Refletindo sobre o currículo na formação de formadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Universitas FACE |
Texto Completo: | https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/621 |
Resumo: | O presente artigo trata da formação de formadores por meio do fio condutor curricular. Apresenta o desencontro entre teoria e prática na formação dos profissionais que educam e ensinam, além de apresentar também a realidade e o resultado da trajetória que se vem desenvolvendo há anos. Centra a Pedagogia ultrapassada dos currículos que tendem a valorizar as relações hierárquicas por parte do professor e a passividade do aluno. Discute o desafio e a qualidade da formação de formadores numa perspectiva da refundação curricular. Por fim, atenta para a emanação do saber a partir do mundo acadêmico onde já se iniciou a legitimação do saber prático por intermédio da experimentação coerente entre teoria e prática. |
id |
UNICEUB-14_f54cb4bb80fee61029062a10677c1f01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/621 |
network_acronym_str |
UNICEUB-14 |
network_name_str |
Universitas FACE |
repository_id_str |
|
spelling |
Refletindo sobre o currículo na formação de formadoresEducação; PedagogiaFormação. Formadores. Currículo. Teoria. Prática.O presente artigo trata da formação de formadores por meio do fio condutor curricular. Apresenta o desencontro entre teoria e prática na formação dos profissionais que educam e ensinam, além de apresentar também a realidade e o resultado da trajetória que se vem desenvolvendo há anos. Centra a Pedagogia ultrapassada dos currículos que tendem a valorizar as relações hierárquicas por parte do professor e a passividade do aluno. Discute o desafio e a qualidade da formação de formadores numa perspectiva da refundação curricular. Por fim, atenta para a emanação do saber a partir do mundo acadêmico onde já se iniciou a legitimação do saber prático por intermédio da experimentação coerente entre teoria e prática.Centro Universitário de Brasília2008-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/621Universitas FACE (encerrada); v. 2, n. 1 (2005)1983-41791676-0298reponame:Universitas FACEinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/621/406Almeida, Alfredo Lacerda de, info:eu-repo/semantics/openAccess2008-07-03T18:52:28Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/621Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/facePRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/oaiatendimento.seer@uniceub.br || universitas.face@gmail.com1676-02981983-4179opendoar:2008-07-03T18:52:28Universitas FACE - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre o currículo na formação de formadores |
title |
Refletindo sobre o currículo na formação de formadores |
spellingShingle |
Refletindo sobre o currículo na formação de formadores Almeida, Alfredo Lacerda de Educação; Pedagogia Formação. Formadores. Currículo. Teoria. Prática. |
title_short |
Refletindo sobre o currículo na formação de formadores |
title_full |
Refletindo sobre o currículo na formação de formadores |
title_fullStr |
Refletindo sobre o currículo na formação de formadores |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre o currículo na formação de formadores |
title_sort |
Refletindo sobre o currículo na formação de formadores |
author |
Almeida, Alfredo Lacerda de |
author_facet |
Almeida, Alfredo Lacerda de , |
author_role |
author |
author2 |
, |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Alfredo Lacerda de , |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Pedagogia Formação. Formadores. Currículo. Teoria. Prática. |
topic |
Educação; Pedagogia Formação. Formadores. Currículo. Teoria. Prática. |
description |
O presente artigo trata da formação de formadores por meio do fio condutor curricular. Apresenta o desencontro entre teoria e prática na formação dos profissionais que educam e ensinam, além de apresentar também a realidade e o resultado da trajetória que se vem desenvolvendo há anos. Centra a Pedagogia ultrapassada dos currículos que tendem a valorizar as relações hierárquicas por parte do professor e a passividade do aluno. Discute o desafio e a qualidade da formação de formadores numa perspectiva da refundação curricular. Por fim, atenta para a emanação do saber a partir do mundo acadêmico onde já se iniciou a legitimação do saber prático por intermédio da experimentação coerente entre teoria e prática. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/621 |
url |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/621/406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Universitas FACE (encerrada); v. 2, n. 1 (2005) 1983-4179 1676-0298 reponame:Universitas FACE instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Universitas FACE |
collection |
Universitas FACE |
repository.name.fl_str_mv |
Universitas FACE - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.seer@uniceub.br || universitas.face@gmail.com |
_version_ |
1815709566338334720 |