PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Universitas: Gestão e TI |
Texto Completo: | https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3964 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi identificar o grau de satisfação e importância que os alunos de ensino superior atribuem para o uso didático de tablets nas salas de aula. Foi realizada pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e o método adotado foi o estudo de caso. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise bibliográfica e aplicação de questionário a 105 alunos dos cursos superiores de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis e Análise e desenvolvimento de sistemas com perguntas fechadas. Com base na revisão bibliográfica foram definidos os principais critérios a serem avaliados: aprendizagem, capacitação dos professores, estrutura da rede sem fio, facilidade de pesquisa, motivação, habilidade e competência, aplicabilidade e trabalho em grupo. Para avaliação dos resultados coletados foram aplicadas análises estatísticas e uma adaptação da matriz de desempenho versus importância. Os resultados possibilitaram identificar índices de importância e satisfação 80,7% e 81,4% respectivamente. Os resultados obtidos foram aplicados à matriz de importância versus satisfação e o estudo foi classificado no quadrante da qualidade, isso permite inferir que os resultados dessa experimentação são promissores. Sugere-se a realização de outras pesquisas para acompanhar e avaliar outras turmas na utilização dos dispositivos e, inclusive revisar e aprimorar o instrumento de pesquisa. |
id |
UNICEUB-9_75188b9055d1b1910bdd55e4f2c5a1d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/3964 |
network_acronym_str |
UNICEUB-9 |
network_name_str |
Universitas: Gestão e TI |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEMO objetivo desta pesquisa foi identificar o grau de satisfação e importância que os alunos de ensino superior atribuem para o uso didático de tablets nas salas de aula. Foi realizada pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e o método adotado foi o estudo de caso. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise bibliográfica e aplicação de questionário a 105 alunos dos cursos superiores de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis e Análise e desenvolvimento de sistemas com perguntas fechadas. Com base na revisão bibliográfica foram definidos os principais critérios a serem avaliados: aprendizagem, capacitação dos professores, estrutura da rede sem fio, facilidade de pesquisa, motivação, habilidade e competência, aplicabilidade e trabalho em grupo. Para avaliação dos resultados coletados foram aplicadas análises estatísticas e uma adaptação da matriz de desempenho versus importância. Os resultados possibilitaram identificar índices de importância e satisfação 80,7% e 81,4% respectivamente. Os resultados obtidos foram aplicados à matriz de importância versus satisfação e o estudo foi classificado no quadrante da qualidade, isso permite inferir que os resultados dessa experimentação são promissores. Sugere-se a realização de outras pesquisas para acompanhar e avaliar outras turmas na utilização dos dispositivos e, inclusive revisar e aprimorar o instrumento de pesquisa.UniCEUBPaldês, Roberto AvilaCalazans, Angélica Toffano SeidelBomfim, Camila Gehre2018-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/396410.5102/un.gti.v7i1.3964Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 7, n. 1-2 (2017)2179-832X2179-8311reponame:Universitas: Gestão e TIinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3964/3619Direitos autorais 2018 Universitas: Gestão e TIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-23T10:01:48Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/3964Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gtiPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/oaileonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br2179-83112179-832Xopendoar:2018-02-23T10:01:48Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM |
title |
PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM Paldês, Roberto Avila |
title_short |
PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM |
title_full |
PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM |
title_sort |
PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM |
author |
Paldês, Roberto Avila |
author_facet |
Paldês, Roberto Avila Calazans, Angélica Toffano Seidel Bomfim, Camila Gehre |
author_role |
author |
author2 |
Calazans, Angélica Toffano Seidel Bomfim, Camila Gehre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paldês, Roberto Avila Calazans, Angélica Toffano Seidel Bomfim, Camila Gehre |
description |
O objetivo desta pesquisa foi identificar o grau de satisfação e importância que os alunos de ensino superior atribuem para o uso didático de tablets nas salas de aula. Foi realizada pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e o método adotado foi o estudo de caso. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise bibliográfica e aplicação de questionário a 105 alunos dos cursos superiores de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis e Análise e desenvolvimento de sistemas com perguntas fechadas. Com base na revisão bibliográfica foram definidos os principais critérios a serem avaliados: aprendizagem, capacitação dos professores, estrutura da rede sem fio, facilidade de pesquisa, motivação, habilidade e competência, aplicabilidade e trabalho em grupo. Para avaliação dos resultados coletados foram aplicadas análises estatísticas e uma adaptação da matriz de desempenho versus importância. Os resultados possibilitaram identificar índices de importância e satisfação 80,7% e 81,4% respectivamente. Os resultados obtidos foram aplicados à matriz de importância versus satisfação e o estudo foi classificado no quadrante da qualidade, isso permite inferir que os resultados dessa experimentação são promissores. Sugere-se a realização de outras pesquisas para acompanhar e avaliar outras turmas na utilização dos dispositivos e, inclusive revisar e aprimorar o instrumento de pesquisa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3964 10.5102/un.gti.v7i1.3964 |
url |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3964 |
identifier_str_mv |
10.5102/un.gti.v7i1.3964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3964/3619 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Universitas: Gestão e TI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Universitas: Gestão e TI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 7, n. 1-2 (2017) 2179-832X 2179-8311 reponame:Universitas: Gestão e TI instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Universitas: Gestão e TI |
collection |
Universitas: Gestão e TI |
repository.name.fl_str_mv |
Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
leonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br |
_version_ |
1815709535010029568 |