PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paldês, Roberto Avila
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Calazans, Angélica Toffano Seidel, Bomfim, Camila Gehre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Universitas: Gestão e TI
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3964
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar o grau de satisfação e importância que os alunos de ensino superior atribuem para o uso didático de tablets nas salas de aula. Foi realizada pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e o método adotado foi o estudo de caso. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise bibliográfica e aplicação de questionário a 105 alunos dos cursos superiores de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis e Análise e desenvolvimento de sistemas com perguntas fechadas. Com base na revisão bibliográfica foram definidos os principais critérios a serem avaliados: aprendizagem, capacitação dos professores, estrutura da rede sem fio, facilidade de pesquisa, motivação, habilidade e competência, aplicabilidade e trabalho em grupo. Para avaliação dos resultados coletados foram aplicadas análises estatísticas e uma adaptação da matriz de desempenho versus importância. Os resultados possibilitaram identificar índices de importância e satisfação 80,7% e 81,4% respectivamente. Os resultados obtidos foram aplicados à matriz de importância versus satisfação e o estudo foi classificado no quadrante da qualidade, isso permite inferir que os resultados dessa experimentação são promissores. Sugere-se a realização de outras pesquisas para acompanhar e avaliar outras turmas na utilização dos dispositivos e, inclusive revisar e aprimorar o instrumento de pesquisa.
id UNICEUB-9_75188b9055d1b1910bdd55e4f2c5a1d9
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/3964
network_acronym_str UNICEUB-9
network_name_str Universitas: Gestão e TI
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEMO objetivo desta pesquisa foi identificar o grau de satisfação e importância que os alunos de ensino superior atribuem para o uso didático de tablets nas salas de aula. Foi realizada pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e o método adotado foi o estudo de caso. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise bibliográfica e aplicação de questionário a 105 alunos dos cursos superiores de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis e Análise e desenvolvimento de sistemas com perguntas fechadas. Com base na revisão bibliográfica foram definidos os principais critérios a serem avaliados: aprendizagem, capacitação dos professores, estrutura da rede sem fio, facilidade de pesquisa, motivação, habilidade e competência, aplicabilidade e trabalho em grupo. Para avaliação dos resultados coletados foram aplicadas análises estatísticas e uma adaptação da matriz de desempenho versus importância. Os resultados possibilitaram identificar índices de importância e satisfação 80,7% e 81,4% respectivamente. Os resultados obtidos foram aplicados à matriz de importância versus satisfação e o estudo foi classificado no quadrante da qualidade, isso permite inferir que os resultados dessa experimentação são promissores. Sugere-se a realização de outras pesquisas para acompanhar e avaliar outras turmas na utilização dos dispositivos e, inclusive revisar e aprimorar o instrumento de pesquisa.UniCEUBPaldês, Roberto AvilaCalazans, Angélica Toffano SeidelBomfim, Camila Gehre2018-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/396410.5102/un.gti.v7i1.3964Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 7, n. 1-2 (2017)2179-832X2179-8311reponame:Universitas: Gestão e TIinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3964/3619Direitos autorais 2018 Universitas: Gestão e TIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-23T10:01:48Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/3964Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gtiPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/oaileonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br2179-83112179-832Xopendoar:2018-02-23T10:01:48Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM
title PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM
spellingShingle PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM
Paldês, Roberto Avila
title_short PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM
title_full PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM
title_fullStr PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM
title_sort PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM
author Paldês, Roberto Avila
author_facet Paldês, Roberto Avila
Calazans, Angélica Toffano Seidel
Bomfim, Camila Gehre
author_role author
author2 Calazans, Angélica Toffano Seidel
Bomfim, Camila Gehre
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Paldês, Roberto Avila
Calazans, Angélica Toffano Seidel
Bomfim, Camila Gehre
description O objetivo desta pesquisa foi identificar o grau de satisfação e importância que os alunos de ensino superior atribuem para o uso didático de tablets nas salas de aula. Foi realizada pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e o método adotado foi o estudo de caso. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise bibliográfica e aplicação de questionário a 105 alunos dos cursos superiores de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis e Análise e desenvolvimento de sistemas com perguntas fechadas. Com base na revisão bibliográfica foram definidos os principais critérios a serem avaliados: aprendizagem, capacitação dos professores, estrutura da rede sem fio, facilidade de pesquisa, motivação, habilidade e competência, aplicabilidade e trabalho em grupo. Para avaliação dos resultados coletados foram aplicadas análises estatísticas e uma adaptação da matriz de desempenho versus importância. Os resultados possibilitaram identificar índices de importância e satisfação 80,7% e 81,4% respectivamente. Os resultados obtidos foram aplicados à matriz de importância versus satisfação e o estudo foi classificado no quadrante da qualidade, isso permite inferir que os resultados dessa experimentação são promissores. Sugere-se a realização de outras pesquisas para acompanhar e avaliar outras turmas na utilização dos dispositivos e, inclusive revisar e aprimorar o instrumento de pesquisa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3964
10.5102/un.gti.v7i1.3964
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3964
identifier_str_mv 10.5102/un.gti.v7i1.3964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3964/3619
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Universitas: Gestão e TI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Universitas: Gestão e TI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 7, n. 1-2 (2017)
2179-832X
2179-8311
reponame:Universitas: Gestão e TI
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Universitas: Gestão e TI
collection Universitas: Gestão e TI
repository.name.fl_str_mv Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv leonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br
_version_ 1815709535010029568