Qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal - DOI: 10.5102/un.gti.v6i1.3875

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dechandt, Siegrid Guillaumon
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bittencourt, Jairo Alano de, Oliveira, José Maria de, Carvalho, Camila, Leite, Cesar Eduardo, Santos, Camilla Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Universitas: Gestão e TI
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3875
Resumo: Esta pesquisa trata da satisfação dos professores da Rede Pública de Ensino do DF em relação à Qualidade de Vida no Trabalho percebida no ambiente escolar. Partiu da percepção de que, apesar da grande importância da educação para sociedade, perduram problemas na área de Gestão de Pessoas na rede pública de ensino, mormente no que se refere à Qualidade de Vida no Trabalho, e uma delas é na Gestão de Pessoas. Assim sendo, este estudo tem o objetivo de compreender o impacto da QVT sobre a satisfação dos docentes. Para atender esse propósito, foi realizado um estudo de caso na Escola Técnica de Ceilândia, no qual foram aplicados 94 questionários com professores da instituição, empregando-se e o Modelo de QVT de Walton, que apresenta oito dimensões e seus respectivos indicadores. Trata-se de pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza o método de inferência como forma de análise dos dados. Este estudo apresentou o perfil dos professores da ETC, a frequência e as principais ações em QVT oferecidas pela escola, os indicadores considerados mais importantes para exercício da profissão e o nível de satisfação dos docentes com as dimensões da qualidade de vida no trabalho. O estudo concluiu que, embora as ações em QVT não sejam constantes, os professores da ETC estão satisfeitos com a situação vivenciada na escola.
id UNICEUB-9_3e0afb678389042507666629ba36dde4
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/3875
network_acronym_str UNICEUB-9
network_name_str Universitas: Gestão e TI
repository_id_str
spelling Qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal - DOI: 10.5102/un.gti.v6i1.3875Esta pesquisa trata da satisfação dos professores da Rede Pública de Ensino do DF em relação à Qualidade de Vida no Trabalho percebida no ambiente escolar. Partiu da percepção de que, apesar da grande importância da educação para sociedade, perduram problemas na área de Gestão de Pessoas na rede pública de ensino, mormente no que se refere à Qualidade de Vida no Trabalho, e uma delas é na Gestão de Pessoas. Assim sendo, este estudo tem o objetivo de compreender o impacto da QVT sobre a satisfação dos docentes. Para atender esse propósito, foi realizado um estudo de caso na Escola Técnica de Ceilândia, no qual foram aplicados 94 questionários com professores da instituição, empregando-se e o Modelo de QVT de Walton, que apresenta oito dimensões e seus respectivos indicadores. Trata-se de pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza o método de inferência como forma de análise dos dados. Este estudo apresentou o perfil dos professores da ETC, a frequência e as principais ações em QVT oferecidas pela escola, os indicadores considerados mais importantes para exercício da profissão e o nível de satisfação dos docentes com as dimensões da qualidade de vida no trabalho. O estudo concluiu que, embora as ações em QVT não sejam constantes, os professores da ETC estão satisfeitos com a situação vivenciada na escola.UniCEUBDechandt, Siegrid GuillaumonBittencourt, Jairo Alano deOliveira, José Maria deCarvalho, CamilaLeite, Cesar EduardoSantos, Camilla Pereira dos2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/387510.5102/un.gti.v6i1.3875Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 6, n. 1 (2016): Universitas Gestão e TI2179-832X2179-8311reponame:Universitas: Gestão e TIinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3875/3059info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-30T19:45:37Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/3875Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gtiPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/oaileonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br2179-83112179-832Xopendoar:2016-06-30T19:45:37Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal - DOI: 10.5102/un.gti.v6i1.3875
title Qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal - DOI: 10.5102/un.gti.v6i1.3875
spellingShingle Qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal - DOI: 10.5102/un.gti.v6i1.3875
Dechandt, Siegrid Guillaumon
title_short Qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal - DOI: 10.5102/un.gti.v6i1.3875
title_full Qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal - DOI: 10.5102/un.gti.v6i1.3875
title_fullStr Qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal - DOI: 10.5102/un.gti.v6i1.3875
title_full_unstemmed Qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal - DOI: 10.5102/un.gti.v6i1.3875
title_sort Qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal - DOI: 10.5102/un.gti.v6i1.3875
author Dechandt, Siegrid Guillaumon
author_facet Dechandt, Siegrid Guillaumon
Bittencourt, Jairo Alano de
Oliveira, José Maria de
Carvalho, Camila
Leite, Cesar Eduardo
Santos, Camilla Pereira dos
author_role author
author2 Bittencourt, Jairo Alano de
Oliveira, José Maria de
Carvalho, Camila
Leite, Cesar Eduardo
Santos, Camilla Pereira dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dechandt, Siegrid Guillaumon
Bittencourt, Jairo Alano de
Oliveira, José Maria de
Carvalho, Camila
Leite, Cesar Eduardo
Santos, Camilla Pereira dos
description Esta pesquisa trata da satisfação dos professores da Rede Pública de Ensino do DF em relação à Qualidade de Vida no Trabalho percebida no ambiente escolar. Partiu da percepção de que, apesar da grande importância da educação para sociedade, perduram problemas na área de Gestão de Pessoas na rede pública de ensino, mormente no que se refere à Qualidade de Vida no Trabalho, e uma delas é na Gestão de Pessoas. Assim sendo, este estudo tem o objetivo de compreender o impacto da QVT sobre a satisfação dos docentes. Para atender esse propósito, foi realizado um estudo de caso na Escola Técnica de Ceilândia, no qual foram aplicados 94 questionários com professores da instituição, empregando-se e o Modelo de QVT de Walton, que apresenta oito dimensões e seus respectivos indicadores. Trata-se de pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza o método de inferência como forma de análise dos dados. Este estudo apresentou o perfil dos professores da ETC, a frequência e as principais ações em QVT oferecidas pela escola, os indicadores considerados mais importantes para exercício da profissão e o nível de satisfação dos docentes com as dimensões da qualidade de vida no trabalho. O estudo concluiu que, embora as ações em QVT não sejam constantes, os professores da ETC estão satisfeitos com a situação vivenciada na escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3875
10.5102/un.gti.v6i1.3875
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3875
identifier_str_mv 10.5102/un.gti.v6i1.3875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3875/3059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 6, n. 1 (2016): Universitas Gestão e TI
2179-832X
2179-8311
reponame:Universitas: Gestão e TI
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Universitas: Gestão e TI
collection Universitas: Gestão e TI
repository.name.fl_str_mv Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv leonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br
_version_ 1815709534992203776