O gênero textual itens avaliativos de prova: uma reflexão sobre o discurso e o ensino - doi:105102/univhum.v7i1.1132

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Mara Lúcia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Universitas Humanas
DOI: 10.5102/univhum.v7i1.1132
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/view/1132
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar itens avaliativos da prova, na perspectiva do gênero textual. Tem como objeto os itens da prova de Letras do ENADE 2008, aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e itens da Avaliação Multidisciplinar Cumulativa (AMC), aplicada pelo Centro Universitário de Brasília a estudantes do quarto semestre do curso de Letras. Tem por finalidade verificar se as habilidades e competências previstas nos documentos oficiais para a educação brasileira e nos referenciais das avaliações em larga escala aplicadas pelo Governo são encontradas nos itens avaliativos elaborados no UniCEUB. Como referencial teórico, busca compreender de que maneira a teoria sociointeracionista da linguagem pode auxiliar as práticas de ensino dos professores e a elaboração do gênero textual item avaliativo de prova. Assim, o trabalho foi subsidiada pelas teorias sociointeracionista da linguagem e dos gêneros textuais, e por reflexões sobre a organização de avaliações da aprendizagem. Para tanto, foram analisadas as competências e habilidades requeridas dos estudantes em quatro questões do componente especifico da prova do ENADE de 2008, aplicada aos estudantes de Letras, e em quatro questões da AMC do UniCEUB, realizada no primeiro semestre de 2009, todas escolhidas aleatoriamente. A análise considerou os seguintes aspectos: a contextualização do item avaliativo, a utilização de verbos que expressassem as habilidades requeridas nos itens avaliativos e a comparação destas com as habilidades e as competências propostas nas diretrizes curriculares nacionais (DRN) para o curso de Letras.
id UNICEUB-10_d562ca0ca1e9f5c3b6dfdbf402231b3a
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/1132
network_acronym_str UNICEUB-10
network_name_str Universitas Humanas
spelling O gênero textual itens avaliativos de prova: uma reflexão sobre o discurso e o ensino - doi:105102/univhum.v7i1.1132Este trabalho tem como objetivo analisar itens avaliativos da prova, na perspectiva do gênero textual. Tem como objeto os itens da prova de Letras do ENADE 2008, aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e itens da Avaliação Multidisciplinar Cumulativa (AMC), aplicada pelo Centro Universitário de Brasília a estudantes do quarto semestre do curso de Letras. Tem por finalidade verificar se as habilidades e competências previstas nos documentos oficiais para a educação brasileira e nos referenciais das avaliações em larga escala aplicadas pelo Governo são encontradas nos itens avaliativos elaborados no UniCEUB. Como referencial teórico, busca compreender de que maneira a teoria sociointeracionista da linguagem pode auxiliar as práticas de ensino dos professores e a elaboração do gênero textual item avaliativo de prova. Assim, o trabalho foi subsidiada pelas teorias sociointeracionista da linguagem e dos gêneros textuais, e por reflexões sobre a organização de avaliações da aprendizagem. Para tanto, foram analisadas as competências e habilidades requeridas dos estudantes em quatro questões do componente especifico da prova do ENADE de 2008, aplicada aos estudantes de Letras, e em quatro questões da AMC do UniCEUB, realizada no primeiro semestre de 2009, todas escolhidas aleatoriamente. A análise considerou os seguintes aspectos: a contextualização do item avaliativo, a utilização de verbos que expressassem as habilidades requeridas nos itens avaliativos e a comparação destas com as habilidades e as competências propostas nas diretrizes curriculares nacionais (DRN) para o curso de Letras.UniCEUBUniCEUBCastilho, Mara Lúcia2011-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/view/113210.5102/univhum.v7i1.1132Universitas Humanas (encerrada); Vol. 7, No 1-2 (2010)2175-74881984-9419reponame:Universitas Humanasinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/view/1132/1258info:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-26T15:01:41Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/1132Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanasPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/oaiatendimento.seer@uniceub.br || leandro.jesus@uniceub.br1984-94192175-7488opendoar:2011-08-26T15:01:41Universitas Humanas - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero textual itens avaliativos de prova: uma reflexão sobre o discurso e o ensino - doi:105102/univhum.v7i1.1132
title O gênero textual itens avaliativos de prova: uma reflexão sobre o discurso e o ensino - doi:105102/univhum.v7i1.1132
spellingShingle O gênero textual itens avaliativos de prova: uma reflexão sobre o discurso e o ensino - doi:105102/univhum.v7i1.1132
O gênero textual itens avaliativos de prova: uma reflexão sobre o discurso e o ensino - doi:105102/univhum.v7i1.1132
Castilho, Mara Lúcia
Castilho, Mara Lúcia
title_short O gênero textual itens avaliativos de prova: uma reflexão sobre o discurso e o ensino - doi:105102/univhum.v7i1.1132
title_full O gênero textual itens avaliativos de prova: uma reflexão sobre o discurso e o ensino - doi:105102/univhum.v7i1.1132
title_fullStr O gênero textual itens avaliativos de prova: uma reflexão sobre o discurso e o ensino - doi:105102/univhum.v7i1.1132
O gênero textual itens avaliativos de prova: uma reflexão sobre o discurso e o ensino - doi:105102/univhum.v7i1.1132
title_full_unstemmed O gênero textual itens avaliativos de prova: uma reflexão sobre o discurso e o ensino - doi:105102/univhum.v7i1.1132
O gênero textual itens avaliativos de prova: uma reflexão sobre o discurso e o ensino - doi:105102/univhum.v7i1.1132
title_sort O gênero textual itens avaliativos de prova: uma reflexão sobre o discurso e o ensino - doi:105102/univhum.v7i1.1132
author Castilho, Mara Lúcia
author_facet Castilho, Mara Lúcia
Castilho, Mara Lúcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho, Mara Lúcia
description Este trabalho tem como objetivo analisar itens avaliativos da prova, na perspectiva do gênero textual. Tem como objeto os itens da prova de Letras do ENADE 2008, aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e itens da Avaliação Multidisciplinar Cumulativa (AMC), aplicada pelo Centro Universitário de Brasília a estudantes do quarto semestre do curso de Letras. Tem por finalidade verificar se as habilidades e competências previstas nos documentos oficiais para a educação brasileira e nos referenciais das avaliações em larga escala aplicadas pelo Governo são encontradas nos itens avaliativos elaborados no UniCEUB. Como referencial teórico, busca compreender de que maneira a teoria sociointeracionista da linguagem pode auxiliar as práticas de ensino dos professores e a elaboração do gênero textual item avaliativo de prova. Assim, o trabalho foi subsidiada pelas teorias sociointeracionista da linguagem e dos gêneros textuais, e por reflexões sobre a organização de avaliações da aprendizagem. Para tanto, foram analisadas as competências e habilidades requeridas dos estudantes em quatro questões do componente especifico da prova do ENADE de 2008, aplicada aos estudantes de Letras, e em quatro questões da AMC do UniCEUB, realizada no primeiro semestre de 2009, todas escolhidas aleatoriamente. A análise considerou os seguintes aspectos: a contextualização do item avaliativo, a utilização de verbos que expressassem as habilidades requeridas nos itens avaliativos e a comparação destas com as habilidades e as competências propostas nas diretrizes curriculares nacionais (DRN) para o curso de Letras.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/view/1132
10.5102/univhum.v7i1.1132
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/view/1132
identifier_str_mv 10.5102/univhum.v7i1.1132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/view/1132/1258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Universitas Humanas (encerrada); Vol. 7, No 1-2 (2010)
2175-7488
1984-9419
reponame:Universitas Humanas
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Universitas Humanas
collection Universitas Humanas
repository.name.fl_str_mv Universitas Humanas - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.seer@uniceub.br || leandro.jesus@uniceub.br
_version_ 1822179404978061313
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5102/univhum.v7i1.1132