A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benevides Ferreira, Luciana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos de Lima, Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6326
Resumo: A relação entre instituições de ensino, serviços de saúde e comunidade está prevista nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, estabelecidas em 2014, o que estimulou instituições de ensino a estabelecerem convênios para a realização de atividades práticas com estudantes nas Unidades Básicas de Saúde – UBS. A inserção dos estudantes nestes cenários ocorre desde os semestres iniciais do curso e parece ter provocado uma reconfiguração das ações realizadas junto às comunidades. O foco deste trabalho está em verificar em que medida relação entre a instituição de ensino e as UBS pode promover mudanças que afetam a dinâmica relacional dos agentes de saúde com a comunidade e da comunidade com os serviços de saúde. A estratégia de investigação foi a pesquisa de campo com estudo qualitativo e descritivo. O estudo se baseou na análise de conteúdo de entrevistas para entender o contexto local e as percepções dos diversos atores para construir uma imagem de como os processos e dinâmicas de nível local são experimentados e identificar padrões de mudança ao longo do tempo no que se refere à interação entre os serviços de saúde e a comunidade; às condições estruturais para a realização das ações de promoção de saúde e à presença de estudantes nos serviços de saúde. Foram realizadas 43 entrevistas, em 3 UBS de Planaltina (Distrito Federal) a partir das quais se constatou que a presença de estudantes é bem recebida pela população, tem gerado mudanças estruturais nas unidades de saúde e a melhora na percepção da comunidade sobre o atendimento prestado
id UNICEUB-7_e732fd62092d3724ebda834f9a088f42
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/6326
network_acronym_str UNICEUB-7
network_name_str Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
repository_id_str
spelling A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primáriaEducação Médica. Atenção Primária à Saúde. Participação da Comunidade.A relação entre instituições de ensino, serviços de saúde e comunidade está prevista nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, estabelecidas em 2014, o que estimulou instituições de ensino a estabelecerem convênios para a realização de atividades práticas com estudantes nas Unidades Básicas de Saúde – UBS. A inserção dos estudantes nestes cenários ocorre desde os semestres iniciais do curso e parece ter provocado uma reconfiguração das ações realizadas junto às comunidades. O foco deste trabalho está em verificar em que medida relação entre a instituição de ensino e as UBS pode promover mudanças que afetam a dinâmica relacional dos agentes de saúde com a comunidade e da comunidade com os serviços de saúde. A estratégia de investigação foi a pesquisa de campo com estudo qualitativo e descritivo. O estudo se baseou na análise de conteúdo de entrevistas para entender o contexto local e as percepções dos diversos atores para construir uma imagem de como os processos e dinâmicas de nível local são experimentados e identificar padrões de mudança ao longo do tempo no que se refere à interação entre os serviços de saúde e a comunidade; às condições estruturais para a realização das ações de promoção de saúde e à presença de estudantes nos serviços de saúde. Foram realizadas 43 entrevistas, em 3 UBS de Planaltina (Distrito Federal) a partir das quais se constatou que a presença de estudantes é bem recebida pela população, tem gerado mudanças estruturais nas unidades de saúde e a melhora na percepção da comunidade sobre o atendimento prestadoUniCEUBBenevides Ferreira, LucianaSantos de Lima, Sofia2019-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/632610.5102/pic.n1.2018.6326Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 20182595-4563reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6326/4347Direitos autorais 2019 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T16:58:26Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/6326Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/picPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/oaifernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br2595-45632595-4563opendoar:2019-12-13T16:58:26Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária
title A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária
spellingShingle A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária
Benevides Ferreira, Luciana
Educação Médica. Atenção Primária à Saúde. Participação da Comunidade.
title_short A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária
title_full A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária
title_fullStr A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária
title_full_unstemmed A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária
title_sort A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária
author Benevides Ferreira, Luciana
author_facet Benevides Ferreira, Luciana
Santos de Lima, Sofia
author_role author
author2 Santos de Lima, Sofia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Benevides Ferreira, Luciana
Santos de Lima, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica. Atenção Primária à Saúde. Participação da Comunidade.
topic Educação Médica. Atenção Primária à Saúde. Participação da Comunidade.
description A relação entre instituições de ensino, serviços de saúde e comunidade está prevista nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, estabelecidas em 2014, o que estimulou instituições de ensino a estabelecerem convênios para a realização de atividades práticas com estudantes nas Unidades Básicas de Saúde – UBS. A inserção dos estudantes nestes cenários ocorre desde os semestres iniciais do curso e parece ter provocado uma reconfiguração das ações realizadas junto às comunidades. O foco deste trabalho está em verificar em que medida relação entre a instituição de ensino e as UBS pode promover mudanças que afetam a dinâmica relacional dos agentes de saúde com a comunidade e da comunidade com os serviços de saúde. A estratégia de investigação foi a pesquisa de campo com estudo qualitativo e descritivo. O estudo se baseou na análise de conteúdo de entrevistas para entender o contexto local e as percepções dos diversos atores para construir uma imagem de como os processos e dinâmicas de nível local são experimentados e identificar padrões de mudança ao longo do tempo no que se refere à interação entre os serviços de saúde e a comunidade; às condições estruturais para a realização das ações de promoção de saúde e à presença de estudantes nos serviços de saúde. Foram realizadas 43 entrevistas, em 3 UBS de Planaltina (Distrito Federal) a partir das quais se constatou que a presença de estudantes é bem recebida pela população, tem gerado mudanças estruturais nas unidades de saúde e a melhora na percepção da comunidade sobre o atendimento prestado
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6326
10.5102/pic.n1.2018.6326
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6326
identifier_str_mv 10.5102/pic.n1.2018.6326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6326/4347
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 2018
2595-4563
reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
collection Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br
_version_ 1815709486878294016