Artes circenses: acrobacia coletiva como conteúdo da educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Universitas. Ciências da saúde (Online) |
Texto Completo: | https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/4247 |
Resumo: | As atividades circenses possuem grande potencial pedagógico dentro da Educação Física escolar. Acrobacia Coletiva é uma modalidade da arte circense onde vivencia-se uma prática corporal lúdica e agente no desenvolvimento da responsabilidade, confiança e compromisso. Este estudo analisou as impressões dos alunos sobre a Acrobacia Coletiva como possível conteúdo nas aulas de Educação Física. 23 alunos do 2º ano do Ensino Médio participaram de aulas de Acrobacia Coletiva nas aulas de Educação Física, respondendo um questionário sobre suas impressões ao final das aulas. 100% dos alunos gostaram de praticar Acrobacia Coletiva e acharam o conteúdo interessante para ser trabalhado durante as aulas. 96% afirmaram ter vontade de participar de mais aulas de Acrobacia Coletiva na escola. O trabalho em equipe foi apontado como o que mais gostaram, e nada como o que menos gostaram. A Acrobacia Coletiva mostrou ser um conteúdo interessante e possível de ser trabalhado nas aulas. |
id |
UNICEUB-2_e20dab8824b6f5e78c43fb1e11f982cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/4247 |
network_acronym_str |
UNICEUB-2 |
network_name_str |
Universitas. Ciências da saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Artes circenses: acrobacia coletiva como conteúdo da educação física escolarAtividades Circenses; Circo na Escola; Educação Física Escolar; Acrobacia Coletiva.As atividades circenses possuem grande potencial pedagógico dentro da Educação Física escolar. Acrobacia Coletiva é uma modalidade da arte circense onde vivencia-se uma prática corporal lúdica e agente no desenvolvimento da responsabilidade, confiança e compromisso. Este estudo analisou as impressões dos alunos sobre a Acrobacia Coletiva como possível conteúdo nas aulas de Educação Física. 23 alunos do 2º ano do Ensino Médio participaram de aulas de Acrobacia Coletiva nas aulas de Educação Física, respondendo um questionário sobre suas impressões ao final das aulas. 100% dos alunos gostaram de praticar Acrobacia Coletiva e acharam o conteúdo interessante para ser trabalhado durante as aulas. 96% afirmaram ter vontade de participar de mais aulas de Acrobacia Coletiva na escola. O trabalho em equipe foi apontado como o que mais gostaram, e nada como o que menos gostaram. A Acrobacia Coletiva mostrou ser um conteúdo interessante e possível de ser trabalhado nas aulas.UniCEUBTorres, Tallyta Gabriella de OliveiraDantas, Renata Aparecida Elias2017-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/424710.5102/ucs.v15i1.4247Universitas: Ciências da Saúde; v. 15, n. 1 (2017); 1-71981-97301678-5398reponame:Universitas. Ciências da saúde (Online)instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/4247/3483https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/downloadSuppFile/4247/482info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T10:25:58Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/4247Revistahttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/indexPRIhttps://publicacoesacademicas.uniceub.br/cienciasaude/oai||universitas.saude@uniceub.br1981-97301678-5398opendoar:2017-06-27T10:25:58Universitas. Ciências da saúde (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artes circenses: acrobacia coletiva como conteúdo da educação física escolar |
title |
Artes circenses: acrobacia coletiva como conteúdo da educação física escolar |
spellingShingle |
Artes circenses: acrobacia coletiva como conteúdo da educação física escolar Torres, Tallyta Gabriella de Oliveira Atividades Circenses; Circo na Escola; Educação Física Escolar; Acrobacia Coletiva. |
title_short |
Artes circenses: acrobacia coletiva como conteúdo da educação física escolar |
title_full |
Artes circenses: acrobacia coletiva como conteúdo da educação física escolar |
title_fullStr |
Artes circenses: acrobacia coletiva como conteúdo da educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Artes circenses: acrobacia coletiva como conteúdo da educação física escolar |
title_sort |
Artes circenses: acrobacia coletiva como conteúdo da educação física escolar |
author |
Torres, Tallyta Gabriella de Oliveira |
author_facet |
Torres, Tallyta Gabriella de Oliveira Dantas, Renata Aparecida Elias |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Renata Aparecida Elias |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Tallyta Gabriella de Oliveira Dantas, Renata Aparecida Elias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades Circenses; Circo na Escola; Educação Física Escolar; Acrobacia Coletiva. |
topic |
Atividades Circenses; Circo na Escola; Educação Física Escolar; Acrobacia Coletiva. |
description |
As atividades circenses possuem grande potencial pedagógico dentro da Educação Física escolar. Acrobacia Coletiva é uma modalidade da arte circense onde vivencia-se uma prática corporal lúdica e agente no desenvolvimento da responsabilidade, confiança e compromisso. Este estudo analisou as impressões dos alunos sobre a Acrobacia Coletiva como possível conteúdo nas aulas de Educação Física. 23 alunos do 2º ano do Ensino Médio participaram de aulas de Acrobacia Coletiva nas aulas de Educação Física, respondendo um questionário sobre suas impressões ao final das aulas. 100% dos alunos gostaram de praticar Acrobacia Coletiva e acharam o conteúdo interessante para ser trabalhado durante as aulas. 96% afirmaram ter vontade de participar de mais aulas de Acrobacia Coletiva na escola. O trabalho em equipe foi apontado como o que mais gostaram, e nada como o que menos gostaram. A Acrobacia Coletiva mostrou ser um conteúdo interessante e possível de ser trabalhado nas aulas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/4247 10.5102/ucs.v15i1.4247 |
url |
https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/4247 |
identifier_str_mv |
10.5102/ucs.v15i1.4247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/4247/3483 https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/downloadSuppFile/4247/482 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Universitas: Ciências da Saúde; v. 15, n. 1 (2017); 1-7 1981-9730 1678-5398 reponame:Universitas. Ciências da saúde (Online) instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Universitas. Ciências da saúde (Online) |
collection |
Universitas. Ciências da saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Universitas. Ciências da saúde (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||universitas.saude@uniceub.br |
_version_ |
1800216837243273216 |