Refletindo sobre o currículo na formação de formadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alfredo Lacerda de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores:
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Universitas FACE
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/621
Resumo: O presente artigo trata da formação de formadores por meio do fio condutor curricular. Apresenta o desencontro entre teoria e prática na formação dos profissionais que educam e ensinam, além de apresentar também a realidade e o resultado da trajetória que se vem desenvolvendo há anos. Centra a Pedagogia ultrapassada dos currículos que tendem a valorizar as relações hierárquicas por parte do professor e a passividade do aluno. Discute o desafio e a qualidade da formação de formadores numa perspectiva da refundação curricular. Por fim, atenta para a emanação do saber a partir do mundo acadêmico onde já se iniciou a legitimação do saber prático por intermédio da experimentação coerente entre teoria e prática.
id UNICEUB-14_f54cb4bb80fee61029062a10677c1f01
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/621
network_acronym_str UNICEUB-14
network_name_str Universitas FACE
repository_id_str
spelling Refletindo sobre o currículo na formação de formadoresEducação; PedagogiaFormação. Formadores. Currículo. Teoria. Prática.O presente artigo trata da formação de formadores por meio do fio condutor curricular. Apresenta o desencontro entre teoria e prática na formação dos profissionais que educam e ensinam, além de apresentar também a realidade e o resultado da trajetória que se vem desenvolvendo há anos. Centra a Pedagogia ultrapassada dos currículos que tendem a valorizar as relações hierárquicas por parte do professor e a passividade do aluno. Discute o desafio e a qualidade da formação de formadores numa perspectiva da refundação curricular. Por fim, atenta para a emanação do saber a partir do mundo acadêmico onde já se iniciou a legitimação do saber prático por intermédio da experimentação coerente entre teoria e prática.Centro Universitário de Brasília2008-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/621Universitas FACE (encerrada); v. 2, n. 1 (2005)1983-41791676-0298reponame:Universitas FACEinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/621/406Almeida, Alfredo Lacerda de, info:eu-repo/semantics/openAccess2008-07-03T18:52:28Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/621Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/facePRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/oaiatendimento.seer@uniceub.br || universitas.face@gmail.com1676-02981983-4179opendoar:2008-07-03T18:52:28Universitas FACE - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre o currículo na formação de formadores
title Refletindo sobre o currículo na formação de formadores
spellingShingle Refletindo sobre o currículo na formação de formadores
Almeida, Alfredo Lacerda de
Educação; Pedagogia
Formação. Formadores. Currículo. Teoria. Prática.
title_short Refletindo sobre o currículo na formação de formadores
title_full Refletindo sobre o currículo na formação de formadores
title_fullStr Refletindo sobre o currículo na formação de formadores
title_full_unstemmed Refletindo sobre o currículo na formação de formadores
title_sort Refletindo sobre o currículo na formação de formadores
author Almeida, Alfredo Lacerda de
author_facet Almeida, Alfredo Lacerda de
,
author_role author
author2 ,
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Alfredo Lacerda de
,
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Pedagogia
Formação. Formadores. Currículo. Teoria. Prática.
topic Educação; Pedagogia
Formação. Formadores. Currículo. Teoria. Prática.
description O presente artigo trata da formação de formadores por meio do fio condutor curricular. Apresenta o desencontro entre teoria e prática na formação dos profissionais que educam e ensinam, além de apresentar também a realidade e o resultado da trajetória que se vem desenvolvendo há anos. Centra a Pedagogia ultrapassada dos currículos que tendem a valorizar as relações hierárquicas por parte do professor e a passividade do aluno. Discute o desafio e a qualidade da formação de formadores numa perspectiva da refundação curricular. Por fim, atenta para a emanação do saber a partir do mundo acadêmico onde já se iniciou a legitimação do saber prático por intermédio da experimentação coerente entre teoria e prática.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/621
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/621/406
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Universitas FACE (encerrada); v. 2, n. 1 (2005)
1983-4179
1676-0298
reponame:Universitas FACE
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Universitas FACE
collection Universitas FACE
repository.name.fl_str_mv Universitas FACE - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.seer@uniceub.br || universitas.face@gmail.com
_version_ 1815709566338334720