Desenvolvimento e validação de uma escala sobre barreiras à adesão a tratamento de HIV/AIDS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/8193 |
Resumo: | As doenças crônicas são conhecidas por terem uma forma de tratamento prolongadoou para a vida inteira. Nesse contexto, a aderência ao tratamento para pessoas que possuemuma condição crônica pode ser influenciada por diversos fatores sociais, culturais eeconômicos. A pesquisa teve como objetivo a construção e validação de um instrumento paraanálise das barreiras à adesão ao tratamento de pessoas com algum tipo de condição crônica.A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética do Ceub e da FEPECS a partir do protocolo(n°?), CAAE (n°?). Realizou-se a revisão bibliográfica de 220 artigos que serviram como basepara a criação dos itens do formulário com 105 perguntas no total. Os resultados mostraramque os itens com maior porcentagem no quesito nada difícil foram : “Compreender comodeve tomar a medicação, as doses e os horários corretos” (78,9%), “Entender a razão ouimportância dos remédios” (77,1%), “Se relacionar bem com os profissionais de saúde querealizam seus exames” (70,1%) e “Tomar seus remédios na frente de outras pessoas” (67,9%).Os itens que apresentavam maior porcentagem no quesito totalmente difícil foram: “Pensarque esse tratamento durará a vida toda ou um período muito longo” (27,6%0) e “Pensar queseria portador(a) dessa doença” (22,7%). |
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Desenvolvimento e validação de uma escala sobre barreiras à adesão a tratamento de HIV/AIDSDoenças Crônicas. Adesão ao Tratamento. Qualidade de Vida.As doenças crônicas são conhecidas por terem uma forma de tratamento prolongadoou para a vida inteira. Nesse contexto, a aderência ao tratamento para pessoas que possuemuma condição crônica pode ser influenciada por diversos fatores sociais, culturais eeconômicos. A pesquisa teve como objetivo a construção e validação de um instrumento paraanálise das barreiras à adesão ao tratamento de pessoas com algum tipo de condição crônica.A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética do Ceub e da FEPECS a partir do protocolo(n°?), CAAE (n°?). Realizou-se a revisão bibliográfica de 220 artigos que serviram como basepara a criação dos itens do formulário com 105 perguntas no total. Os resultados mostraramque os itens com maior porcentagem no quesito nada difícil foram : “Compreender comodeve tomar a medicação, as doses e os horários corretos” (78,9%), “Entender a razão ouimportância dos remédios” (77,1%), “Se relacionar bem com os profissionais de saúde querealizam seus exames” (70,1%) e “Tomar seus remédios na frente de outras pessoas” (67,9%).Os itens que apresentavam maior porcentagem no quesito totalmente difícil foram: “Pensarque esse tratamento durará a vida toda ou um período muito longo” (27,6%0) e “Pensar queseria portador(a) dessa doença” (22,7%).UniCEUBClara Rodrigues, AnaRodrigues, LorenaKohlsdorf, Marina2022-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/819310.5102/pic.n0.2020.8193Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 20202595-4563reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/8193/5004Direitos autorais 2022 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-15T12:42:26Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/8193Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/picPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/oaifernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br2595-45632595-4563opendoar:2023-03-15T12:42:26Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
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