Regras em uma resolução da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e seus efeitos no comportamento de alunos e professores - doi: 105102/ucs.v12i1.2627

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Ludmila Zatorre
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Teixeira Júnior, Ronaldo Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Universitas. Ciências da saúde (Online)
Texto Completo: https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/2627
Resumo: Regras são elementos importantes na manutenção de práticas culturais. Assim, falhas na sua formulação podem interferir em seu seguimento. Este trabalho analisou seis artigos e um parágrafo presentes na Resolução Nº 214 da UFMS referente às normas de ensino na graduação e possíveis efeitos nos comportamentos dos alunos e professores de Psicologia da instituição. A investigação desta resolução serviu como exemplo para analisar o comportamento de seguir regras sociais. Para isso, realizou-se: separação dos trechos da resolução em grupos, de acordo com o tema ao qual se referiam; análise de cada trecho utilizando-se a tríplice contingência; descrição dos possíveis objetivos de cada trecho; e relato do que se observou nos comportamentos de alunos e professores de Psicologia. Todos os trechos analisados foram considerados descrições incompletas de contingências, uma vez que, em geral, não indicavam consequências para o seguimento da regra, além do fato de não ser amplamente divulgada entre alunos e professores. Supõe-se que isso pode ser um dos fatores para o não cumprimento da resolução.
id UNICEUB-2_a2902e4de8653b2f164bd62cf83aafcc
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/2627
network_acronym_str UNICEUB-2
network_name_str Universitas. Ciências da saúde (Online)
repository_id_str
spelling Regras em uma resolução da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e seus efeitos no comportamento de alunos e professores - doi: 105102/ucs.v12i1.2627leis; análise funcional; tríplice contingência; comportamento; alunos; professores.Regras são elementos importantes na manutenção de práticas culturais. Assim, falhas na sua formulação podem interferir em seu seguimento. Este trabalho analisou seis artigos e um parágrafo presentes na Resolução Nº 214 da UFMS referente às normas de ensino na graduação e possíveis efeitos nos comportamentos dos alunos e professores de Psicologia da instituição. A investigação desta resolução serviu como exemplo para analisar o comportamento de seguir regras sociais. Para isso, realizou-se: separação dos trechos da resolução em grupos, de acordo com o tema ao qual se referiam; análise de cada trecho utilizando-se a tríplice contingência; descrição dos possíveis objetivos de cada trecho; e relato do que se observou nos comportamentos de alunos e professores de Psicologia. Todos os trechos analisados foram considerados descrições incompletas de contingências, uma vez que, em geral, não indicavam consequências para o seguimento da regra, além do fato de não ser amplamente divulgada entre alunos e professores. Supõe-se que isso pode ser um dos fatores para o não cumprimento da resolução.UniCEUBDantas, Ludmila ZatorreTeixeira Júnior, Ronaldo Rodrigues2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/262710.5102/ucs.v12i1.2627Universitas: Ciências da Saúde; v. 12, n. 1 (2014); 15-271981-97301678-5398reponame:Universitas. Ciências da saúde (Online)instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/2627/2415info:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-15T17:31:10Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/2627Revistahttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/indexPRIhttps://publicacoesacademicas.uniceub.br/cienciasaude/oai||universitas.saude@uniceub.br1981-97301678-5398opendoar:2014-08-15T17:31:10Universitas. Ciências da saúde (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Regras em uma resolução da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e seus efeitos no comportamento de alunos e professores - doi: 105102/ucs.v12i1.2627
title Regras em uma resolução da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e seus efeitos no comportamento de alunos e professores - doi: 105102/ucs.v12i1.2627
spellingShingle Regras em uma resolução da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e seus efeitos no comportamento de alunos e professores - doi: 105102/ucs.v12i1.2627
Dantas, Ludmila Zatorre
leis; análise funcional; tríplice contingência; comportamento; alunos; professores.
title_short Regras em uma resolução da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e seus efeitos no comportamento de alunos e professores - doi: 105102/ucs.v12i1.2627
title_full Regras em uma resolução da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e seus efeitos no comportamento de alunos e professores - doi: 105102/ucs.v12i1.2627
title_fullStr Regras em uma resolução da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e seus efeitos no comportamento de alunos e professores - doi: 105102/ucs.v12i1.2627
title_full_unstemmed Regras em uma resolução da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e seus efeitos no comportamento de alunos e professores - doi: 105102/ucs.v12i1.2627
title_sort Regras em uma resolução da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e seus efeitos no comportamento de alunos e professores - doi: 105102/ucs.v12i1.2627
author Dantas, Ludmila Zatorre
author_facet Dantas, Ludmila Zatorre
Teixeira Júnior, Ronaldo Rodrigues
author_role author
author2 Teixeira Júnior, Ronaldo Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Ludmila Zatorre
Teixeira Júnior, Ronaldo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv leis; análise funcional; tríplice contingência; comportamento; alunos; professores.
topic leis; análise funcional; tríplice contingência; comportamento; alunos; professores.
description Regras são elementos importantes na manutenção de práticas culturais. Assim, falhas na sua formulação podem interferir em seu seguimento. Este trabalho analisou seis artigos e um parágrafo presentes na Resolução Nº 214 da UFMS referente às normas de ensino na graduação e possíveis efeitos nos comportamentos dos alunos e professores de Psicologia da instituição. A investigação desta resolução serviu como exemplo para analisar o comportamento de seguir regras sociais. Para isso, realizou-se: separação dos trechos da resolução em grupos, de acordo com o tema ao qual se referiam; análise de cada trecho utilizando-se a tríplice contingência; descrição dos possíveis objetivos de cada trecho; e relato do que se observou nos comportamentos de alunos e professores de Psicologia. Todos os trechos analisados foram considerados descrições incompletas de contingências, uma vez que, em geral, não indicavam consequências para o seguimento da regra, além do fato de não ser amplamente divulgada entre alunos e professores. Supõe-se que isso pode ser um dos fatores para o não cumprimento da resolução.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/2627
10.5102/ucs.v12i1.2627
url https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/2627
identifier_str_mv 10.5102/ucs.v12i1.2627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/2627/2415
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Universitas: Ciências da Saúde; v. 12, n. 1 (2014); 15-27
1981-9730
1678-5398
reponame:Universitas. Ciências da saúde (Online)
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Universitas. Ciências da saúde (Online)
collection Universitas. Ciências da saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Universitas. Ciências da saúde (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv ||universitas.saude@uniceub.br
_version_ 1800216837224398848