A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6326 |
Resumo: | A relação entre instituições de ensino, serviços de saúde e comunidade está prevista nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, estabelecidas em 2014, o que estimulou instituições de ensino a estabelecerem convênios para a realização de atividades práticas com estudantes nas Unidades Básicas de Saúde – UBS. A inserção dos estudantes nestes cenários ocorre desde os semestres iniciais do curso e parece ter provocado uma reconfiguração das ações realizadas junto às comunidades. O foco deste trabalho está em verificar em que medida relação entre a instituição de ensino e as UBS pode promover mudanças que afetam a dinâmica relacional dos agentes de saúde com a comunidade e da comunidade com os serviços de saúde. A estratégia de investigação foi a pesquisa de campo com estudo qualitativo e descritivo. O estudo se baseou na análise de conteúdo de entrevistas para entender o contexto local e as percepções dos diversos atores para construir uma imagem de como os processos e dinâmicas de nível local são experimentados e identificar padrões de mudança ao longo do tempo no que se refere à interação entre os serviços de saúde e a comunidade; às condições estruturais para a realização das ações de promoção de saúde e à presença de estudantes nos serviços de saúde. Foram realizadas 43 entrevistas, em 3 UBS de Planaltina (Distrito Federal) a partir das quais se constatou que a presença de estudantes é bem recebida pela população, tem gerado mudanças estruturais nas unidades de saúde e a melhora na percepção da comunidade sobre o atendimento prestado |
id |
UNICEUB-7_e732fd62092d3724ebda834f9a088f42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/6326 |
network_acronym_str |
UNICEUB-7 |
network_name_str |
Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primáriaEducação Médica. Atenção Primária à Saúde. Participação da Comunidade.A relação entre instituições de ensino, serviços de saúde e comunidade está prevista nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, estabelecidas em 2014, o que estimulou instituições de ensino a estabelecerem convênios para a realização de atividades práticas com estudantes nas Unidades Básicas de Saúde – UBS. A inserção dos estudantes nestes cenários ocorre desde os semestres iniciais do curso e parece ter provocado uma reconfiguração das ações realizadas junto às comunidades. O foco deste trabalho está em verificar em que medida relação entre a instituição de ensino e as UBS pode promover mudanças que afetam a dinâmica relacional dos agentes de saúde com a comunidade e da comunidade com os serviços de saúde. A estratégia de investigação foi a pesquisa de campo com estudo qualitativo e descritivo. O estudo se baseou na análise de conteúdo de entrevistas para entender o contexto local e as percepções dos diversos atores para construir uma imagem de como os processos e dinâmicas de nível local são experimentados e identificar padrões de mudança ao longo do tempo no que se refere à interação entre os serviços de saúde e a comunidade; às condições estruturais para a realização das ações de promoção de saúde e à presença de estudantes nos serviços de saúde. Foram realizadas 43 entrevistas, em 3 UBS de Planaltina (Distrito Federal) a partir das quais se constatou que a presença de estudantes é bem recebida pela população, tem gerado mudanças estruturais nas unidades de saúde e a melhora na percepção da comunidade sobre o atendimento prestadoUniCEUBBenevides Ferreira, LucianaSantos de Lima, Sofia2019-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/632610.5102/pic.n1.2018.6326Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 20182595-4563reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6326/4347Direitos autorais 2019 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T16:58:26Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/6326Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/picPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/oaifernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br2595-45632595-4563opendoar:2019-12-13T16:58:26Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária |
title |
A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária |
spellingShingle |
A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária Benevides Ferreira, Luciana Educação Médica. Atenção Primária à Saúde. Participação da Comunidade. |
title_short |
A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária |
title_full |
A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária |
title_fullStr |
A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária |
title_full_unstemmed |
A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária |
title_sort |
A interação ensino, serviço e comunidade na reorganização da atenção primária |
author |
Benevides Ferreira, Luciana |
author_facet |
Benevides Ferreira, Luciana Santos de Lima, Sofia |
author_role |
author |
author2 |
Santos de Lima, Sofia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benevides Ferreira, Luciana Santos de Lima, Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica. Atenção Primária à Saúde. Participação da Comunidade. |
topic |
Educação Médica. Atenção Primária à Saúde. Participação da Comunidade. |
description |
A relação entre instituições de ensino, serviços de saúde e comunidade está prevista nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, estabelecidas em 2014, o que estimulou instituições de ensino a estabelecerem convênios para a realização de atividades práticas com estudantes nas Unidades Básicas de Saúde – UBS. A inserção dos estudantes nestes cenários ocorre desde os semestres iniciais do curso e parece ter provocado uma reconfiguração das ações realizadas junto às comunidades. O foco deste trabalho está em verificar em que medida relação entre a instituição de ensino e as UBS pode promover mudanças que afetam a dinâmica relacional dos agentes de saúde com a comunidade e da comunidade com os serviços de saúde. A estratégia de investigação foi a pesquisa de campo com estudo qualitativo e descritivo. O estudo se baseou na análise de conteúdo de entrevistas para entender o contexto local e as percepções dos diversos atores para construir uma imagem de como os processos e dinâmicas de nível local são experimentados e identificar padrões de mudança ao longo do tempo no que se refere à interação entre os serviços de saúde e a comunidade; às condições estruturais para a realização das ações de promoção de saúde e à presença de estudantes nos serviços de saúde. Foram realizadas 43 entrevistas, em 3 UBS de Planaltina (Distrito Federal) a partir das quais se constatou que a presença de estudantes é bem recebida pela população, tem gerado mudanças estruturais nas unidades de saúde e a melhora na percepção da comunidade sobre o atendimento prestado |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6326 10.5102/pic.n1.2018.6326 |
url |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6326 |
identifier_str_mv |
10.5102/pic.n1.2018.6326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6326/4347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 2018 2595-4563 reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa |
collection |
Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
fernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br |
_version_ |
1815709486878294016 |