PORNOGRAFIA E QUESTÕES DE GÊNERO: UM OLHAR CRÍTICO DO PODER PEDAGÓGICO DAS IMAGENS NA CONSTRUÇÃO DAS SUBJETIVIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte Vaz Pinto, Amanda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Flávia do Amaral Madureira, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/5816
Resumo: Nesta pesquisa são abordadas questões relativas ao impacto pedagógico que a exposição de conteúdos pornográficos mainstream podem ter no processo de construção da subjetividade de seus expectadores, sobretudo no campo da sexualidade. A pesquisa teve como objetivo geral explorar de que maneira os filmes e vídeos pornográficos, enquanto veículos midiáticos, podem reproduzir práticas machistas ancoradas nas noções do patriarcado heteronormativo, a partir da perspectiva dos/as participantes. A pesquisa procurou compreender de que maneira a pornografia pode servir como fonte de informação para os/as participantes sobre quais papeis homens e mulheres podem desempenhar durante o ato sexual e de como as práticas sexuais encenadas nos vídeos e/ou filmes assistidos podem, ou não, influenciar as relações interpessoais dos/das participantes. Com a revolução digital e a popularização da internet, o acesso a conteúdos pornográficos tornou-se muito mais ordinário, estando presente no cotidiano de muitas pessoas. A importância de se pensar sobre a relação entre pornografia, questões de gênero e violência se dá na medida em que a sexualidade e suas manifestações são ainda assuntos delicados e, frequentemente, ficam fora do escopo de discussões acadêmicas. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, que envolveu a realização de entrevistas individuais semiestruturadas, de forma integrada à apresentação de imagens previamente selecionadas. Participaram da pesquisa quatro pessoas, sendo dois homens e duas mulheres, na faixa etária entre 18 e 40 anos, que já tenham tido, ao menos uma vez, contato com material pornográfico. Como procedimento de análise, foi utilizada a Análise de Conteúdo Temática. Após a transcrição das entrevistas, foram construídas quatro categorias analíticas temáticas para nortear o trabalho interpretativo. A pesquisa indicou que a pornografia mainstream de fato tem um poder de influência significativo no processo de construção da subjetividade de seus expectadores, especialmente nas questões de gênero e nas performances sexuais. Além disso, o impacto negativo que tal mídia tem para o gênero feminino foi bastante ressaltado pelos/as participantes. Portanto, um aprofundamento teórico e empírico sobre a temática em foco pode contribuir para que o combate às práticas misóginas e heteronormativas, tão presentes no cotidiano, se converta em ações no dia a dia, atuando como ferramenta na construção de uma sociedade mais justa e igualitária
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