Proteção de dados e instituições de ensino: o que fazer com dados de alunos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online) |
Texto Completo: | https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/7996 |
Resumo: | O presente artigo objetiva compreender como as instituições de ensino superior (IES) no Brasil podem adequar rotinas e procedimentos internos de tratamento de dados de alunos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Parte-se do pressuposto de que a adequação de rotinas e de procedimentos de uma instituição a uma nova lei não é tarefa que demanda esforço de subsunção lógica apenas; na realidade, exige esforço criativo e negociado de adaptação. A partir do caso paradigmático da experiência de adequação da Fundação Getulio Vargas, este trabalho chegou à conclusão de que o tratamento de dados de alunos de uma IES pode se adequar à LGPD por meio da divisão didática de categorias de titulares, que variam conforme o tipo de relacionamento que o aluno tem com a instituição, e também da aplicação de regimes correspondentes de proteção de dados. |
id |
UNICEUB-3_3f8dbd35af67e4f5be40dc03fc6ad6b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/7996 |
network_acronym_str |
UNICEUB-3 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proteção de dados e instituições de ensino: o que fazer com dados de alunos?Direito; Sociologia, Políticas Públicas; TecnologiaProteção de Dados. Instituições de Ensino Superior. Titulares de Dados. Regime de Proteção de Dados.O presente artigo objetiva compreender como as instituições de ensino superior (IES) no Brasil podem adequar rotinas e procedimentos internos de tratamento de dados de alunos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Parte-se do pressuposto de que a adequação de rotinas e de procedimentos de uma instituição a uma nova lei não é tarefa que demanda esforço de subsunção lógica apenas; na realidade, exige esforço criativo e negociado de adaptação. A partir do caso paradigmático da experiência de adequação da Fundação Getulio Vargas, este trabalho chegou à conclusão de que o tratamento de dados de alunos de uma IES pode se adequar à LGPD por meio da divisão didática de categorias de titulares, que variam conforme o tipo de relacionamento que o aluno tem com a instituição, e também da aplicação de regimes correspondentes de proteção de dados.UniCEUBCentro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI-FGV)Gomes, Fabricio VasconcelosCunha Filho, Marcelo de CastroLuccas, Victor Nóbrega2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/799610.5102/rbpp.v13i1.7996Brazilian Journal of Public Policy; v. 13, n. 1 (2023): Problemas e perspectivas da relação entre o Direito Penal, o Direito Processual Penal e a política criminalRevista Brasileña de Políticas Públicas; v. 13, n. 1 (2023): Problemas e perspectivas da relação entre o Direito Penal, o Direito Processual Penal e a política criminalRevista Brasileira de Políticas Públicas; v. 13, n. 1 (2023): Problemas e perspectivas da relação entre o Direito Penal, o Direito Processual Penal e a política criminal2236-16772179-8338reponame:Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/7996/pdfDireitos autorais 2023 Revista Brasileira de Políticas Públicasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-22T18:36:50Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/7996Revistahttp://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/RBPPPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/oaiatendimento.seer@uniceub.br||rbppuniceub@gmail.com|| prisqua@gmail.com|| marcelodvarella@gmail.com2236-16772179-8338opendoar:2023-06-22T18:36:50Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proteção de dados e instituições de ensino: o que fazer com dados de alunos? |
title |
Proteção de dados e instituições de ensino: o que fazer com dados de alunos? |
spellingShingle |
Proteção de dados e instituições de ensino: o que fazer com dados de alunos? Gomes, Fabricio Vasconcelos Direito; Sociologia, Políticas Públicas; Tecnologia Proteção de Dados. Instituições de Ensino Superior. Titulares de Dados. Regime de Proteção de Dados. |
title_short |
Proteção de dados e instituições de ensino: o que fazer com dados de alunos? |
title_full |
Proteção de dados e instituições de ensino: o que fazer com dados de alunos? |
title_fullStr |
Proteção de dados e instituições de ensino: o que fazer com dados de alunos? |
title_full_unstemmed |
Proteção de dados e instituições de ensino: o que fazer com dados de alunos? |
title_sort |
Proteção de dados e instituições de ensino: o que fazer com dados de alunos? |
author |
Gomes, Fabricio Vasconcelos |
author_facet |
Gomes, Fabricio Vasconcelos Cunha Filho, Marcelo de Castro Luccas, Victor Nóbrega |
author_role |
author |
author2 |
Cunha Filho, Marcelo de Castro Luccas, Victor Nóbrega |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI-FGV) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Fabricio Vasconcelos Cunha Filho, Marcelo de Castro Luccas, Victor Nóbrega |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito; Sociologia, Políticas Públicas; Tecnologia Proteção de Dados. Instituições de Ensino Superior. Titulares de Dados. Regime de Proteção de Dados. |
topic |
Direito; Sociologia, Políticas Públicas; Tecnologia Proteção de Dados. Instituições de Ensino Superior. Titulares de Dados. Regime de Proteção de Dados. |
description |
O presente artigo objetiva compreender como as instituições de ensino superior (IES) no Brasil podem adequar rotinas e procedimentos internos de tratamento de dados de alunos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Parte-se do pressuposto de que a adequação de rotinas e de procedimentos de uma instituição a uma nova lei não é tarefa que demanda esforço de subsunção lógica apenas; na realidade, exige esforço criativo e negociado de adaptação. A partir do caso paradigmático da experiência de adequação da Fundação Getulio Vargas, este trabalho chegou à conclusão de que o tratamento de dados de alunos de uma IES pode se adequar à LGPD por meio da divisão didática de categorias de titulares, que variam conforme o tipo de relacionamento que o aluno tem com a instituição, e também da aplicação de regimes correspondentes de proteção de dados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/7996 10.5102/rbpp.v13i1.7996 |
url |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/7996 |
identifier_str_mv |
10.5102/rbpp.v13i1.7996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/7996/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Brasileira de Políticas Públicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Brasileira de Políticas Públicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Public Policy; v. 13, n. 1 (2023): Problemas e perspectivas da relação entre o Direito Penal, o Direito Processual Penal e a política criminal Revista Brasileña de Políticas Públicas; v. 13, n. 1 (2023): Problemas e perspectivas da relação entre o Direito Penal, o Direito Processual Penal e a política criminal Revista Brasileira de Políticas Públicas; v. 13, n. 1 (2023): Problemas e perspectivas da relação entre o Direito Penal, o Direito Processual Penal e a política criminal 2236-1677 2179-8338 reponame:Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online) instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.seer@uniceub.br||rbppuniceub@gmail.com|| prisqua@gmail.com|| marcelodvarella@gmail.com |
_version_ |
1798328492748701696 |