundamental, utilizando-se das Oficinas Pedagógicas como instrumento de açãoreflexão- ação, no processo de construção do conhecimento integral e integrado do educando. Esse estudo relata a experiência no contexto do Estágio III - Pedagogia /sala de aula/cotidiano, abordando metodologias que possibilitaram a implantação de propostas e atividades, de fundamentos teóricos, assim como, alguns resultados alcançados no desenvolvimento das dinâmicas relacionadas com o tema Educação Ambiental, que despertaram a criatividade, o prazer, a autonomia e a mobilização dos educandos, constituindo o aprender significativo - individual e coletivo - na transformação de realidades.Lepidus2013-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/385610.14295/remea.v20i0.3856REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3856/2300Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVega, Luciana Barbosa da SilvaSchirmer, Sirlei Nádia2020-08-14T20:00:15Zoai:periodicos.furg.br:article/3856Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS |
title |
OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS |
spellingShingle |
OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS Vega, Luciana Barbosa da Silva educação ambiental – oficinas pedagógicas – relato da experiência. |
title_short |
OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS |
title_full |
OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS |
title_fullStr |
OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS |
title_full_unstemmed |
OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS |
title_sort |
OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS |
author |
Vega, Luciana Barbosa da Silva |
author_facet |
Vega, Luciana Barbosa da Silva Schirmer, Sirlei Nádia |
author_role |
author |
author2 |
Schirmer, Sirlei Nádia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vega, Luciana Barbosa da Silva Schirmer, Sirlei Nádia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental – oficinas pedagógicas – relato da experiência. |
topic |
educação ambiental – oficinas pedagógicas – relato da experiência. |
description |
O presente artigo objetiva problematizar a inserção diária da temática Educação Ambiental nas práticas educativas de sala de aula nos Anos Iniciais, especificamente, no 1º Ano do Ensino Fundamental, utilizando-se das Oficinas Pedagógicas como instrumento de açãoreflexão- ação, no processo de construção do conhecimento integral e integrado do educando. Esse estudo relata a experiência no contexto do Estágio III - Pedagogia /sala de aula/cotidiano, abordando metodologias que possibilitaram a implantação de propostas e atividades, de fundamentos teóricos, assim como, alguns resultados alcançados no desenvolvimento das dinâmicas relacionadas com o tema Educação Ambiental, que despertaram a criatividade, o prazer, a autonomia e a mobilização dos educandos, constituindo o aprender significativo - individual e coletivo - na transformação de realidades. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3856 10.14295/remea.v20i0.3856 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3856 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v20i0.3856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3856/2300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 2008 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783912267776 |